sexta-feira, fevereiro 09, 2007

CPLP: Comunidade vai ter representante em Timor-Leste para acompanhar eleições

Lisboa, 08 Fev (Lusa) - A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai nomear um representante em Timor-Leste, tendo em vista a realização de eleições presidenciais e legislativas naquele país, disse hoje à Lusa o secretário-executivo da organização.
Segundo o embaixador Luís Fonseca, a CPLP está a preparar duas acções importantes: a primeira é a criação de uma representação, que permita acompanhar mais de perto a evolução dos acontecimentos e a segunda visa preparar a participação com observadores nos dois processos eleitorais.


"Timor-Leste constitui, sem dúvida, uma das grandes prioridades políticas (da CPLP) e a sua situação tem merecido toda a atenção por parte da Comunidade", frisou.

Luís Fonseca, que falou à Lusa no final da sessão solene de abertura do I Congresso Internacional da Lusofonia, iniciativa da Universidade Lusófona, estabelecimento de ensino universitário privado português, salientou que as eleições em Timor-Leste "irão definir com bastante clareza o futuro" daquele país.

"Todos os países e povos da CPLP estão interessados em apoiar Timor-Leste", garantiu. "Estamos com muita esperança que as dificuldades por que tem passado serão, finalmente, resolvidas e o povo timorense poderá desfrutar do futuro com que sonhou. Sobretudo porque se trata de um pais que dispõe de recursos que a médio prazo lhe permitirão viver sem grandes dificuldades", acrescentou.

Relativamente a quem representará a CPLP em Díli, Luís Fonseca disse que vai ser convidada uma personalidade local. "Vamos avançar com a criação de uma representação, cuja presença física será provavelmente ocupada por uma individualidade local", afirmou.

O secretário-executivo da CPLP referiu ainda que a organização "está a programar deslocações dos seus dirigentes a Díli".

A CPLP criou a sua primeira representação num país lusófono em 2005, na Guiné-Bissau, tendo o cargo sido ocupado pelo diplomata brasileiro Carlos Moura.

A CPLP foi criada em 1996 e inclui os oito países de língua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste). Da organização fazem ainda parte a Guiné-Equatorial e as Ilhas Maurícias ambas com estatuto de países observadores.

EL-Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.