segunda-feira, setembro 04, 2006

A Margarida voltou! Bem vinda!

Traduções da Margarida:


Ministro dos Estrangeiros Australiano vai ter conversas em Timor
por Phil Mercer
BBC News, Sydney

O ministro dos Estrangeiros Australiano Alexander Downer dirige-se a Timor-Leste para conversas sobre segurança.
Segue-se è fuga de mais de 50 presos duma prisão de Dili e de mais desassossego na capital Timorense.

Tropas Australianas lideram um esforço de forças internacionais depois de terem rebentado distúrbios sérios em Dili mais dedo este ano.

O governo de Timor-Leste acusou as forças internacionais de não terem posto segurança suficiente no exterior da prisão.

A Austrália rejeitou a alegação e é provável que haja alguma conversa mais dura em Dili durante a visita de Mr Downer.

Alguns dos fugitivos foram recapturados mas a grande maioria ainda está em fuga.

Confrontos

Entre eles está o Major Alfredo Reinado, que é suspeito de ter orquestrado alguma da violência que agitou Timor-Leste mais cedo este ano.

Em Maio ele liderou um grupo de 600 soldados amotinados que tinham sido despedidos pelo governo.

tinham sido demitidos depois de terem entrado em greve queixando-se de discriminação no seio das forças armadas.

Confrontos entre forças leais criaram o caos.

Depois de semanas de calma relativa, tem havido mais violência de gangs em Dili.

Foram disparados tiros e relatados ferimentos sérios.

Terão lugar discussões entre Mr Downer e líderes Timorenses neste ambiente crescentemente instável.

Estarão também na agenda detalhes duma nova missão da UNU para Timor-Leste.

Em Dili, Mr Downer terá também conversas sobre o terrorismo e crimes transnacionais com o seu colega Indonésio Hassan Wirajuda.

História da BBC NEWS:
http://news.bbc.co.uk/go/pr/fr/-/2/hi/asia-pacific/5309590.stm

Published: 2006/09/03 02:22:38 GMT



Realizado o Asean 100 Leadership Forum
BruneiDirect.Com
3.09.2006

Por Sonia K

Bandar Seri Begawan - The Asean 100 Leadership Forum 2006, um evento anual totativo da Asia Inc Forum, realizou-se pela terceira vez em, Indonésia de 23 a 24 de Agosto.

O fórum é encontro interactivo e provocador de pensamento de mentes de uma centena da mais prometedora próxima geração de líderes de negócios e do sector civil, que são importantes para o futuro da Asean.

O fórum engaja líderes novos e emergentes em discussões abertas e debates em questões chave regionais e desafios, bem como para onde a Asean se direcciona da sua perspectiva.

O fórum deste ano juntou mais de 200 líderes do Sudeste Asiático de sete economias da, sob o tema "Segurando o lugar da Ásia do Sudeste no Mundo ", para discutir e debater a aproximação da Asean à integração regional, a economia global e renovsdo focus na Ásia, democracia e negócios, antecipando a respondendo a crises, o impacto da continuada re-emergência da China e Índia e reformas económicas sustentáveis. Também explora o que significa essas questões para os negócios e a política na região.

Incluído estava um Jantar & Dialogo com o Presidente Susilo Bambang Yudhoyono da Indonésia. No seu discurso "Transformando a Indonésia: O que traz o futuro e as Implicações para o Asean", o Presidente Yudhoyono sublinhou nove pontos chaves na reforma da Indonésia. Depois ele numa sessão de perguntas e respostas com os delegados.

Outros participantes distintos incluíram o Vice-Presidente Jusuf Kalla da Indonésia, O Nobel da Paz Primeiro-Ministro Dr José Ramos-Horta de Timor-Leste, e Hon. Manuel Roxas II do Senado das Filipinas.

Também participou no fórum Pehin Datu Singamanteri Coronel (Rtd) Dato Seri Paduka Haji Mohammad Yasmin bin Haji Umar, Vice-Ministro da Defesa, Brunei.

O Asean 100 Leadership Forum foi convocado pela Asia Inc Forum, um facilitador de negócios de diálogo e política pública com base no Brunei.

Faz parte de em grupo que inclui o bi-mensal magazine Asia Inc e o semanário The Edge Singapore. Em adição aos seus próprios programas na Ásia do Sudeste e na Austrália, Asia Inc Forum tem u record orgulhoso de sociedades com as conferências mais prestigiosas da região incluindo a Cimeira APEC CEO e o Congresso 2006 de Seguros da Ásia do Leste. – Cortesia do Borneo Bulletin



Prémio A Arrogância do Costume...

Timor deve enfrentar a responsabilidade, diz Downer

Por Nhada Larkin
Setembr0 03, 2006 01:12pm
Artigo de: AAP

Timor-Leste deve aceitar a responsabilidade pelos seus próprios assuntos e encontrar soluções para os seus próprios problemas, disse o Ministro dos Estrangeiros Alexander Downer hoje quando se preparava para se encontrar com os líderes do país.

Mr Downer disse que a Austrália nunca virará as suas costas a Timor-Leste mas que os Timorenses têm de aceitar a responsabilidade para a fuga em massa da prisão desta semana.

Mr Downer parte este noite para Dili para se encontrar com o Primeiro-Ministro Timorense José Ramos Horta, o Presidente Xanana Gusmão, o Ministro dos Estrangeiros Indonésios Noer Hasan Wirayudha e líderes militares Australianos no país.

Disse que nenhum dos 57 fugitivos tinha sido recapturado até à data e que estava preocupado que pudessem contribuir para “mais instabilidade em Timor-Leste”.

“Como povo temos sido duma enorme generosidade para os Timorenses e continuaremos a fornecer-lhe apoio – mas os Timorenses têm de aceitar a responsabilidade agora, porque são um país independente, pelos seus próprios assuntos,” disse Mr Downer em Stirling nos Montes Adelaide.

”Têm que aprender a encontrar soluções para os seus próprios problemas e não esperar somente que a comunidade internacional resolva indefinidamente todos estes problemas para eles.”

O líder amotinado Alfredo Reinado e 56 outros presos fugiram da prisão Bécora de Dili na Quarta-feira à tarde. O Sr Horta pôs alguma da culpa da fuga nas tropas estrangeiras e indicou as forças Australianas.
“Rejeito completamente essas sugestões,” reiterou hoje Mr Downer.

“Não se pode culpar a Austrália ou Nova Zelândia ou Portugal ou Malásia ou o secretário-geral da ONU por todos os problemas de Timor-Leste.

“... Nenhum país ajudou mais Timor-Leste do que a Austrália e culpar a Austrália por tudo que de mal acontece em Timor-Leste, é parte do problema.

“Os Timorenses têm de aceitar a responsabilidade pelos seus próprios assuntos e gerir os seus próprios assuntos.”

Disse que esta é a mensagem a que dará ênfase durante os encontros com os líderes do país.

Mr Downer disse que a Austrália continuará a providenciar assistêmcia ao desenvolvimento a Timor-Leste por “bastantes anos no futuro” mas que a situação de segurança se tornará crescentemente um trabalho de polícia do que um trabalho militar, com a última resolução do conselho de segurança da ONU a autorizar o destacamento de mais de 1600 polícias internacionais lá.

“É improvável que tantas tropas derão necessárias,” disse.

“... Não deixaremos mais militares lá do que precisarmos.”



A Indonésia procura cooperação em Timor
New.com.au
De correspondentes em Dili

Setembro 03, 2006 12:00

Artigo da: Reuters

A Austrália, a Indonésia e Timor-Leste devem visar aumentar a cooperação nas próximas conversas entre os três países, disse hoje o ministro dos estrangeiros de Jakarta no meio de renovadas preocupações sobre a estabilidade das pequena jovem nação.

O Ministro dos Estrangeiros da Indonésia Hassan Wirajuda fez os comentários à sua chegada a Dili antes da reunião amanhã com o Ministro dos Estrangeiros Australiano Alexander Downer, o Primeiro-Ministro de Timor-Leste José Ramos-Horta e o Presidente de Timor-Leste Xanana Gusmão.

Iluminando a frágil situação de segurança na antiga colónia Portuguesa, mais de 50 presos fugiram da prisão de Becora perto da capital Timorense na semana passada, incluindo o líder amotinado Major Alfredo Reinado.

“Nesta reunião queremos ver que tipo de cooperação precisa de ser adiantada,” disse mr Wirajuda, com a polícia militar Australiana a manter a guarda por perto.

“Vemos, entre outras coisas, a necessidade de desenvolver a cooperação entre a parte norte da Austrália e Timor-Leste, e também a parte leste da Indonésia.”

Timor-Leste é o nome oficial do Leste de Timor.

Reinado foi uma das cabeças de um motim que mergulhou Timor-Leste no caos em Maio, levando a Austrália a liderar uma força internacional para restaurar a ordem.

A sua fuga na Quarta-feira criou disputas entre as diferentes nações envolvidas na segurança de Timor-Leste sobre que teve a responsabilidade.

O líder amotinado, que correntemente é procurado pelas forças de segurança, urgiu num video obtido pela Reuters Television na semana passada que os seus apoiantes não regressem à violência.

“Eu e os meus subordinados devemos obedecer ao sistema legal mas o sistema não funciona adequadamente,” disse.

A agência de refugiados da ONU disse que estava preocupada cm uma escalada na violência em Dili em dias recentes.

O porta-voz do Alto Comissário da ONU para os Refugiados (UNHCR) Ron Redmond disse que houve sinais de crescente polarização das comunidades em Dili e à sua volta, onde alguns deslocados vivendo nos campos receavam ataques nocturnos

Cinco pessoas sofreram feridas por tiros num campo em Dili na Sexta-feira e um sexto foi ferido num ataque com catanas, disse um porta-voz da Polícia Federal Australiana.

Têm havido esporádicos lampejos de violência envolvendo gangs queimando casas, ou lutando uns contra outros com pedras e armas caseiras desde Maio.

As Nações Unidas concordaram a semana passada numa nova missão para Timor-Leste, feita com alguns 1600 polícias, apesar duma disputa sobre se as tropas lideradas pelos Australianos já lá permanecem independentes ou parte duma força da ONU.

A embaixada de Jakarta em Dili urgiu os militares Indonésios a monitorizar a área da fronteira Timor-Leste no caso de Reinado e outros presos fugitivos tentarem atravessá-la, relatou a rádio El Shinta de Jakarta.

O Coronel Ediwan Prabowo, o comandante da unidade militar guardando a fronteira, disse à rádio network que não houve sinal de Reinado ou outros tentarem fugir para a Indonésia.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ze Cinico
Horta ho nia apoiantes hurlele ho tassak didiak. Mari ho Fretilin nia apoiantes mos dere ho to'o mankodo kedas.
Ho oh nia ibun bek, ho oh nia kakutak mamik mamuk, oh sei la tahan sira. wainhira oh proboka tan, sira sei fokit moris oh nia kulit makerek ho mos nia nanal pesti etun. Oh Maka kehe rasik oh nia Rai kuak. Keta halo Lu-Olo, Jose Luis Guterres, Estanislau, Gregorio, Espirito Santo, Elizario, Florindo,Jose Manuel Fernandes, Jose Reis, L7, L4, Aitahan Matak, Cristiano sira tama tan karik, neh oh sobak rai.

Anónimo disse...

Ze Cinico
Hasta que los diablos te pongam sus dentes en tus grinetes, non mas perdere tiempo con usted. So long bludger.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.