segunda-feira, janeiro 14, 2008

O PRÉ-FABRICADO HERÓI REINADO

Blog Timor Lorosae Nação
Quinta-feira, 10 de Janeiro de 2008
Malae Belu

A INSIGNIFICÂNCIA DE HORTA E XANANA

A paz podre existente em Timor-Leste está a ser motivo de preocupação para todos, principalmente para os timorenses saturados de uma ocupação de mais duas décadas e de uma luta de libertação de outro tanto tempo.

Não bastaram tantas centenas de milhares de mortes, de crimes contra a humanidade - a que os principais responsáveis timorenses deram concordância em esquecer e perdoar aos criminosos – e sempre mais e mais timorenses vão morrendo a defenderem aquilo que consideram querer para o país: independência, democracia, justiça e liberdade.

Sabemos que a razão dos que morrem em lutas caseiras, assim como dos que matam, está muito longe de a violência ser o caminho para os objectivos pretendidos. Mas muito mais não se pode esperar de um povo tão massacrado que facilmente é manipulado por interesses que em nada o beneficiarão mas a que os seus líderes dizem que sim.

O erro não é do povo mas sim dos líderes.

Poderemos pensar: mas Timor-Leste tem um Nobel e um Sakarov. Pois, isso quer mesmo dizer que eu tenho um hambúrguer da MacDonald’s mas não tenho carne como deve ser. Aquilo é uma grande porcaria!

Penso que já foi sobejamente demonstrado que Ramos Horta e Xanana se meteram numa aventura para a qual não têm capacidades de lhe dar bom destino.

Um e outro continuam fazendo o que não devem. Com o agravante de nem saberem fazer um mínimo daquilo que devem.

Eles continuam falando, falando, prometendo, prometendo, mas… e depois? Depois, nada!

Avaliar os seus desempenhos nestes meses de exercício dos cargos para que um foi eleito e o outro nomeado permite-nos fazer um balanço muitíssimo negativo.

Nem um nem outro sabem desempenhar as suas competências e não cair no ridículo de ultrapassá-las.

Assistimos a um presidente da República que fala e age, ou quer agir, como primeiro-ministro e a um primeiro-ministro que fala e age como um soba ou, já lhe chamaram, um cipaio.

Quem conseguirá fazer compreender a ambos que não compete ao PR governar, nem ao PM ordenar prisões? Isto para referir o mais recente e ridículo.

Com “cromos” destes, Timor-Leste não pode ir longe.

Reflexo da incompetência e soberba destes péssimos “cromos” está para acontecer em Timor o inevitável: o desentendimento total, a ingovernabilidade, o caos.

Julgando-se um excelente estratega do “mato” – faltará provar que o foi – Xanana Gusmão continua a manobrar “debaixo dos panos”, às escondidas, tomando as piores atitudes que se não desejam na construção de qualquer novo país. Ele aplica a intriga, a mentira, o bluff, a representação teatral, a ignorância e a falsa modéstia em tudo que tem tocado. É um verdadeiro estraga tudo, convencido de que sabe e faz, e repara, e que pode. É troca-tintas e abelhudo, não tendo disso consciência e não querendo ouvir quem o alerta para o facto.

Acontece que Timor-Leste não é nenhuma empresa, ou casa, ou brinquedo que ele possa estragar e atirar para o lixo. Timor-Leste é um país que precisa de homens com capacidades para o governarem, conduzindo-o para os trilhos da independência, da democracia, das justiças, do desenvolvimento crescente e garantido, da transparência, da paz e tolerância… Timor-Leste teve todas as possibilidades de vir a ser um grande país apesar de pequeno.

ALFREDO REINADO

O que para muitos parece ser verdade, que Alfredo Reinado está contra Xanana Gusmão, não passa de uma ilusão. Alfredo Reinado só fez o que Xanana quis enquanto isso não foi adverso aos objectivos dos seus verdadeiros “patrões”, aliás, parcialmente também “patrões” de Xanana e de Horta, entre mais uns quantos.

A operação de Same mostrou o desinteresse em capturar Reinado mas o grande interesse em fazer espectáculo. No palco caíram uns quantos de Reinado que não sabiam onde o “boss” estava metido. O que foi conveniente para dar maior credibilidade à operação.

Os potenciais interessados em Timor-Leste não o querem um país estável e governável. Não querem governos transparentes e convencidos de que lhes compete defenderem os interesses nacionais, praticando esse tipo de políticas.

Timor-Leste só dá lucro se estiver instável e ingovernável. Entregue a uma elite submissa, corrupta, desnacionalizada e desumanizada. Isso é o que acontece em todos os países onde há petróleo e em que os USA metem as suas botas cardadas de autênticos SS hitlerianos.
Em Timor-Leste, o garante dessa instabilidade é Alfredo Reinado. Ficou sempre assim decidido porque nem Xanana, nem Horta servirão para certas “coisas” que têm e terão de continuar a fazer, sendo uma delas fazer que governam e que o país é livre e independente, a democracia da treta dos países do terceiro mundo.

O ressurgimento calculado e sincopado de Alfredo Reinado serve para lembrar a Xanana e Horta os seus compromissos e a facilidade com que podem cair e implantar-se o caos. Os serviços de inteligência norte-americano e australiano não estiveram a fabricar um herói Reinado à toa mas sim para substituir Xanana Gusmão em fase que considerem adequada. Para eles, este ainda não é o verdadeiro governo fantoche. Governo de que precisarão quando partirem para a exploração on-shore.

Para quem julgar que o pouco que aqui é referido não passa de delírios e teorias miserabilistas, ou ainda pior, dê tempo ao tempo e depois lembre-se destas prosas.

Pena que assim seja e que Horta e Xanana se tenham disposto a aceitar o desempenho de papéis que certamente sabiam estarem condicionados pelos interesses dos “amigos estrangeiros”.

Fora de cena quem não interessa à cena!

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.