sexta-feira, fevereiro 09, 2007

UNMIT – MONITORIZAÇÃO DOS MEDIA – Quarta-feira, 07 Fevereiro 2007

A MISSÃO INTEGRADA DA ONU NÃO GARANTE A EXATIDÃO DESTES RELATOS

(Tradução da Margarida)

Relatos dos Media Nacionais

Declaração em Tribunal do PM Ramos-Horta: Rogério distribuiu armas para reforçar a ordem pública

O Primeiro-Ministro Ramos-Horta na sua declaração ao Tribunal de Recurso na Terça-feira 2/2, disse que Rogério distribuiu armas para reforçar a ordem pública por causa, de acordo com ele, depois do incidente em 28 de Abril, viajou toda a noite até manhã à volta da cidade, frente às embaixadas para verificar se a cidade estava protegida pela polícia mas infelizmente não encontrou nenhum. Também, em 29 de Abril muitos oficiais da PNTL abandonaram os seus postos aumentando o risco, de acordo com os rumores, que os peticionários iam atacar edifícios do governo. Disse que a polícia não teria a capacidade para estabelecer a lei e a ordem e que o antigo Ministro do Interior, para evitar que tudo isso acontecesse, deu ordens para entregar armas a civis para restaurar a ordem.

Horta disse que não sabe se as acções de Rogério são políticamente correctas ou incorrectas, mas que se devia olhar com mais proximidade este estágio da situação. Disse também que não acreditava que Lobato tinha intenções para destruir o seu país.

De acordo com Horta, foi somente em 28 de Maio que o Comandante da PNTL Paulo de Fátima Martins o informou que as armas da PNTL usadas pela UIR na fronteira tinham sido transferidas para Dili. Martins não explicou claramente quem deu ordens e para que propósitos as armas tinham sido transferidas para Dili.
Ramos-Horta disse que o incidente de 28 de Abril de 2006 frente ao edifício do Governo (aconteceu) com a intervenção duma terceira parte mas não indicou o nome dessa terceira parte. (Timor Post)


A MUNJ quer que os procuradores da CPLP saiam de TL

Agosto Júnior Trindade, o coordenador do Movimento Nacional de Unidade e Justiça (MUNJ), disse ao STL no local da manifestação que pedirá ao Presidente da República para expulsar os procuradores internacionais Felismino Cardoso e Bernardo Fernandes de Timor-Leste dentro de 24 horas e declará-los “persona non grata”. Disse também que se o Presidente da República, o Ministério Público e a UNMIT não tomarem medidas em relação com isto, que o MUNJ organizará uma grande acção popular. (STL)


Longinhos admite que o caso Alkatiri fechou

O Timor Post relatou hoje que o Procurador-Geral Sr. Longinhos Monteiro numa entrevista com The Age, em Sidney-Austrália, na Segunda-feira (05-02) afirmou que tem conhecimento que o Ministério Público notificou que o ex-Primeiro-Ministro Mari Alkatiri da desistência das acusações contra ele devido a falta de evidência, mas disse que o caso pode ser re-aberto se emergir nova evidência. (TP)

Recomendação da situação actual da ONG Forum

O Timor Post relatou que ontem a ONG Forum em Timor-Leste, FONGTIL, PDHJ e JSMP deram recomendações ao Parlamento Nacional, focando a situação da segurança, assistência às vítimas, processos judiciais incluindo acções disciplinares e administrativas, no seguimento da monitorização da situação actual depois da crise.

Numa conferência de imprensa realizada no gabinete da FONGTIL, Maria Vaconselhos, representante da JSMP afirmou que saúdam a resolução do governo de 13 de Dezembro de 2006 em relação à assistência social ou a uma pensão para famílias de oficiais da PNTL e das F-FDTL que perderam a vida, ficaram feridos ou perderam as suas casas e/ou pertences. A assistência será prestada pelo Ministério do Trabalho e da Reinserção Comunitária.

Em relação ao escrutínio dos oficiais da PNTL, as recomendações foram apresentadas à UNMIT e ao Ministério do Interior para seguirem somente um processo de modo a não confundir o público e os oficiais da PNTL e também para tornar público o processo de escrutínio. Maria afirmou ainda que uma re-evaluação devia ser feita a ambos à PNTL e à F-FDTL para determinar o seu envolvimento na crise. Isto é importante, disse, para ganhar a confiança pública e evitar tratamento discriminatório nessas duas instituições.

Falando aos media, o Sr. Clementino dos Reis Amaral afirmou que a situação no país repousa sobre a Fretilin porque é o partido no poder.

Perguntado sobre o major Alfredo ter saído de in Aifu, Ermera, Clementino disse que este incidente ontem provocou pânico na população mas que é, outra vez, da responsabilidade do Governo, Fretilin, dado que o vice-presidente da comissão B lida com questões de segurança e defesa deste país. Disse que se a situação continuar como está, as eleições gerais que se aproximam serão afectadas.

Questionado sobre a carta de notificação do Procurador-Geral em relação ao caso do antigo Primeiro-Ministro, Clementino disse que a informação vinda do Gabinete do Procurador é confusa mesmo para alguém como ele com conhecimento da lei. (TP)

90 por cento da população em Lospalos passa fome

O membro do Parlamento Nacional, Armindo C. Dias, disse ao STL que 90 por cento da população de Lospalos está a passar fome por causa das culturas como o milho e tapioca terem sido devastadas por ratos e gafanhotos e da falta de chuva. Até agora já morreu uma criança em resultado disto. Acrescentou que as pessoas regressaram ao consumo de cocos e frutos selvagens. Um outro membro do Parlamento, Rui António, também reforçou que este ano a população encontra bastantes constrangimentos em carências alimentares especialmente os que vivem à volta da costa.
Afirmaram que todas as informações que estão a ser apresentadas ao Ministério do Trabalho e Reinserção Comunitária ainda não tiveram respostas. (STL)
...

FONTES DE NOTÍCIAS NACTIONAIS:
Timor Post (TP)
Radio Timor-Leste (RTL)
Suara Timor Lorosae (STL)
Diario Tempo (DT)
Diario Nacional
Seminario
Lia Foun (LF)
Televisão Timor-Leste [TVTL]
.

2 comentários:

Anónimo disse...

Fragilidade jurídica, fome em Lospalos, ameaça às eleições.... O governo tem que agir.
Alfredo
Brasil

Anónimo disse...

Houve já quem dissesse neste blog que era preciso cuidado com o MUNJ porque eram fanáticos e ignorantes. Parece que a situação está a aquecer. O que estes procuradores precisavam agora é que alguém saísse em sua defesa. Longuinhos (este estava convenientemente na Austrália aquando das manifestações do MUNJ), Ramos Horta, Xanana, embaixador de Portugal?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.