Tradução da Margarida.
UN News Centre
5 Setembro 2006 – Como parte dos esforços da ONU para aumentar a estabilidade em Timor-Leste, o conselheiro da polícia Antero Lopes foi designado Comissário da Polícia em exercício para a operação da ONU de manutenção da paz no país, onde trabalhou anteriormente em assuntos de aplicação da lei.
O Sr. Lopes juntou-se à Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (UNMIT) em meados de Agosto. Anteriormente tinha assistido no planeamento da componente policial da nova Missão como membro da missão de avaliação liderada pelo Enviado Especial do Secretário-Geral Kofi Annan, Ian Martin, em Junho.
O seu destacamento com a UNMIT durante este período transitório facilitará discussões com o Governo Timorense em questões policiais bem como uma suave implementação no estabelecimento da componente policial incluindo garantir o restauro e a manutenção da segurança pública através da provisão de apoio à polícia nacional Timorense.
O Sr. Lopes veio para este trabalho da Sede da ONU, onde trabalhava como vice-conselheiro da polícia e responsável das operações de apoio da divisão da Polícia, que ajudou a fundar há quase seis anos.
Em 2000, o Sr. Lopes ocupou o posto de Vice-Comissário da Polícia na (UNTAET) seguindo-se posições como porta-voz da Polícia e Primeiro Assistente Especial.
Numa recente entrevista o Sr. Lopes disse “Já cá estive antes e conheço a realidade de Timor-Leste. O nosso trabalho é servir e proteger os interesses da população de Timor-Leste.”
De 1993 a 1995 o Sr. Lopes serviu como Comandante Regional e Chefe de Operações na antiga Yugoslávia, onde foi também co-fundador do projecto que levou à Comissão dos Direitos Humanos da Bósnia e Herzegovina.
Tem sido instrumental na condução de missões de avaliação, coordenando planeando e trabalhando no apoio a operações de polícia no Haiti, Libéria, Serra Leoa, República Democrática do Congo (DRC), Costa do Marfim, Kosovo, Afeganistão e outras.
“Estou contente por ter a bordo um Comissário de Polícia da ONU do calibre de Antero Lopes, não só por causa do alto nível da sua competência, mas porque sei que os Timorenses beneficiarão da sua experiência na construção de capacidades e na ajuda à reconstituição da força da polícia nacional que assegurará que seja uma prioridade a prestação de serviços à população,” disse o Especial Representante do Secretário-Geral para Timor-Leste Sukehiro Hasegawa.
.
quarta-feira, setembro 06, 2006
Nomeado o Novo Comissário da Polícia da ONU em exercício
Por Malai Azul 2 à(s) 16:39
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário