terça-feira, agosto 07, 2007

Presidente do Timor-Leste escolhe Xanana Gusmão como primeiro-ministro

EFE – 6 Agosto 2007, 11:24

Florentino Goulart

Díli - O presidente do Timor-Leste, José Ramos Horta, escolheu hoje o antigo chefe da resistência, Xanana Gusmão, para primeiro-ministro do país e encarregou-o de formar o Governo, decisão que gerou protestos de grupos de jovens. "Decidi que a aliança de partidos formará um novo Governo com Xanana Gusmão como primeiro-ministro, e que ele tomará posse na quarta-feira", afirmou o líder. A aliança, cujo objetivo é apresentar uma alternativa de Governo, foi criada após as eleições de 30 de junho pelo Conselho Nacional para a Reconstrução do Timor-Leste (CNRT), fundado por Gusmão em março, com 18 deputados, pela coalizão ASDT-PSD, que tem 11 congressistas, e pelo Partido Democrata (PD), com oito.

A plataforma controla 37 das 65 cadeiras do Parlamento unicameral. Completam o Legislativo 21 parlamentares da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), três do Partido de União Nacional (PUN), duas da aliança KOTA-PPT e outros dois do Partido de União Nacional da Resistência Timorense (Undetim).

"Escolhi a aliança de partidos de acordo com nossa Constituição (2002), mas isto não quer dizer que o Fretilin tenha perdido, mas poderá fazer uma contribuição mais positiva a partir de uma oposição forte", ressaltou o líder, prêmio Nobel da Paz, tentando acalmar os seguidores deste partido. Em Baucau, a segunda maior cidade do país, cerca de 120 quilômetros a leste da capital, grupos de jovens foram às ruas...

Ramos Horta acrescentou que pediu ao próximo primeiro-ministro que reforme imediatamente o sistema de segurança, "uma das principais prioridades" do país.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.