terça-feira, agosto 07, 2007

Carlos F. Pereira deixou um novo comentário na sua mensagem "Xanana Gusmão nomeado primeiro-ministro de Timor":

Realmente os timorenses tem razao ao revoltarem-se contra a decisao absurda do PR Ramos Horta.

Quem e' afinal senhor Xanana Gusmao?

Nao foi aquele que, como Presidene da Republica, provocou toda essa crise? Nao foi aquele que dividiu o povo em lorosae e loromonu? Nao foi aquele que levou o pais a este caos? Nao foi aquele que se juntou aos milicias para levar o pais a esta situacao caotica?

Como PR foi simplesmente um desastre...

Olhando para as pessoas que compoem o CNRT ou a dita AMP, podemos ver e concluir que os oportunistas, os assassinos voltaram a este pais e tomaram de assalto o poder.

Como se pode compreender que pessoas que, ate ao ultimo momento defenderam a integracao de Timor-Leste na Indonesia, os autonomistas que andaram a matar indiscriminadamente a populacao timorense em 1999, estao hoje sentados no Parlamento como "representantes do povo" e preparados para serem ministros?

Aqui vai uma pequena lista (apenas como amostra) de autonomistas (que defendiam a anexacao de Timor-Leste na Indonesia) que compoem o CNRT e/ou a dita AMP e que se encontram neste momento, como deputados, no Parlamento Nacional:

Gil Alves - SG da ASDT - autonomista

Virgilio Maria Dias Marcal - foi administrador de Baucau no tempo dos indonesios ate 1999. Em 1999, financiou os milícias para matar populacao, entre outros.

Carmelita Caetano Moniz - autonomista

Gertrudes Moniz - autonomista

Norbertho Belo - autonomista

Mario Carrascalao - Foi membro da ANP, no tempo dos portugueses; Governador em "Timor-Timur" e ate a ultima hora, era embaixador da indonesia e Conselheiro de Habibi.

Uma das afirmacoes de Mario Carrascalao, no periodo de ocupacao indonesia, e que muitos timorenses ainda as tem bem frescas na memoria: (traducao)"... os que pensam que TL pode ser independente algum dia, estao a sonhar acordados..."

“Ao assumir o cargo de embaixador Indonésio, eu reconheci totalmente a integração de Timor-Leste na República da Indonésia, porque eu não teria sido embaixador se Timor-Leste não fizesse parte da Indonésia.

Por isso, o que é que falaria a título individual? Explicaria a situação em Timor-Leste no encontro se o governo da República da Indonésia me nomeasse para o fazer, agindo como seu enviado. A título individual, não posso ter nada a fazer com Horta e Abílio Araújo. Eu considero a integração finalizada;

Eu aceitei a integração de 1975. Eu posso questionar a situação, mas não a integração. Eu fui vocal quando fui governador, mas não questionei a integração. Eu procurei maneiras de melhorar a situação em Timor-Leste como uma manifestação da integração, porque eu considero a integração finalizada.”

E' inacreditavel, pois nao?

Mas esta e' a realidade...

2 comentários:

Anónimo disse...

Pensei muitas vezes antes das eleicoes que o cnrt nao ia ganhar porque o partido, e xanana, mas depois pensei mas ele e uma figura da historia de timor-leste mas depois tb pensei mas foi ele que dividiu Timor-Leste mas tb pensei q as coisas que eu penso nao estao na cabeca.

Os refugiados nao deviam ser cnrt porque as suas casas (algumas delas) foram queimadas por causa do loromonu e do lorosae que foi por causa do Xanana nao e?

E tb ainda nao entendi pq q as pessoas apoiam o Cnrt?

..

Anónimo disse...

Curiosamente, há pouco tempo o próprio Mário Carrascalão referiu que Xanana estava muito mal acompanhado.

Depois, contra todas as expectativas - pois MC foi referido por alguns dos seus aliados como o 1ºMinistro ideal para Timor-Leste - MC afasta-se da coligação e do Governo.

A explicação oficial foi que ele, sendo persona non grata para a Fretilin, não queria ser o pretexto para impedir a formação de um Governo que também integrasse este partido.

Mas afinal a Fretilin não vai integrar o Governo e MC continua afastado.

Porquê?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.