terça-feira, agosto 07, 2007

Timorenses protestam após indicação de Gusmão

EFE – 6 Agosto 2007, 07h47

O presidente do Timor-Leste, José Ramos Horta, anunciou hoje que encarregou a formação de Governo à coalizão de partidos liderada por Xanana Gusmão, decisão que gerou protestos de grupos de jovens em Baucau, segunda cidade mais importante do país.

"Como presidente da República, decidi a aliança de partidos para que forme um novo Governo, com Xanana Gusmão como primeiro-ministro", disse o líder. O anúncio da escolha de Gusmão como próximo primeiro-ministro, cargo que assumirá na quarta-feira, coloca fim a mais de um mês de negociações, após as apertadas eleições legislativas de 30 de junho.

Gusmão lidera a plataforma formada por seu partido, o Conselho Nacional para a Reconstrução do Timor-Leste (CNRT), que ganhou 18 cadeiras no Congresso, pela coalizão ASDT-PSD, que tem 11 deputados, e pelo Partido Democrata (PD), com oito parlamentares.

O novo Governo de coalizão controlará 37 das 65 cadeiras do Parlamento unicameral, o suficiente para poder governar. O vencedor das eleições, a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), com 21 legisladores, passará para a oposição parlamentar.
O Legislativo se completa com três deputados do Partido de União Nacional (PUN), dois da aliança KOTA-PPT e outros dois do Partido de União Nacional da Resistência Timorense (Undetim).

Após o anúncio em Díli, grupos de jovens em Baucau, cerca de 120 km ao leste da capital, foram às ruas e queimaram pneus, enquanto criticavam a decisão do chefe de Estado.

Há quase três meses, 24 pessoas ficaram feridas e 17 casas foram incendiadas em reação à proclamação de Ramos Horta como vencedor do segundo turno das eleições presidenciais, realizadas em 9 de maio. Naquela ocasião, a violência foi atribuída a simpatizantes do derrotado Fretilin.

2 comentários:

Anónimo disse...

A formacao do governo que levou mais de um mes foi orquestrado pelop ramos horta e xanana.
tudo foi bem planeado pelos estes homens e seus lacaios antes das eleicowns legislativas.
sao realmente servidores do povo com grandes mentiras escondidas nos bolsos?

Anónimo disse...

"O novo Governo de coalizão controlará 37 das 65 cadeiras do Parlamento unicameral, o suficiente para poder governar"

Continua a reinar a confusão entre Parlamento e Governo. Para "poder governar" não é preciso nenhum número específico de "cadeiras", como se o Governo dependesse de algum referendo parlamentar.

Para governar, basta que o PM nomeado pelo PR escolha o seu executivo. A partir do momento em que toma posse, o Governo está em plenas funções.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.