sexta-feira, fevereiro 09, 2007

China: Procura de café aumentará 40% em 2007

Pequim, 07 Fev (Lusa) - O consumo chinês de café irá aumentar até 40 por cento durante 2007, podendo os valores ascender às 60 ou 70 mil toneladas, informa hoje o jornal oficial chinês "Shanghai Daily".

As cadeias de café presentes na China, como a "Starbucks" e as suas notórias imitadoras locais, popularizaram a bebida nas grandes cidades do país, contribuindo para que o consumo de café tenha atingido entre 40 e 50 mil toneladas durante 2006, disse Zou Lei, representante da Associação Chinesa do Café, citado pelo jornal.

O valor, no entanto, inclui entre 10 e 20 mil toneladas utilizadas pela indústria farmacêutica chinesa, que usa a cafeína para a produção de analgésicos.

A maioria do café consumido na China é proveniente do Brasil, Colômbia, Quénia e Vietname, mas o país tem também plantações próprias na províncias de Hainão, Guangdong e Fujian (sul do país) e Yunan (sudoeste), exportando cerca de 10 mil toneladas por ano para a Europa e Estados Unidos.

Timor-Leste é outro dos países exportadores de café para o mercado chinês, em especial para o sul da China, com as exportações do produto a representar uma parte crescente no comércio bilateral.

RBV/AZL-Lusa/fim

.

2 comentários:

Anónimo disse...

eSTAMOS NO BOM CAMINHO AGORA.E ESPERE,OS QUE HAJA ESTABILIDADE MAI RAPIDO POSSIVEL PARA A ESTABILIDADE DA NOSSA ECONOMIA....PODEMOS NEGGOCIAR COM OUTROS PAISES DA EROPA...TAMBEM...!!!

Estabilidade....é o faktor do crescimeto economico...!!!

Anónimo disse...

Como um membro da populacao de Timor, acho eu que nao deviamos preocupar e gastar demasiado energia com a politica e poder sobretudo gastando tanta energia e dinheiro participando em demonstracoes inuteis e sem objectivos claros! Somos atrasados em termos economicos e em educacao, porque a maior concentracao do nosso modo de pensar, como uma sociedade, esta bem centrada, quase na vida quotidiana, nos assuntos relativas a POLITICA, LUTA PELO PODER, GUERRA, CRIMES, VANDALISMO, E NO SEU PIOR SOMOS FORCADOS MENTALMENTE E PSICOLOGICAMENTE PELA NOSSA CEGA SUBMISSAO A IGREJA CATOLICA TIMORENSE PARA APOIAR FIELMENTE A LUTA DOS CLERICOS CONTRA "OS CHAMADOS E ACUSSADOS POR ELES, COMUNISTAS" E PARA "CONTROLAR" POR TRAS DA CENA O FUNCIONAMENTO DUM ESTADO DE TIMOR LESTE SUBMETIDO INFORMALMENTE, POREM EFICAZ, AO PODER DOS CLERICOS E A HIERARQUIA DA IGREJA.

Por isso mesmo eh indispensavel, que neste momento os timorenses sabem e estao concientes para dedicar mais os seus tempos e a energia a actividade economica e a creatividade para criar empregos que da dinheiro e produz riquezas.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.