quarta-feira, setembro 06, 2006

Os Australianos sabem onde se encontra o desertor fugitivo de Timor-Leste

Tradução da Margarida.


smht.com
Lindsay Murdoch
Setembro 6, 2006

O líder amotinado Timorense Alfredo Reinado obteve armas desde que liderou uma fuga de massas da prisão principal de Dil na semana passada, disse o seu advogado ontem.

"Tenho a informação de que ele e os seus homens têm armas e estão nas montanhas não muito longe de Dili," disse por telefone Paulo Remédios da capital Timorense.

"Não conheço a sua localização exacta, mas muita gente diz-me que os militares e polícias Australianos sabem onde está."

O Sr Remédios disse que entendeu que os Australianos contactaram Reinado, com 39 anos e treinado pelos Australianos, que horas depois de ter fugido pôs a circular uma carta em Dili apelando aos Timorenses para se levantar numa revolução de "poder popular ".

"Talvez os militares e polícias Australianos pensem que é demasiado perigoso tentar prendê-lo e aos seus homens nesta altura," disse o Sr Remédios.

Renaido é um antigo polícia militar que deixou o seu posto em Maio porque objectou ordens, que disse o Governo Timorense deu, para disparar contra manifestantes civis.

O comandante das forças armadas Australianas em Dili, Brigadeiro Mick Slater, mais cedo confirmou que tinha enviado mensagens para Reinado pedindo-lhe para se render.

Vários oficiais das forças armadas Australianas desenvolveram uma relação estreita com Reinado antes de ele e 20 dos seus homens terem sido presos em 26 de Julho com acusações de posse de nove pistolas, munições e granadas.

Durante semanas Reinado viveu com um grupo de soldados Australianos SAS num forte murado da era Portuguesa na aldeia montanhosa de Maubisse. Tinha fugido para lá depois de ter disparado os primeiros tiros na crise de Timor-Leste em Maio.

O Sr Remédios disse que depois de ter sido preso Reinado fez repetidas declarações que acreditava que a sua vida estava em perigo. Mesmo enquanto (esteve) na prisão de Becora, da qual ele e outros 56 presos fugiram na passada Quarta-feira, tinha expressado preocupação com a falta de segurança na cadeia, disse o Sr Remédios.

Nenhum dos fugitivos, muitos dos quais são assassinos condenados, foram presos. Dois homens que disseram que eram fugitivos apresentaram-se eles próprios na Segunda-feira à polícia Timorense na aldeia de Alieu, nas montanhas do oeste do país, mas não foram detidos. A polícia em Dili não conseguiu explicar porquê.

Quase 200 polícias Australianos e outros polícias internacionais em Dili lutam para conter a violência de gangs, que rebenta em partes da cidade quase todos os dias.

O comandante da polícia Australiana, Steve Lancaster, contou à ABC radio ontem que o aborrecimento era um problema maior dos criadores de problemas. "Ainda temos muita gente por aí que simplesmente se junta e não têm nada melhor para fazer do que envolverem-se numa boa luta de pedras."

Espera que uma força de polícia da ONU com 1600, incluindo 130 Australianos, estará completamente colocada em Dili em Dezembro, mas o Ministro dos Estrangeiros, Alexander Downer, disse à ABC radio que a ONU não seria suficiente para gerir a segurança.

"Penso que deveria haver apoio militar no caso do pior acontecer," disse Mr Downer ontem.

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.