quinta-feira, março 29, 2007

Blog Lu-Olo ba Presidente – 28 de Março de 2007

Ontem, 27 de Marco de 2007, realizou-se uma conferência de imprensa no Centro de Informação da FRETILIN para Campanha de 2007, em Comoro, onde esteve como porta-voz o Presidente do Partido e Candidato a Presidente da Republica, Francisco Guterres Lu Olo.

Lu Olo, que havia regressado da Campanha em Liquiça, juntamente com a sua comitiva, abordou os seguintes assuntos:

1. A sua campanha tem sido um sucesso. Em Ossu - Viqueque (sua terra natal) estiveram presentes mais de 10,000 pessoas, em Laclubar-Manatuto mais de 2,000 pessoas, em Gleno - Ermera mais de 6,000 e em Liquiça mais de 3000.

Nesses locais, Lu Olo diz ter sentido o amor do Povo em relação a ele como líder da FRETILIN, e também a confiança do Povo para que ele se torne Presidente da RDTL. "É uma grande honra para mim. Eu estou pronto a servir o meu povo" disse Lu Olo.


2. Em relação à decisão do Tribunal de Recursos, sobre a legalidade da utilização da bandeira, Lu Olo disse que a FRETILIN aceita a decisão do Tribunal com muita alegria.

O Tribunal de Recurso deu o seu parecer que a utilização da bandeira dos Partidos no boletim de voto não viola a constituição da RDTL.

Lu Olo disse que a decisão é acertada, porque Lu Olo participa nas eleições como candidato do partido FRETILIN.

"Alguns dizem que a FRETILIN ira perder as eleições porque não tem apoio nas bases, mas, estas mesmas pessoas têm medo que o candidato da FRETILIN use a bandeira no boletim de voto", comentou o Presidente da FRETILIN.

3. Lu Olo falou também sobre os comentários que a CNE tem feito em relação a FRETILIN.

Padre Martinho Gusmão, como porta-voz da CNE, fez comentários contra o Secretário-geral da FRETILIN, Dr. Mari Alkatiri, querendo dar uma lição ao partido sobre como a mobilização de eleitores deve ser feita.

Lu Olo afirmou que o Secretário-geral da FRETILIN nunca insultou ninguém nem nenhum partido, em nenhum lugar. Lu Olo questionou sobre o facto do Padre Martinho Gusmão ter feito os comentários mesmo antes de alguma queixa ter sido apresentada. "Tal comportamento não é apropriado para um membro e porta-voz da CNE", disse Lu Olo.

Lu Olo acrescentou que tal tipo de comentários politizam a CNE, o que não é positivo para o processo eleitoral que está em andamento neste momento. A CNE deve medir a sua competência, de acordo com a lei eleitoral número 5/2006.

Lu Olo disse também que o Padre Martinho Gusmão deve somente ajudar a CNE a exercer as suas funções, observar o processo eleitoral e ajudar os problemas que apareçam, e não lançar a confusão e comentários sem fundamento.

"Se o Sr Padre quer fazer comentários políticos, então será melhor que deixe a CNE para outras pessoas, que sejam independentes, façam o serviço." disse Lu Olo.

Lu Olo pediu ao Padre Martinho Gusmão para que não perca tempo a dar lições ao Partido FRETILIN, porque a FRETILIN já sabe o seu dever e cumpre com todas as leis de Timor-Leste.

4. O último ponto foi a utilização de símbolos nacionais no boletim de voto

Lu Olo disse ter recebido informações do Director Nacional da Campanha da FRETILIN, Sr José Reis, que alguns candidatos querem usar a bandeira da RDTL como seus símbolos no boletim de voto.

"Rejeitamos completamente a proposta de utilização da bandeira da RDTL", afirmou.

Lu Olo explicou que tal rejeição deve-se aos factos de que:

- a bandeira ser um símbolo do Estado de Timor-Leste, e não de cada candidato.

- os candidato apresentaram-se como independentes ou como candidatos dos seus partidos.

- o Artigo 14 do Regulamento para Campanha Eleitoral (STAE/III/2007) diz que os partidos políticos e as coligações não podem usar símbolos ou nomes de instituições de estado nas suas actividades, materiais de campanha e propagandas eleitorais.

- a politização da bandeira nacional e um grande erro.

- a tentativa de usarem a bandeira nacional só demonstra que os proponentes só causam confusões e não ajudam o povo a votar com consciência.

Na conferência de imprensa, estiveram também presentes, o Secretário-geral da FRETILIN, Dr Mari Alkatiri, os Secretário-geral Adjuntos, José Reis e José Manuel Fernandes, membros do Comité Central da FRETILIN, militantes e simpatizantes do partido, e jornalistas nacionais e estrangeiros.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.