REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO
INFORMAÇÃO À IMPRENSA
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO
INFORMAÇÃO À IMPRENSA
Primeiro-ministro encontra-se com Presidente indonésio
O primeiro-ministro, José Ramos-Horta, encontrou-se esta quarta-feira, 23 de Agosto, com o presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, no final de uma visita de trabalho a Jacarta que o levou a participar no Fórum dos 100 Líderes da ASEAN (“ASEAN 100 Leadership Forum 2006”).
O chefe de Governo timorense foi o convidado especial deste fórum destinado a debater os principais temas relacionados com o futuro económico e político da Ásia, e fez o discurso de abertura do seminário. Sob o tema “O papel do sudeste asiático no mundo”, José Ramos-Horta analisou as convulsões políticas no sudeste asiático no Século XX, e expôs a importância da ASEAN para a estabilidade no sub-continente, sublinhando a importância de o bloco vir a tornar-se numa zona de comércio livre.
O fórum, que reúne 100 dos mais proeminentes líderes do sector político, empresarial e da sociedade civil, debateu pela terceira vez os desafios que a região enfrenta. O primeiro fórum realizou-se pela primeira vez em 2003, em Kuala Lumpur, e teve como convidado de honra o primeiro-ministro da Malásia, Mahatir Mohamed. O segundo teve lugar em Singapura, no ano passado, e foi aberto pelo chefe do Executivo local, Lee Hsien Loong.
Este ano, o Fórum foi encerrado pelo presidente Susilo Yudhoyono. José Ramos-Horta, o chefe de Estado da Indonésia e o ministro indonésio dos Negócios Estrangeiros, Nur Hassan Wirajuda, encontraram-se ao jantar, tendo aproveitado a ocasião para fazer um ponto da situação política e social sobre Timor-Leste.
Díli, 24 de Agosto de 2006
Sem comentários:
Enviar um comentário