Pedido do Ministro dos Negócios Estrangeiros
04.09.2006 - 10h10 PÚBLICO
O ministro indonésio dos Negócios Estrangeiros, Noer Hassan Wirajuda, pediu ontem um aumento da cooperação com a Austrália e Timor-Leste, horas antes de uma reunião trilateral para debater alguns dos assuntos da região.
"Vemos, entre outras coisas, a necessidade de se desenvolver a cooperação entre a parte setentrional da Austrália e Timor-Leste; e também a parte oriental da Indonésia", disse Wirajuda, a anteceder as conversações, em Díli, com o seu homólogo australiano, Alexander Downer, e com o primeiro-ministro José Ramos Horta.
Enquanto isso, as autoridades indonésias aumentavam a segurança ao longo da fronteira com Timor-Leste, de modo a evitar a passagem para o seu território do major rebelde Alfredo Reinado, que quarta-feira fugiu da cadeia de Becora, na capital, com mais 56 presos. Reinado foi detido em Julho com outros militares seus subordinados, no rescaldo de um motim para exigir a demissão do então primeiro-ministro, Mari Alkatiri, que acabou por renunciar ao cargo.
A primeira dama de Timor-Leste, Kirsty Sword-Gusmão, citada pela Australian Broadcasting Corporation, declarou que existe a sensação de que as forças estrangeiras poderão não ter conhecimento suficiente das realidades locais. Um porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Ron Redmond, manifestou-se preocupado com a escalada de violência a que se tem vindo a assistir no país.
.
segunda-feira, setembro 04, 2006
Indonésia aumenta segurança na fronteira com Timor-Leste
Por Malai Azul 2 à(s) 20:08
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
6 comentários:
AS ISCAS DO ZE DO BENFICA
QUEM NAO LEMBRA DAS ISCAS
QUE O ZE DO BENFICA COZINHAVA
COM OLEO DE CHOURICO IZIDORO
TODA A MINHA GENTE ALINHAVA
TRABALHAVA ALI AO LADO
E MAL AS DEZ TOCAVA
IA AO BAR DO ZE DO BENFICA
E AS ISCAS PETISCAVA
DESDE O MAU HUNO AO XANANA
VI NAS ISCAS TANTA GENTE
MEU AMIGO ZE DO BENFICA
TANTA GENTE A DAR AO DENTE
O ZE DO BENFICA DE MANATUTO
ADEPTO FERRONHO DO GLORIOSO
MAS QUE BELAS ISCAS FAZIA
NAO CRIES AGUA NA BOCA, GULOSO
UM ABRACO
MAU DICK
Enquanto Xanana se passeia pelo seu jardim, do qual se orgulha a espôsa encarrega-se da politica externa.
É chocante!
É uma vergonha!
É macabro, não encontro palavra mais apropriada, ver Xanana feliz com o seu pequeno jardim, enquanto o seu povo morre, sofre e vive um quotidiano sem esperança.
E a primeira dama que por coincidência é australiana, cuida da defesa de um dos maiores criminosos de Timor que também por mera coincidência foi treinado pelo exército australiano.
O que poderá o povo, o cidadão comum esperar do seu Presidente da República?
Até que enfim alguém revela o segredo das iscas do Zé do Benfica!
Nunca mais comi iscas tão boas.
Boas recordações!
Three-nation talks begin in Dili
4.00pm Monday September 4, 2006
The foreign ministers of Australia, Indonesia and East Timor have begun talks in Dili.
The ministers are discussing issues ranging from security to economic development.
But Radio Australia's reporter, Anne Barker, said the latest security crisis in Dili - where 57 prisoners last week escaped from prison - was high on the agenda.
East Timor wants international forces to remain in Dili as long as possible.
But Australia plans to wind back its troop numbers once the United Nations begins sending in a new peacekeeping force.
Australia's foreign minister, Alexander Downer, said East Timor had to start solving its own problems.
Meanwhile, Indonesia has tightened security along its border with East Timor, as the search continues for the prison escapees.
Major Alfredo Reinado escaped with 56 other inmates from his Dili jail last week, triggering an ongoing manhunt by UN police and international peacekeepers.
Major Reinado is one of the East Timorese rebel leaders associated with recent violence in the country.
He has been charged with several offences, including attempted murder and the embezzlement of military property.
He was arrested with 20 other men in July over their role in the violence that erupted in and around Dili in April and May.
During May, he led a rebel group of military police to Maubisse, south of Dili, amid a massive outbreak of violence.
The unrest involved fighting between rival security force factions and ethnic gangs, leading to the deaths of at least 21 people and forcing about 150,000 people from their homes.
It had its origins in the March sacking of about 600 soldiers, who had deserted their barracks complaining of discrimination.
- RADIO AUSTRALIA
Ze Cinico
Hasta que los diablos te pongam sus dentes en tus grinetes, non mas perdere tiempo con usted. So long bludger. A Tout a l'heure, cretin. Piss off Mongrel.
Ses dalan, Mate etun.
Enviar um comentário