quinta-feira, agosto 24, 2006

Dos leitores

Da Margarida:

Hoje já ninguém inventa a "roda" porque há muito que a roda foi descoberta, hoje tomam-se (ou não) decisões políticas. E foi Mari Alkatiri quem tomou a decisão política de criar o Fundo de Petróleo, quem tomou a decisão política deste ser do modelo norueguês e quem tomou a decisão política de contratar conselheiros noruegueses. E o que parece hoje um consenso - este fundo, com este modelo - não o era há dois ou três anos atrás.

Na altura houve quem defendesse a distribuição da massa do petróleo por todos lembram-se? E nem há muito tempo ainda havia quem quisesse uma quota para a Igreja. Folgo que agora já concorde com esta decisão política do governo de Mari Alkatiri.

Quanto ao resto do seu paleio sobre a crise e as responsabilidades do Alkatiri, é tal e qual o paleio do Xanana em 22 de Junho. Ele aí também foi muito afirmativo em atribuir a crise ao Alkatiri, aliás ele atribuiu todos os males do país ao Alkatiri e ao Lu'Olo, isto é à direcção da Fretilin.

Muito responsavelmente e com grande sentido de Estado, Alkatiri não pôs petróleo no fogo e predispôs-se a resignar para que Xanana não resignasse. Conseguiu com este gesto preservar o essencial: a paz social, a Constituição, o Parlamento Nacional, o II Governo Constitucional da Fretilin e as eleições em 2007. E a seu tempo se saberá das responsabilidades doutros órgãos de soberania no armadilhar desta crise. Não adianta pois tirar já conclusões como aliás Xanana tirou em 22 de Junho, porque num caso que o Tribunal de Recurso já dirimiu, provou que Xanana errara.
.

11 comentários:

Anónimo disse...

Diz o ditado que o poco tem sempre razão, mas que se fosse mais culto, teria muito mais razão.

"E foi Mari Alkatiri quem tomou a decisão política de criar o Fundo de Petróleo, quem tomou a decisão política deste ser do modelo norueguês e quem tomou a decisão política de contratar conselheiros noruegueses."

Se não fosse tão ignorante dos assuntos de Timor, saberia que os consultores noruegueses começaram a trabalhar contratados pela UNTAET.

"Na altura houve quem defendesse a distribuição da massa do petróleo por todos lembram-se? E nem há muito tempo ainda havia quem quisesse uma quota para a Igreja"

Pode demonstrar quem, quando e onde pediu a distribuição da "massa" por todos?
E essa história de dividir a massa por todos e pela igreja é uma falácia que nunca ninguém demonstrou. É que para que fosse verdade, seria preciso muito mais que uma acusação anónima neste blogue.

Que me recorde, a única pessoa que alguma vez mencionou intenção de distribuir dinheiro por todos, foi um pretendente a candidato a Presidente que se dizia descendente da casa real portuguesa, e que tinha uma herança colossal que pretendia distribuir por todos os timorenses.
Mas esse, tinha um parafuso a menos a coisa ficou assim mesmo.

Anónimo disse...

poco=povo

Anónimo disse...

Margarida, parabens pela sua brilhante analise relembrando-nos a importancia do Mari Alkatiri no nosso Timor-Leste. Os factos vao revelando a grandeza deste homem no processo de libertacao do nosso povo em todas as dimensoes

Anónimo disse...

Ai sim? O povo continua a pagar taxa para este programa do Mari e Rogerio "Reducao de Colesterol".
Compram armas e fazem fugir o povinho e o povo esta grato por ter os colesterois reduzidos.

Mak la pake duni.

Anónimo disse...

Anónimo das 8:44:21 AM: mas de facto a decisão política de criar o fundo, do fundo ter o modelo norueguês e de ter contratado conselheiros noruegueses foi do governo de Alkatiri. Pode ler aqui o documento de 18 de Outubro de 2004

TTP://WWW.PM.GOV.TP/PORT/FUND.HTM

que inicia a consulta pública sobre o Fundo Petrolífero, e pode ler aqui o documento em discussão

http://www.pm.gov.tp/port/PF-DiscPaper-Final-pt.doc

e neste encontra escrito que (…) “No seguimento de uma consulta pública ampla, o Governo tenciona propor ao Parlamento, no princípio do próximo ano, uma lei que estabeleça o Fundo Petrolífero. Dependendo da aprovação por parte do Parlamento e promulgação pelo Presidente, o Fundo Petrolífero pode ficar operacional a partir de 1 de Julho de 2005, data esta que corresponde ao arranque do ano fiscal de 2005-2006.

Dr. Mari Alkatiri
Primeiro-Ministro"

Quanto ao gasto sem critério dos fundos do petróleo veja esta recente tomada de posição que está no site da UNOTIl, em 7 de Agosto pode lá encontrar este artigo, onde às tantas vê o Mário Carrascalão a defender essa posição no artido Oil the saving grace for Timor, da AssoCIATED PRESS (…)
(...) Alguns críticos em casa admiram-se porque é que Timor-Leste não tira vantagem das suas reservas de gás e petróleo mais rapidamente para movimentar a sua economia e levar as pessoas – que ganham menos de um dólar por mês em média – de regresso às suas casas. "Se temos o dinheiro, usemo-lo e vez de pedir a outros países”, disse Mário Carrascalão (…)" (The Standard, Hong Kong)

http://www.unotil.org/UNMISETWebSite.nsf/cce478c23e97627349256f0a003ee127/fcf94c94f474e6de492571c3002936c3?OpenDocument

Anónimo disse...

O Fundo Petrolífero foi recomendado aos líderes timorenses pela UNTAET. Foi a UNTAET que contratou os primeiros noruegueses para o explicarem e ajudarem a montar.
É claro que foi Alkatiri quem propôs formalmente a sua operacionalização. Pois quem mais havia de ser, se era ele o PM? Não vejo como poderia ter sido algum líder da oposição. Só podia ser quem estivesse no Governo.
Não sei qual é a admiração.

O que eu gostava de saber, é qual foi o destino das dezenas de milhões de USD$ que começaram a chegar em 2000 e que iam sendo depositados numa conta na Austrália.

Sobre isso, apesar de inquirido no Parlamento várias vezes, Alkatiri nunca deu explicações.
Por isso propagava a ideia (que neste blogue se repetiu vezes sem conta) de que o primeiro USD$ só tinha entrado no Fundo em Janeiro de 2005.

Então cadê os dólares da tal conta?

Terá sido dividido entre todos (os da FRETILIN)?

Anónimo disse...

Anónimo das 2:47:29 AM: que tal provar o que diz em vez de se limitar a mandar uns bitaites?

Anónimo disse...

Cadê os dólares do petróleo que começaram a ser depositados em 2000?
Sabem onde param?

É que os primeiros dólares, embora muito reduzidos, começaram a chegar em 2000.

Anónimo disse...

7:50:21 PM: na apresentação do orçamento, em 8 de Agosto, no Parlamento Nacional o próprio actual PM explicou que "Em 31 de Março de 2006 o valor de mercado do Fundo Petrolífero foi $508.1m. O saldo estimado do fundo em finais de 2005-06 está calculado nos $623.4m. O total da riqueza petrolífera proveniente do campo de Bayu Undan está estimado em $9.4 mil milhões.". Se quiser saber o resto vá ao Arquivo de 8 de Agosto que o discurso está lá todo.

Anónimo disse...

Os dólares do petróleo nunca foram depositados na Austrália, mas numa conta da Reserva Federal Americana, até à constituição do fundo petrolífero. Essa conta só podia ser movimentada com autorização do Parlamento.

Anónimo disse...

E onde estão agora se o primeiro dólar só entrou no Fundo Petrolífero em Janeiro de 2005?
Onde estão reflectidos nas contas do Fundo? Ou seja, no primeiro dia de funcionamento do Fundo, o seu capital já deveria ser o total depositado na Reserva Federal Americana, acrescido de juros, certo?
Já os viu? Estão lá nas contas?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.