quinta-feira, agosto 24, 2006

Dos leitores

Tradução: da Margarida

Victor da Costa disse "... a decisão estará nas mãos das pessoas e não da do Tribunal de Recurso." Não foi isso o que Victor da Costa disse antes de levar o caso ao Tribunal. Agora mudou de posição. E se o Congresso Extraordinário votasse ter outra vez como líderes da FRETILIN Alkatiri e Lu’Olo? O que é que o Victor diria então? Um outro congresso extra-extraordinário?

É uma grande pena que gente boa como José Luis Guterres e Adérito de Jesus Soares estejam em sociedade com Victor da Costa e Vicente Ximenes. Tria apoiado um Congresso Extraordinário da FRETILIN se os organizadores fossem Adérito e Lugu. Mas este bêbado e o seu amigo, o negociante falhado? De modo algum! No que é que se está a tornar a FRETILIN? No que é que se está a tornar Timor-Leste? Uma República Banana Republic com certeza.
Boa Sorte

22 comentários:

Anónimo disse...

Que chatice, denota-se claramente a forma habituada deste género de discurso... quando é que isto pára?

Anónimo disse...

Isto nao ha-de parar porque a FRETILIN nao ha-de parar. Ha tanta gente disponivel para criticar a FRETILIN. Tanta perseguicao politica. Mas enquanto criticam, nos vamos progredindo...
Nao conseguirao destruir a actual lideranca da FRETILIN. E coesa e integra. Nao conseguirao mobilizar as massas.Estao politizadas e nao podem ser manipuladas por quem quer que seja.
Podem todos fazer jogos politicos, aliancas possiveis e imaginarias. A FRETILIN continua serena mas determinada a vencer. A FRETILIN rege-se por principios, pelos seus estatutos e pelas leis da RDTL. A FRETILIN respeita a Constituicao da RDTL. Somos pelo estado de diretito democratico.

Anónimo disse...

De facto, sr/a comentarista das 9:55:02 AM, o v/partido tem demonstrado grande maturidade. Pelo que vimos, a grande maioria da populacao esta do v/lado. Ja todo o mundo comenta sobre esse aspecto: grande maturidade, grande disciplina, grande espirito de sacrifio, etc. Caso contrario, haveria maior confusao nesse belo pais.

Um abraco amigo

Anónimo disse...

Qual disciplina qual carapuca!! Essa "disciplina" nao e senao uma reflecao da incapacidade da lideranca da fretilin em mobilizar as massas para apoiar as suas posicoes. Bem que tentaram mas nao conseguiram. O povo recusou-se a ser um instrumento de defesa do seu poder. Quando estavam bem ignoraram o povo e quando foram desafiados tentaram apelar ao mesmo para lhes salvarem a pele e o povo nao foi na onda e alguem teve que ir parar no olho da rua.

Mas se acharmos que a "maturidade, grande disciplina, grande espirito de sacrifio" eh distribuir armas a esquadroes de morte, comprar votos nas eleicoes, tratar o povo com uma arrogancia desmedida, governar o pais como se pertencesse ao partido, usar activos do estado para os interesses do partido, desvalorizar quase metade da populacao em declaracoes publicas, perseguir cidadaos por serem simpatizantes de outros partidos, etc, etc entao concordo que a Fretilin tem realmente muita "maturidade, disciplina e espirito de sacrificio".

Mais especificamente ao sentido de sacrificio, a fretilin ja deu grandes provas disso no passado ao assassinar centenas de membros do proprio partido para manter impoluta a ideologia do partido. Nao dece ter sido facil mas fizeram-no pelo bem da fretilin.

Anónimo disse...

O cuco de repetição voltou a atacar, agora às 1:47:09 PM !

Anónimo disse...

Gosto especialmente deste tipo de linguagem:
"Nao conseguirao mobilizar as massas.Estao politizadas e nao podem ser manipuladas por quem quer que seja."

Estes anormais pararam no tempo e continuam a considerar as pessoas como gado e não como seres humanos com a sua individualidade intrínseca.

Não se enxergam?

Anónimo disse...

Agora atacou às 6:00:31 PM. Quem não se enxerga é quem anda repetidamente a vomitar a mesmíssima K7 porque o seu papel é tão só o de tentar desacreditar quem pensa de modo diferente.

Precisamente porque os seres humanos pensam é que concluíram pela necessidade de se agruparem em partidos para defenderem ideias e levá-las à prática pelo convencimento de maiorias. É isso que o cuco de repetição da "individualidade intrínseca" umas vezes, ou apologista de "líderes fortes" outras, quer ridicularizar umas vezes, demonizar outras.

Mas lembro-lhe que o acto de adesão a um partido é voluntário e individual como voluntário e individual é o convencimento a votar nesse partido. E lembro principalmente ao cuco de repetição que é nos partidos que o povo vota em TL para a maioria parlamentar e consequentemente para o seu governo.

Anónimo disse...

Oh valha-me Deus! Já não há paciência para os crentes de que todos estes "movimentos" em Timor são genuínos.
É só conhecer as personalidades em causa para se perceber que actuam a soldo de "alguém".
Qual voluntário e individual?!
Se assim fosse o governo não teria caído e a FRETILIN perdia naturalmente nas eleições.
Pousem os pés na real e não se esqueçam que 25 de ocupação Indonésia aculturou muitos dos Timorenses.
Tudo se compra em Timor até as opiniões.
Viva o dólar americano!

Anónimo disse...

A Indonésia é um dos países mais corruptos do mundo.
E foi este um dos grandes que a Indonésia deixou em Timor.
Tudo mas tudo se faz a troco de meia dúzia de dólares.
A corrupção é o cancro que destruiu e continuará a destruir a Nação.
Só quem não está em Timor é que acredita nas histórias "genuínas".
O 28 de Abril não foi mais do que um golpe organizado pela Austrália, apoiado pelos Estados Unidos e Japão.
O que moveu os "lideres" timorenses e a Igreja ao seu mais alto nível foram os seus interesses pessoais e o que lhes foi dado como moeda de troca por "colaborarem".
E o Povo?
O Povo é aquela "coisa" anónima de menos importância.
O Povo sabe que foram "os grandes" que "fizeram" a "crise".
Petróleo meus senhores é a causa dos "movimentos genuínos" de Timor-Leste.

Anónimo disse...

Anónimo das 7:23:55 PM: o povo é que vai decidir nas próximas eleições e então aí terá toda a importância. Nunca desvalorize o povo porque é ele que tem na mão a decisão, pelo voto.

Anónimo disse...

Fe nop povo...o povo amado....Povo Maubere...que alguns nunca conheceram. Vemos todos os dias a sofrer enquanto o PR nao consegue resolver os porblemas que ele criou e agora nao pode controlar, porque exigiu ter a seguranca nas suas maos quando nao tinha vergonha de admitir que so todos os orgaos de soberania juntos e que resolviam o porblema em Timor-Leste....eles o POVO nao esquecem quem fez isto a eles...olham ao monte, a Balibar, ai a cima das nuvens, e dizem...que desca...que venha e nos lhe dizemos...mais uma vez, o que pensamos disto tudo.

Anónimo disse...

margarida voce conhece esse "povo" de que tanto fala? Voce conhece Timor? Da maneira como tem feito comentarios neste blog para ser grande conhecedora de Timor e dos timorenses.

Anónimo disse...

O povo de que tanto falam será mais conciente de seus atos à medida que sua visibilidade do Estado timorense e das coisas do mundo, puder ser a mais próxima possível da realidade.E isto depende de educação no sentido mais amplo da palavra.
Como estou distante de TL, não sei da visibilidade política da população. O que posso entender, a partir da discussão levada neste blog, é que as lideranças da Fretilin são suficientemente lúcidas para levar TL a uma sustentabilidade econômica e social. Os demais partidos, e lideranças, aparentam uma fragilidade muito grande face a um projeto nacional, ou seja, que inclua a população. Às vezes me parecem anti-democráticos e arrivistas, o que é uma pena.
Logo, a transparência das ações do Estado timorense será o divisor de águas na qual a população expressará sua confiança ou suas decepções. Se mergulharem no nepotismo e na corrupção repetirão uma história cujo final todos conhecem.
Oxalá, construam um outro modelo de desenvolvimento socioambientalmente sustentável,onde os interesses do povo sejam realmente considerados.
Alfredo
Brasil

Anónimo disse...

Anonymous, Quinta-feira, Agosto 24, 2006 8:49:02 PM.

Sou Timorense e os comnetarios de Margarida mostra uma pessoa que conheces o Povo Timorense ha muitasvezes a opiniao dela que e muinta claro nao so sobre o povo mais sobre o necessidade de preservar o digno do povo e a respeita de democracia e nossa constituisao.

Anónimo disse...

"o seu papel é tão só o de tentar desacreditar quem pensa de modo diferente."

Você não pensa de modo diferente.
Primeiro, não pensa, faz o que a orientam para fazer.
Depois, mesmo que pensasse, não estaria a pensar diferente, mas sim igual, ao que os camaradas já pensavam há 50 anso atrás.

A única diferença é que agora modificou o discurso para o exterior e clama por eleições livres (ainda bem), quando o pensamento interior é que o povo deve ser governado pelo Comité Central que tudo sabe e tudo deve poder.

Como quer que alguém acredite na genuinidade das suas afirmações quando ainda nem há 15 anos, o seu modelo inspiracional passava pelo partido único, comissários políticos, repressão da liberdade de expressão, campos de reeducação, fomento do terrorismo internacional, etc....

Vai dizer-me que se converteu à democracia "burguesa"?

Que considera uma aberração os regimes de partido único?

Que considera criminoso alguém ir parar 15 anos a um Gulag por delito de opinião?

Que sempre se manifestou contra esse totalitarismo repressivo?

Venha agora, qual anjinho, chorar, gritar, exigir a democracia pluripartidária representativa.

Como pode alguém levá-la a sério e pensar que está genuinamente interessada numa democracia livre em Timor?

Limita-se a defender a FRETILIN que por acaso até teve maioria absoluta em 2001, sabemos todos porquê.

Como defenderia mesmo que não tivesse tido, ao concordar com a data de independência, por exemplo, imposta exclusivamente pela FRETILIN sem eleições, sem consultar povo nenhum, apenas porque, tendo as armas, acharam que sim.

E o seu espírito genuinmente democrático, acha muito bem. Desde que seja a vontade da FRETILIN.

Olhe, rico exemplo de democracia que os da sua corja estão a dar em Setúbal.

É isso que defende?

Ficamos todos esclarecidos.

Anónimo disse...

às 9:17:28 AM o cuco de repetição tornou a atacar, as pilhas devem ser durecell, a k7 é sempre a mesma.

Anónimo disse...

Coitada da margarida. Ja nem aguenta a pedalada dos argumentos. Nao estando habituada a pensar por si mesma este seu trabalho de ser mesmo cansativo.

Anónimo disse...

Afinal está provado, a Margarida só responde por K7.
Viva a K7Margarida.

E não contrapondo fica provado que temos razão.

Ou seja, a imagem democrata da Margarida não é genuína, é só fachada para enganar.

Anónimo disse...

Anónimo das 2:51:18 AM: parece que também não concorda com aquele ditado (um pouco racista, concordo) do "para quem é, bacalhau basta".

Anónimo disse...

Anonimo das 8:50:27 AM.

Tambem eu sou timorense e para mim a margarida e uma ignorante e facciosa que so repete aquilo que os alkatiristas dizem.

Anónimo disse...

Anónimo das 2:33:14 AM: afinal fico muito mais sossegada por me confirmar que eu penso como a maioria dos Timorenses.

Anónimo disse...

A maioria dos timorenses pensava que estava a votar para eleger Xanana Presidente. Espere por 2007 e vai ver.

Você nem pensa, obedece a orientações para apoiar sem pensar, o grupo de Maputo.

Nem conhece Timor, sabe lá como pensam os timorenses.

Você acha que conhece Portugal, e os portugueses não pensam como você.
Por outras palavras, o que você pensa só coincide com 7,5% dos votantes portugueses. Mas você é que está certa, os restantes 92,5% é que estão errados. São burros, coitados.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.