terça-feira, agosto 07, 2007

Situação em Díli

Assim que Ramos Horta anúncio que o próximo Primeiro- Ministro de Timor-Leste seria Xanana Gusmão a violência estalou um pouco por toda a cidade de Díli.

Junto do campo de refugiados do Jardim em frente do Hotel Timor e do campo da Associação Comercial Chinesa, logo de manhã apareceram cartazes contra o CNRT e contra Xanana.






























Assim que o anúncio foi transmitido pela Rádio muita gente veio para a rua.

Houve problemas em Santa Cruz, Avenida Nicolau Lobato, junto do City Café, no campo da Associação Comercial Chinesa, em Santa Cruz, em Quintal Boot, em Taibessi, no mercado de Comoro, na Rotunda de Comoro, na Praia dos Coqueiros, na zona do Hospital.

O Edifício da Alfândega de Díli foi queimado tendo ardido todo o edifício do arquivo.











A meio da tarde, antes do anúncio de Ramos Horta, a FRETILIN convocou uma conferencia de imprensa em que anunciava que iria continuar o boicote ao parlamento caso os seus eleitores assim o decidissem na consulta que a direcção está a fazer junto das bases.

Em Baucau desde o princípio da tarde, começaram a concentrar-se espontaneamente eleitores da FRETILIN, descontentes com a situação. Ameaçam marchar sobre Díli. Os dirigentes da FRETILIN encontram-se muito preocupados com a situação por temerem não conseguirem controlar não os militantes mas sim os eleitores que votaram FRETILIN mas não são militantes.
Por volta das onze horas de noite quatro viaturas blindadas da GNR saíram de Díli em direcção a Leste mas não se confirmou o seu destino.

A esta hora a cidade está fortemente policiada e as ruas completamente desertas.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.