quinta-feira, agosto 24, 2006

Professores portugueses regressam e retomam aulas a 04 de Setembro

Díli, 24 Ago (Lusa) - Os professores portugueses vão regressar a Timor- Leste e retomar as aulas do ano lectivo 2005/2006 a 04 de Setembro, para rever m atérias e coordenar a realização dos exames nacionais, disse hoje à Lusa o coord enador do projecto.

Na sequência da crise que afectou Timor-Leste a partir do final de Abri l, as aulas foram interrompidas em Junho e os professores regressaram a Portugal sem concluir o ano lectivo, explicou Filipe Silva, coordenador do projecto de r eintrodução da língua portuguesa em Timor-Leste.

Com a estabilização da situação, os 107 professores regressam a Timor-L este até ao próximo dia 01 de Setembro, para acabar de dar a matéria, fazer as r evisões e coordenar a realização dos exames, disse Filipe Silva à Lusa em Díli.

A partir de 09 de Outubro, serão realizados os exames nacionais, inicia ndo-se o próximo ano lectivo a 23 de Outubro, que contará com um total de 117 pr ofessores portugueses.

Os docentes portugueses, distribuídos pelos 13 distritos de Timor-Leste , participam no programa de formação de professores timorenses em Português, a l íngua oficial do país a par do Tétum.

A formação prevê três anos iniciais de ensino da língua, com o programa a ser preparado conforme os conhecimentos manifestados em teste pelos professor es timorenses.

Concluída a primeira fase, é realizada a "profissionalização em exercíc io na área do ensino", referiu Filipe Silva.

Além dos formadores de professores, a cooperação portuguesa tem ainda c inco docentes em Díli que ministram cursos intensivos de cinco semanas aos funci onários do Estado.

Os professores portugueses estão em Timor-Leste desde 2000, no âmbito d e um programa do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD).

"No início, começámos a formar os alunos, mas desde o ano lectivo 2003/ 2004 que passamos a formar apenas os professores que um dia serão os responsávei s pelo ensino em língua portuguesa", explicou Filipe Silva, ao salientar que a a cção dos professores portugueses é "tentar rentabilizar o esforço para a replica ção dos conhecimentos de Português".

No final do ano 2006/2007, cerca de 2.400 de um total de 7.000 professo res do Estado timorense deverão estar aptos a dar aulas em língua portuguesa.

Além dos professores portugueses a trabalhar na área da formação de doc entes, existe ainda na capital timorense, desde 2002, a Escola Portuguesa de Díl i, que conta actualmente com 28 docentes e cerca de 450 alunos.

A Escola Portuguesa de Díli tem assegurado o ensino desde o pré-primári o até ao 7º ano, mas contará com turmas do 8º ano a partir do próximo ano lectiv o.

JCS.

1 comentário:

Anónimo disse...

Faco votos por que os professores portugueses, brasileiros, timorenses e de outros paises da lingua portuguesa tenham exito no proximo ano lectivo. Em minha fraca opiniao, a lingua portuguesa sera um dos obstaculos do neo-colonialismo australiano que a todo o custo que substituir o portugues pelo ingles. Infelizmente, continua a haver timorenses que diectamente ou indirectamente estao a servir os interesses dos australianos relativos a substituicao de portugues pelo ingles. Deus nos ajude a vencer mais esta batalha.
Bem haja a todos os professores de portugues em Timor-Leste!...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.