quarta-feira, setembro 06, 2006

Dos leitores

Tradução da Margarida.

Quando Mari Alkatiri foi Primeiro-Ministro de Timor-Leste, foi responsável pela quebra da lei e da ordem, de acordo com os líderes políticos da Austrália e a maioria dos comentadores dos media. Quem deve ser culpado agora? Nem Alkatiri nem o seu partido da maioria, democraticamente eleito, a FRETILIN, controla mais a segurança. Entretanto os apoiantes da FRETILIN são os alvos principais da violência dos gangs e do vídeo de incitação à violência no absurdo estilo à Bin Laden do terrorista fugido Major Reinado.

Porque é que o governo Australiano não insiste com as forças de segurança para fazerem o seu trabalho? No interesse de quem é que tantos grupos armados se mantêm à solta? Devemos ignorar os protestos da não eleita primeira-dama cujas qualificações para comentar sobre o carácter de Reinado parecem ser somente as da sua equipa para os media e a sua pronúncia Australiana.

Na sua interferência desta disputa tem sido consistentemente mal aconselhada. Não viu ela o Major disparar contra tropas leais que o seu marido comanda em frente das câmaras da SBS?

A tragédia de Timor-Leste, a história mostrará, foi o falhanço de tantos que apoiaram a independência, em defender o direito do seu povo a ter a sua escolha democrática respeitada até às próximas eleições.

.

4 comentários:

Anónimo disse...

"a FRETILIN, controla mais a segurança"

Não sabia que um partido político tem como função controlar a segurança do país.

Pelos vistos....

Por isso o homenzinho dizia que só a FRETILIN podia criar a estabilidade ou a instabilidade.

Anónimo disse...

O culpado continua a ser o mesmo Alkatiri. Eh ele que ainda esta no poder. Ainda mora na casa do Primeiro Ministro. Ainda utiliza o/os carros do PM. ainda tem o vencimento de PM. Ainda tem seguranca oficial. E... Todos os ministros, incluindo "the so called new PM", volta e meia la vao ao beija mao. Continua a nao saber quem eh o responsabel por tudo quanto de mau se esta a passar em Dili?!...

Anónimo disse...

A maldade e muita sem duvida. Sejam mais humildes na vitoria e nagnanimos na derrota. Olhem que se nao cuidam dos figados acabam com uma cirrose.

Anónimo disse...

Que falta de vergonha e integridade!
Como eh que um homem tao "honesto" como o Mari pode ainda estar a aproveitar-se dos bens do estado sem que tenha direito a isso?
Grande Mari! Eh com estas que se descobre as verdadeiras cores do homem. Sera que nao tem casa propria para morar? Eh preciso ter lata e muita!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.