segunda-feira, janeiro 14, 2008

Dois pesos e duas medidas...

h correia deixou um novo comentário na sua mensagem "UNMIT – MEDIA MONITORING - Thursday, 10 January 20...":

"Eduardo Barreto, said that people should not accuse Xanana Gusmao of being the author of the crisis when there is no evidence; just claims made by Alfredo."

Que eu saiba, a única pessoa que tem acusado Xanana de ser o autor da crise é Reinado.

É natural que acusações graves como esta tenham que ser investigadas pelo Ministério Público, como aconteceu em relação a Alkatiri, mas isso não está acontecendo em relação a Xanana.

Não me lembro de ouvir Eduardo Barreto defender Alkatiri, quando este foi obrigado a demitir-se por Xanana, com base em "just claims made by Rai Los". Ainda menos quando o processo contra Alkatiri foi arquivado, demonstrando assim que este foi injusta e ilegalmente afastado do Governo, sem que tivessem sido provadas as acusações contra ele.

Pelo contrário, Xanana desdobrou-se em discursos inflamados em que revolvia o passado e incitava o povo a manifestar-se e a revoltar-se contra Alkatiri.

Também a sua mulher e os seus amigos australianos Howard e Downer encheram páginas e páginas de jornais, bem como horas de televisão, fazendo pressão para que Alkatiri se demitisse. Também estes estão agora calados.

Das duas uma: ou se pode demitir sempre um PM só com base em acusções de uma qualquer pessoa, e neste caso Xanana deve demitir-se imediatamente - depois de receber uma cassete de Ramos Horta com a gravação da entrevista de Reinado, ou se espera pelo resultado de uma investigação para saber se as acusações são verdadeiras ou falsas.

Mas se esta segunda hipótese for válida para Xanana, também tem que ser válida para Alkatiri. Assim, este deveria ter sido reconduzido ao cargo de PM e o então Presidente Xanana é que se deveria ter demitido.

Infelizmente, a realidade é que os apoiantes de Xanana defendem dois pesos e duas medidas, conforme o nome do acusado.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.