terça-feira, junho 27, 2006

Porque será?..

Dissolução é a melhor opção, dizem conselheiros

Os conselheiros do Presidente da República timorense, João Saldanha e Mário Carrascalão, vão estar presentes no Conselho de Estado.
26/06/2006
João Saldanha
RR

João Saldanha vai defender que, nesta altura, é tarde para que a solução seja encontrada pela FRETILIN. Na sua opinião e face à crise que o país atravessa, o Presidente deve optar por dissolver o Parlamento e nomear um novo Governo até às eleições.

"Na minha opinião, nomear um novo Primeiro-ministro já não se justifica, já o podia ter feito a semana passada. A possibilidade é dissolver o Parlamento", afirmou.

A opinião é partilhada por Mário Carrascalão. O líder do PSD diz que a direcção da FRETILIN não tem legitimidade para escolher um substituto para o Primeiro-ministro, porque foi eleita de forma irregular, em clara violação dos partidos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Alguém sabe quem é o "conselheiro de Estado" João (Mariano) Saldanha?
Doutorado em Economia nos Estados Unidos, é por todos considerado como "o homem dos americanos" e dos japoneses, que financiam generosamente o seu TIDS-Timor Institue of Development Studies. Como outras pessoas "tem a sombra maior que o corpo", i.e, é vaidoso e "convencido".
"Persona non grata" para o governo da FRETILIN --- quase diria que qualquer documento proveniente daquelas bandas vai directamente para o lixo... --- sabe muito (mas mesmo muito) menos de economia do que julga saber... Aliàs, essa nem é a sua formação de base.
"Atrasou-se" muito na opção pela independência, tendo elaborado um conhecido documento justificando porque Timor Leste deveria ser parte da Indonésia. Daí o ser tão mal-quisto por muita gente em Dili -- que como habitualmente têm memória de elefante.

Anónimo disse...

E presumo, pelo que diz, que esse conselheiro Saldanha foi uma das escolhas directas do PR para o Conselho de Estado?

Anónimo disse...

A questao da legitimidade do Comite Central da fretilin e uma questao ultrapassada. Quem tinha legitimadade para impugnar tal eleicao (os membros do Congresso, os militantes da Fretilin) nao o fez e em consequencia essa eventual ilegalidade tornou-se 'legal'. E o principio da certeza do Direito que esta em causa. E sao as leis de Timor-Leste que assim o dizem, a Lei dos Partidos Politicos e o Codigo de Processo Civil. O grande problema de Timor-Leste e que ninguem se regula pelas leis do pais, principalmente pela Constituicao, mas sim pela propria vontade em decidir/dirigir os acontecimentos.

Anónimo disse...

Ai FRETILIN onde te vais agarrar mais?

Mas agora a sério, quantos filiados na FRETILIN existem hoje em dia?
Não contam os que morreram.

No fundo a FRETILIN está como que ainda não percebi?

Anónimo disse...

Acho muito interessante que ninguém da oposição (dentro e fora da Fretilin) a Alkatiri se chegue para a frente e assuma o perfil de "candidato" ao lugar dele.

Se calhar porque o lugar é extremamente complicado...

Se calhar porque um lugar desses, num sistema político como o timorense, exige uma Presidência forte, responsável e capaz...

Se calhar porque nenhum se sente habilitado para tanto...

Daí talvez aquela imagem da camioneta, com uns dizeres pintados num impecável inglês, solicitando a integração na Austrália... Há muito quem faça passar a imagem de que é mesmo a melhor opção... E a esta distância, desde Portugal, começa a muitos a parecer o mesmo. Conviria, como se apela no Abrupto, que os nossos media fossem até lá...

Porque há gente capaz, porque o Dr. Alkatiri terá muitos defeitos (sendo talvez o principal o de querer que TL não seja uma província/território de qualquer outro País), mas não é certamente um monstro, porque as responsabilidades de todos têm que ser percebidas, etc.


P.S. Malai Azul, fazia uma sugestão: que fossem publicadas mais fotos do dia-a-dia de Díli e do restante Timor-Leste. Talvez não por si, para não o denunciar, mas por amigos/... que lhe enviassem por e-mail.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.