sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Dos leitores

Comentário sobre a sua postagem "Sobre a "fome" em Timor-Leste":

É inércia mental e física defender que o arroz é essencial na alimentação. Só para citar dois exemplos, o béri-béri é uma terrível doença causada pelo consumo exclusivo de arroz, devido à carência de vitamina B. Muitas das doenças oftalmológicas devem-se à falta de vitamina A. Outras carências vitamínicas são responsáveis pelo raquitismo, enquanto que a falta de cálcio, presente nos lacticínios, em certos vegetais e peixes, impede o saudável crescimento e manutenção do esqueleto.

A predominância do arroz na dieta timorense tem o seu quê de influência indonésia. Os funcionários públicos recebiam arroz gratuito ou quase, em troca da sua fidelidade.

O arroz não só não é essencial à sobrevivência, como pode ser substituído por vários alimentos, como outros cereais ou seus subprodutos, como o pão.

A banana é um óptimo substituto ou complemento de cereais ou tubérculos. Tem vitaminas e minerais, com destaque para o potássio, elemento essencial. Já provaram fuba com banana?

Para além disso, fica mais barato cultivar mandioca, milho ou batata para alimentar a família do que comprar arroz já processado e embalado. Mas também se pode cultivar chuchu, feijão, couve, etc., sem grande dificuldade.

NOTA: os chineses não se alimentam só de arroz. O arroz é consumido apenas no Sul da China e sempre acompanhando vegetais como couve (pak choi), vários tipos de feijão, tofu, cogumelos, cenoura, etc. Alguma carne ou peixe também entra moderadamente na ementa chinesa, especialmente as aves. No Norte, o arroz é substituído pelo trigo.

Os próprios indonésios também usam o arroz como base para outros ingredientes (vd. o nasi goreng).

Mas é curioso que só há "fome" em Dili, onde os armazéns de arroz são assaltados, como já foram anteriormente os armazéns de sândalo ou de mobiliário escolar...

H. Correia

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.