quinta-feira, fevereiro 28, 2008

E agora?...

H. Correia deixou um novo comentário na sua mensagem "Mais de 500 peticionários acantonados em Díli":

No meio de toda esta confusão, emerge uma coisa positiva: os "peticionários" finalmente reconheceram que não podem resolver os problemas recorrendo à força ou fazendo chantagem com o Estado.

Infelizmente, receio que esta reviravolta só tenha sido possível devido ao atentado falhado ao PR e à eliminação de Reinado, que era o mentor e o motor deste grupo. Sem ele, os peticionários ficaram obviamente desmoralizados.

Reviravolta houve também no Governo, que só depois dos incidentes de 11 de Fevereiro decidiu abandonar a inépcia de ano e meio de "diálogo". Se este tivesse tomado decisões corajosas e resolutas logo desde o início e não tivesse deixado arrastar este problema por tanto tempo, certamente que já estaria tudo resolvido, sem pôr a vida do PR em risco.

A atitude irresponsável de Xanana, quando criticou publicamente a decisão de TMR de expulsar os peticionários, contribuiu para dar força a estes e para desautorizar o Comandante das FFDTL. Mais ainda, quando o então PR convidava Reinado para a sua casa, lhe passava "guia de marcha" e lhe pagava estada na pousada de Maubisse. Isso tudo foi rastilho aceso para os tristes acontecimentos que se seguiram e mantiveram TL em sobressalto até hoje.

Mas atenção que o problema dos peticionários ainda não está resolvido: não basta "acantoná-los". Agora é preciso saber o que fazer com eles. E eles estão à espera.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.