terça-feira, junho 27, 2006

Missão da GNR em «plena articulação» com australiana

TSF

João Gomes Cravinho, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros garantiu esta segunda-feira que a cooperação entre as tropas australianas e os militares da GNR em Timor «é exemplar», sem qualquer vestígios da polémica que envolveu Portugal e Austrália por causa do comando operacional dos militares portugueses no terreno.

( 20:46 / 26 de Junho 06 )

Gomes Cravinho, que visitou esta segunda-feira o quartel-general do Sub Agrupamento Bravo, em Díli, disse à TSF que tudo corre na perfeição. «A missão está a decorrer de forma muito positiva, a articulação com os australianos e com as outras forças é excelente», garante o secretário de Estado.

Gomes Cravinho sublinhou ainda que Portugal está disponível para ajudar Timor-Leste a encontrar soluções para os problemas políticos, apoiando a «plena consolidação das instituições de um país soberano.

«Toda a nossa colaboração vai exactamente nesse sentido. Não de apoio ao indivíduo A ou B, mas às instituições de Timor-Leste e à procura de uma solução dentro dos contornos constitucionais que já estão definidos», precisou o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação no final da visita que efectuou hoje ao quartel do sub-agrupamento Bravo da GNR.

Referindo-se ao processo de diálogo em curso entre os timorenses, João Gomes Cravinho, que se encontra em Timor-Leste desde domingo, acrescentou que Portugal pretende ajudar para que essa iniciativa «contribua para a procura de uma solução».

«Não trazemos qualquer solução ou receita. É aos timorenses que compete encontrar soluções políticas para problemas políticos», sublinhou.

Acompanhado do embaixador de Portugal em Díli, João Ramos Pinto, o governante português jantou com os efectivos da GNR, e percorreu as instalações do quartel, em Díli, numa visita guiada pelo comandante operacional, capitão Gonçalo Carvalho.

Para terça-feira, o secretário de Estado português tem agendado um encontro com o Presidente Xanana Gusmão, após a reunião prevista do Conselho de Estado, e também com Ian Martin, enviado especial do secretário-geral da ONU a Timor-Leste, com quem abordará a participação portuguesa numa futura missão das Nações Unidas.

.

2 comentários:

Anónimo disse...

O conveniente politicamente...mesmo assim, é com muita, muita mágoa, que só agora se ouve uma voz do Governo português no local. Continua portanto a postura do politicamente correcto e aparentemente da anuência com "his master's voice"...
Mágoa, muita mágoa, depois de tudo o que fizemos e tentamos fazer por e com os timorenses.

Anónimo disse...

Será que o silêncio tácito de Portugal não advém do facto de Xanana não querer o seu apoio?
Lembram-se que haverá uma carta de Xanana a dizer a Portugal para suspender o envio da GNR.
Inexplicável ou explicável tal atitude de Xanana?
O que poderá fazer Portugal indesejado pelo Presidente da República cuja preferência é sem dúvida o apoio Australiano?
Portugal não pode ir contra a vontade de um Presidente da República que sabemos não estar à altura do cargo mas o facto é que o é.
Portugal está numa encruzilhada e o politicamente correcto e as relações diplomáticas todos sabemos estão sempre acima dos interesses do Povo.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.