terça-feira, junho 27, 2006

Fretilin protesters mass in Dili

Jane Holroyd
June 27, 2006 - 5:03PM


Thousands of supporters of East Timor's ruling Fretilin party are heading into Dili this afternoon as the country's political and social leaders meet to discuss the appointment of an interim Prime Minister.

The meeting was called by President Xanana Gusmao yesterday after the country's embattled Prime Minister Mari Alkatiri resigned.

Mr Alkatiri, widely blamed for the violence that has rocked East Timor over the past two months, will front the nation's chief prosecutor on Friday to provide testimony over his alleged role in arming militia groups.

The protesters massing in Dili are understood to be associating themselves with the Fretilin Party, rather than its fallen leader Mr Alkatiri.

The Age's Dili correspondent Lindsay Murdoch said the protesters, who aretravelling in a convoy of trucks from the country's east, were being searched by peacekeeping forces at a roadblock located about 15 kilometres from Dili.

theage.com.au

7 comentários:

Anónimo disse...

Acho bem que os manifestantes da Fretilin permaneçam!

Mas será que ninguém vê que o passo seguinte é mesmo a dissolução do Parlamento Nacional?

As semelhanças do processo que está a ser desenvolvido, encabeçado pelo PR com a cumplicidade de Ramos-Horta (que julava que controlava ele a situação) são demasiadas com 1975.

Querem provocar um "contra-golpe" ... os militares australianos assumirão o papel que, no passado foi desempenhado pelos militares indonésios!

Acordem!

Anónimo disse...

VIVA FRETILIN!

VIVA NICOLAU LOBATO!

VIVA DEMOCRACY!

VIVA THE CONSTITUTION!

VIVA TIMOR LESTE!

Anónimo disse...

Timor-Leste: Alkatiri convence apoiantes esperar "um dia ou dois" fora de Díli


Hera, Timor-Leste, 27 Jun (Lusa) - O líder da FRETILIN, Mari Alkatiri, convenceu hoje cerca de 10 mil apoiantes do partido reunidos a uma dezena de qui lómetros de Díli a esperarem "um dia ou dois" antes de entrarem na capital de Timor-Leste."

Tambem ja querem deturpar as noticias da lusa? 10,000 ou 15,000?

E serao os mesmos 10,000 da ultima manif. pro fretilin? Alguns ate disseram que a ultima manif. da fretilin reuniu 45,000. Onde estao os outros 35,000? Ja nao os tem?
Afinal de contas a situacao e muito mais grave agora. O que era preciso era mesmo os 200,000 que o Alkatiri dizia poder mobilizar facilmente ou mesmo os 50-60,000 do Luolo.

Onde estao eles?
Desta vez ate tiveram que trazer os velhinhos? Coitados! E pensavam eles que poderiam entrar na reforma.

Anónimo disse...

A imprensa brasileira divulgou a manifestação em TL e acrescentou que Xanana estava adoecido.
Curioso, as informações que aqui são divulgadas normalmente vêm de fontes ligadas à Camberra. Será que os australianos desejam o Xanana para "bola da vez"?
AC
Br

Anónimo disse...

Tradução:

Manifestantes da Fretilin em massa em Dili
Jane Holroyd
Junho 27, 2006 - 5:03PM


Milhares de apoiantes do partido no poder em Timor-Leste, a Fretilin, dirigem-se para Dili esta tarde ao mesmo tempo que os líderes políticos e sociais do país se encontram para discutir a nomeação de um Primeiro-Ministro interino.

A reunião foi convocada pelo Presidente Xanana Gusmão, ontem, depois do combativo Primeiro-Ministro do país, Mari Alkatiri ter resignado.

O Sr Alkatiri, amplamente acusado pela violência que tem atravessado Timor-Leste nos dois últimos meses, enfrentará o Procurador-Geral na Sexta-feira para dar testemunho sobre o seu alegado papel em armar grupos de milícias.

Os manifestantes que se amontoam em Dili presume-se que se associam mais ao partido Fretilin, do que ao seu líder caído o Sr Alkatiri.

O correspondente em Dili do The Age, Lindsay Murdoch, disse que os manifestantes, que viajam numa caravana de camiões do leste do país, estavam a ser revistados por tropas num bloqueio da estrada localizado a cerca de 15 kilometros de Dili.

Anónimo disse...

Isto é que é imaginação. O correspondente do The Age até já diz que o Mari Alkatiri já não é líder da Fretilin... que mais inventarão?

Anónimo disse...

Inventam tudo para conseguirem fazer vingar o seu tenebroso plano.
Não têm escrúpulos não têm honra.

Obrigada aos criadores do blog assim permitem a todos que se preocupam com timor ir sabendo a situação que aí se vive.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.