segunda-feira, setembro 04, 2006

Ramos Horta elogia Alkatiri pelas negociações petrolíferas

O Primeiro-ministro elogiou o trabalho feito pelos governos do seu antecessor, Mari Alkatiri, na negociação com a Austrália sobre o petróleo do mar de Timor.

04/09/2006



(09:55) "Foi um trabalho bem-feito", disse Ramos Horta no final da terceira cimeira trilateral de cooperação dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Austrália, Indonésia e Timor-Leste.

O Primeiro-ministro referia-se ao acordo para a partilha das receitas petrolíferas do Mar de Timor, que Timor-Leste e a Austrália assinaram em Janeiro deste ano.

O acordo foi negociado ao longo de dois anos e meio pelo então chefe do Governo, Mari Alkatiri.

O documento estipula a partilha em partes iguais das receitas provenientes de reservas petrolíferas daquela zona, que ascendem a cerca de 30 mil milhões de dólares (25 mil milhões de euros).

No âmbito do acordo, os dois países também concordaram em suspender por um período de 40 a 50 anos a demarcação definitiva da fronteira marítima.

O acordo alcançado com a Austrália não teve reflexos na chamada zona conjunta de exploração petrolífera, em que Timor-Leste recebe já 90% das receitas, e a Austrália os restantes 10%, e que poderá render nos próximos 10 a 20 anos cerca de 14,5 mil milhões de dólares (12 mil milhões de euros) para Timor-Leste.

.

5 comentários:

Anónimo disse...

Vá lá, mais vale tarde do que nunca.

E terá sido só nas negociações do petróleo?

Pelo estado actual do país cada vez mais é provada a incompetência dos actuais lideres e a competência de Alakatiri.

Anónimo disse...

Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. Talvez o Alkatiri tivesse tanto insucesso como os actuais lideres se encontrasse a bagunca que existe.

Anónimo disse...

Ze Cinico
Hasta que los diablos te pongam sus dentes en tus grinetes, non mas perdere tiempo con usted. So long bludger. A Tout a l'heure, cretin. Piss off Mongrel.
Ses dalan, Mate etun.

Anónimo disse...

"Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. Talvez o Alkatiri tivesse tanto insucesso como os actuais lideres se encontrasse a bagunca que existe."

Se encontrasse?

Então a bagunça não aconteceu com ele como PM?

Até parece que o homenzinho já não é PM há 2 anos.

Anónimo disse...

A FRETILIN está armada em santinha e rezou para que não caísse tudo a seguir a 22 de Junho.... certo? Rezaram mesmo? E já agora, já falaram com os bispos? Vejam lá bem se perdem a carroça.

A instabilidade convinha à própria FRETILIN. Toda ela se inicia com a mais estúpida decisão, moda estalinista, de "demitirem" os discriminados. Só podia dar bronca mas como são inteligentes não pensaram que tal podia acontecer tamanha estava a rede tentacular de distribuição de armas para a "estabilidade", não?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.