segunda-feira, junho 18, 2007

Maiores Disafios Logísticos Antes das Eleições Legislativas

UNMIT

18 de Junho de 2007 Dili, Timor-Leste – A Missão da ONU em Timor-Leste diz que as eleições legislativas marcadas para 30 de Junho apresentam mais desafios em termos logísticos com um total de 14 partidos políticos e coligações a apresentarem os seus candidatos á eleição.

Ao reiterar o apoio da UNMIT ás autoridades nacionais, encarregadas de gerir as eleições, o Representante Especial Adjunto do Secretário Gerald da ONU, o Sr. Finn Reske-Nielsen disse “a UNMIT continua a trabalhar com as autoridades nacionais assegurando que a próxima eleição seja livre, justa e transparente”.

Para esta eleição, o número de urnas e selos aumentará de três á quarto conforme centros de votação ao invês de dois. Outros desafios incluem os numeros crescents de material eleitoral, centros de votacao e pessoal de centros.

“As preparacoes para as eleições legislativas não são uma tarefa fácil e dou elogios áqueles que estão a participar na operação – ambos da UNMIT e as autoridades nacionais – pelos seus esforços em assegurar que as próximas eleições corram tranquilamente,” disse o Representante Especial Adjunto do Secretário Geral das Nações Unidas.

Da mesma forma que a segunda volta das últimas presidenciais em Maio, o número de boletins de voto producido será 20% á mais do número total de votantes registados. Um total de 652.000 boletins de voto será destribuido em todos os cantos do país em blocos de 50. A nível distrital, uma reserva será guardada para contornar os imprevisíveis.

Iniciou-se na semana passada a destribuição de material não-sensível (incluindo urnas e cabines de voto) em todos os 13 distritos de Timor-Leste, com a UNMIT a proporcionar o apoio logistico. O material sensível (incluindo boletins de voto e carimbos) será transportado de Dili para capitais distritais á partir de 26 de Junho e, de capitais distritais as estações de voto e 520 centros de voto por helicópteros, viaturas e cavalos com portadores, no dia 29 de Junho.

No fim dos votos, o material eleitoral será retirado dos centros de voto e levado para Centros Distritais de Contagem, onde a contagem terá lugar conforme os despositivos da lei eleitoral revista. A recepção e a reconciliação do material eleitoral começarão na tarde de 30 de Junho e, daí, comecar-se-á imediatamente a contagem. Os centros de contagem funcionar-se-ão a partir das 7:00hrs de manhã, ás 10:00hrs da noite, até que os Centros Distritais de Contagem terminem o processo.

A essa hora, espera-se que a contagem leve 48 horas mais. Uma vez terminado, todos os materials sensíveis serão levados de volta á Assembléia de Apuramento Nacional da CNE.

A UNMIT é mandatada através da Resolução 1704 do Conselho de Segurança da ONU para “apoiar Timor-Leste em todos os aspectos do processo eleitoral presidencial e legislativo, incluindo o apoio logístico e técnico, consultoria das políticas eleitorais e verificação ou outros meios.”

Para mais informação, favor, contactar a Porta-voz da UNMIT, a Srª. Allison Cooper no +670 7230453

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.