segunda-feira, setembro 04, 2006

Sobre as declarações da mulher do PR - dos Leitores

Ms Sword Gusmao making political statements again. Who does she think she is? I see no issues with her raising awareness of the plight of the people and the need for security, but how she can actually defend a person who has been caught on camera shooting first and in possession of weapons is somewhat puzzling. No wonder people are abusing her at refugee camps.



Estranho a primeira dama estar preocupada com a Justiça, que classifica de "weakest sector", sem especificar contudo o que quer dizer com esta expressão, e não se preocupar com um foragido andar a monte a incitar ao derrube do Governo e do PN.

Estranho nenhum jornalista não lhe perguntar como é que pode estar tão solidária com alguém que foi apanhado em flagrante com material de guerra, ocupando duas casas que não lhe pertenciam, enquanto há tanta gente sem casa.

"Weakest sector" não será mais para os lados do Palácio das Cinzas, depois do espalhanço do braço no ar?

Depois de um período de prudente silêncio, a primeira dama volta a mostrar muita pena dos refugiados, esquecendo-se no entanto que ela em tempos idos garantia que bastaria a demissão de Mari Alkatiri para que a situação voltasse à normalidade. Com pena ou sem ela, o que é certo é que eles lá continuam, no maior sofrimento.



Esta campanha é nojenta. A primeira dama, depois de denegrir a Justiça do país, vem agora atacar as FDTL, acusando-as de "terríveis violações".

Temos novo caso de acusações gratuitas gravíssimas, como no célebre discurso de 22 de Junho?

Enquanto isso, as forças australianas já foram absolvidas pela primeira dama, que se apressou a justificar o seu insucesso e impopularidade junto do povo por não terem "conhecimento local" suficiente, e não devido à sua incompetência e premeditação para comprometer o Estado timorense.

A primeira dama não esconde de que lado está, fazendo agora esta súbita campanha de "relações públicas" contra o Estado timorense na Austrália, aonde foi a pretexto de uma iniciativa de caridade.

Mais gasolina para a fogueira.



Lá está a Primeira Dama a dar a sua desnecessária opinião...Que grande declaração de apoio . O Reinaldo abandonou o seu posto, manipulou os seus súbditos, foi filmado a atirar para matar, foi apanhado em posse ilegal de armas... Que mais provas querem? Estou a juntar as pecas do puzzle... uma por uma. Reinaldo não fugiu. Reinaldo foi libertado...Quem foram os cúmplices?

7 comentários:

Anónimo disse...

Srª Kirstie,

Recomendo amavelmente a leitura do livro: "Ser Primeira-Dama é ser Chefe de Estado?" ou então "Primeiras-Damas Europeias e Americanas nas Relaçoes Publicas".

Ze Satirico

Anónimo disse...

Ah! Ah! Ah!

Será que a dita "primeira dama" de Timor-Leste está preocupada pelo facto do seu marido ter nomeado um Procurador-Geral da República corrupto e com violação da lei?

OU será que está apenas preocupada por os outros Procuradores não serem corruptos e por isso não estarem "ao serviço" do seu querido marido e poderem aplicar a lei ao melhor amigo do casal, Alfredo Reinado?

Anónimo disse...

Ze Cinico
Horta ho nia apoiantes hurlele ho tassak didiak. Mari ho Fretilin nia apoiantes mos dere ho to'o mankodo kedas.
Ho oh nia ibun bek, ho oh nia kakutak mamik mamuk, oh sei la tahan sira. wainhira oh proboka tan, sira sei fokit moris oh nia kulit makerek ho mos nia nanal pesti etun. Oh Maka kehe rasik oh nia Rai kuak. Keta halo Lu-Olo, Jose Luis Guterres, Estanislau, Gregorio, Espirito Santo, Elizario, Florindo,Jose Manuel Fernandes, Jose Reis, L7, L4, Aitahan Matak, Cristiano sira tama tan karik, neh oh sobak rai.

Anónimo disse...

Cuitado, ho neh ulum moras karak la terus ona! Diak liu ba buka onia maluk Xanana atu foho sona ida ba ho lori extracto de pau barbado!
Ze Cinico

Anónimo disse...

Ita bot hassoru duni deficiencia profisional ou sindroma da tendencia. Karik ita bot sapateru antaun koalia kona Xanana nia sapatu, mas ita bot koalia fali pau barbado neh tamba keta fandalero karik.

Anónimo disse...

Ze Cinico
Fretilin la'os hau, hau la'os Fretilin.
Fretilin mak povu, Povu mak Fretilin.
Ze Cinico ibun fo'er
Fo'er hanessa fahi inur.
Fahi sobak ema te
Ema te la tama ba Fretilin.

Anónimo disse...

Ze Cinico
Hasta que los diablos te pongam sus dentes en tus grinetes, non mas perdere tiempo con usted. So long bludger. A Tout a l'heure, cretin. Piss off Mongrel.
Ses dalan, Mate etun.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.