segunda-feira, agosto 07, 2006

Observação e cronologia da crise de Timor-Leste em 2006 (V) - trad.

Tradução da Margarida:

Liderança política

Uma ruptura nas relações entre o Presidente e o Primeiro-Ministro só pareceu desenvolver-se depois do assassinato em Dili de 10 (mais tarde 12) e dos ferimentos de 27 polícias desarmados que se tinham rendido à polícia da ONU em 25 de Maio. O Presidente declarou completo controlo sobre as forças de segurança, e o Primeiro-Ministro discordou, dizendo que o seu próprio papel constitucional continuava, a não ser que o parlamento declarasse o Estado de Emergência. Seguiram-se três dias de conversações, que acabaram numa declaração menor em 30 de Maio de um período de 30 dias de Crise Nacional, no qual todos os elementos do Estado deviam trabalhar mais próximos para ultrapassar a crise. O Presidente Gusmão disse que todas as armas deviam ser entregues dentro de 30 dias. A próxima prioridade era negociar as questões com os grupos amotinados, e a terceira era a preparação das eleições de 2007.

O Primeiro-Ministro declarou que o Presidente nunca tinha pedido a sua resignação.

No dia seguinte o Primeiro-Ministro disse ao Presidente que os Ministros Rodrigues e Lobato tinham resignado. O Ministro dos Estrangeiros Horta foi nomeado Ministro da Defesa interino. O governo também pediu formalmente à ONU para investigar todos os incidentes da violência.

A isso seguiu-se um criticismo ao Primeiro-Ministro mais determinado nos media pelo Ministro dos Estrangeiros, bem como uma declaração mais extrema do Tenente Salsinha e do Major Reinado contra o Primeiro-Ministro. Em 9 de Junho emergiu um novo elemento com um Comandante Railos alegando que em 8 de Maio o Primeiro-Ministro e o Ministro do Interior Lobato lhe tinham dado e a um grupo de veteranos armas e lhes tinham ordenado para eliminar os soldados peticionários e os opositores dentro da FRETILIN. No dia seguinte o Presidente Lasama do PD reclamou que estava na lista de ataque do Primeiro-Ministro.

Pedidos para a resignação do Primeiro-Ministro atingiram novas alturas. O Comandabte Railos e a sua força armada foram videofilmados por uma TV Australiana na vivenda do Presidente do PSD Mário Carrascalão, fora de Dili. Railos fez a revelação curiosa que as suas forças estiveram sob o fogo da F-FDTL em Tasi Tolu em 24 de Maio e que sofreram casualidades, e por isso ele tinha mudado de campo.

Em 14 de Junho, o Presidente dirigiu-se ao parlamento para declarar que suportaria sempre a Constituição e a regra da lei em Timor-Leste enquanto fosse Presidente, aparentemente pondo um fim nas expectativas de que de algum modo demitiria o Primeiro-Ministro.

A seguir o Primeiro-Ministro e o Presidente concordaram em remover a provisão criminal da difamação no novo código penal e pediram ao parlamento para expandir o período de discussão do Código Penal para possibilitar esta emenda. O governo também alterou o orçamento para providenciar mais fundos para a reconstrução e bem-estar dos deslocados.

Em 17 de Junho, alguns membros do Comité Central da FRETILIN liderados pelo Ministro Estanislau da Silva encontrou-se com o Bispo Ricardo de Dili para estabelecer um diálogo mais próximo para responder a esta crise séria juntos. Depois disso fizeram declarações muito positivas para os media.

As tensões foram aguçadas pela exposição na televisão Australiana do grupo armado de Vicente Reilos em 9 e 15 de Junho. Este grupo alegadamente foi organizado pelo agora resignado Ministro do Interior Rogério Lobato em 7-8 de Maio deste ano como uma força armada secreta da FRETILIN. Reilos alegou que isso foi sob ordens do Primeiro-Ministro. Em 20 de Junho, foi anunciado que Lobato seria preso por ter armado civis, e foi impedido de sair do país essa manhã no aeroporto. Outra vez, o Ministro dos Estrangeiros e da Defesa Horta reclamou ter apoio popular para ser Primeiro-Ministro e disse que Alkatiri não tinha vergonha por continuar depois de toda esta controvérsia. Horta até posou na TV com o grupo armado de Reilos, que pouco depois disse que iria entregar as suas armas. Um problema para a história de Reilos é que este alegado grupo da FRETILIN tomou parte no ataque de 24 de Maio ao Quartel-General das F-FDTL. Alkatiri continuou a rejeitar estas alegações e pedidos para resignar, e continuou a apoiar uma independente, internacional investigação de todos os incidentes e alegações.

Há tensões entre Gusmão e Horta por um lado, e com Alkatiri e a FRETILIN no outro, expressados em abordagens diferentes do desenvolvimento económico, e apoio não oficial de Horta e Gusmão para o PSD desde 2001. Há alargado criticismos ao modo de Alkatiri lidar com criticas, uma aspereza e rectidão que não é a prática cultural em Timor-Leste. Mas isto não conta para uma base para cada um dos lados lançar um golpe contra o outro.

Como esta crise e as crises anteriores demonstraram, as exigências dos manifestantes são no fim inaceitáveis para todos os líderes políticos, que de facto permanecem em geral comprometidos com a visão de 1974 da FRETILIN duma sociedade em Timor-Leste livre, democrática e justa.

.

23 comentários:

Anónimo disse...

Que tamanha propaganda! Vergonhoso como querem reinventar a historia.

Anónimo disse...

se e mentira gostaria de ver as provas

Anónimo disse...

Timor on line esta andar muito mal. Ja nao e imparcial mas a Margarida

Anónimo disse...

anonimos 10:31:02 AM 11:44:59 AM
Estas traducoes da Margarida nao e estranho, ela esta a traduzir aquilo que todos nos sabemos, a nao ser que estavas a dormir e so acordastes a pouco tempo.

Anónimo disse...

ESTA TRADUCAO FEITA DE NAO SEI QUAL ARTIGO, NEM DE QUEM O ESCREVEU E TOTALMENTE PRO ALKATIRI E PRO FRETILIN. COMO E QUE A MARGARIDA JA SO TRADUZ ARTIGOS DESCARADAMENTE TENDENCIOSOS! PORQUE NAO DE OUTRAS TENDENCIAS!
JA NEM SEQUER SABE ESCONDER QUAL A SUA COR! ATE ME DA VOMITOS! NAO ME DIGA QUE TAMBEM E UMA DAS "KOHE MAMA" DO MARI?

Anónimo disse...

Ao anonimo das 11:02:48 AM

Provas? Disparate! Quem escreveu este artigo e que deve provar, sem margem para duvidas, que houve um golpe e que as acusacoes aqui feitas sejam fundamentadas. Senao nao passam de palpites sem qualquer fundamento. Nao passam de teorias conspirativas.
O onus da prova esta com quem apoia estas teorias.

Anónimo disse...

E obvio que os comentaristas acima nao gostam de ler as verdades nuas e cruas. VIVA A DEMOCRACIA QUE NAO EXISTE EM TIMOR-LESTE.
Fote Make Riba

Anónimo disse...

Qual verdades? A Margarida sabe mais do que nos que estamos ca!

Venha ate ca ver a realidade!

Anónimo disse...

O facto de se traduzir algo sem qualquer identificação de proveniência, do autor ou de onde foi extraído, é a melhor prova de que isto não passa de uma manobra panfletária de propaganda barata da FRETILIN. Mas como isso é o propósito assumido do blogue, também não surpreende ninguém.

Anónimo disse...

A traducao da Margarida e de um artigo do Jose Vilhena da Gaiola Aberta do dia de Sao Nunca a Tarde.

Anónimo disse...

A realidade e a seguinte: Voces nao tem capacidade para pensar e chegar a conclusoes por vos proprios e o resultado esta a vista!
Fote Make Riba

Anónimo disse...

A pois ja esta tudo dito. Se as pessoas nao chegarem as mesmas conclusoes que o Fote Make Riba e os camaradas da Fretilin e porque nao sabem pensar. Infelizmente para si, "camarada", nem todos pensam da mesma maneira e chegam as mesmas conclusoes. Imagine la um arco iris todo vermelho. Nao teria graca nenhuma. Nao acha?

Anónimo disse...

A ideia também não é que tenha graça, é só mesmo levar tudo no mesmo rebanho.

Propaga-se uma mentira mil vezes e vai haver muita gente a julgar que é verdade.

Receita antiga e conhecida.

Só que o mundo já não é o mesmo de 1917.

Para desgraça de alguns, agora as pessoas deram em querer pensar pela sua própria cabeça.

E lá se vao a Internacional pelo cano.

Anónimo disse...

Nao foi exactamente isso que o Xanana e seus lacaios fizeram recentemente? Propagar mentiras? Estou a ver que tens experiencia nesse campo, e que eras um dos tais lacaios! Alem disso acho que tambem usas a cabeca dele para pensar, pois a tua esta oca.
Fote Make Riba

Anónimo disse...

Fote Make Riba. Diga la que mentiras sao essas? E por favor, mostre a sua civilidade, se a tem, e deixe de insultar as pessoas.

Anónimo disse...

Ao anonimo das 12:45:41: Civilidade!Talvez queria dizer CIVISMO! Voce tem lata! Diz que pertenco a um rebanho, que sou camarada, e vem agora com conversas!
A rebanhos nao pertenco porque nao sou carneiro como voce e guardado por aqueles caes especiais, que respondem a assobios! Voce quando ve esse tal cao, caga-se todo e quando esse cao ouve o assobio do seu dono, e que ljhe da ordens para voce se cagar todo.
Quanto a camaradas sos os tinha quando andava na escola e Liceu ja ha muitos anos!
Fote Make Riba

Anónimo disse...

Ao anonimo das 12:45:41: Civilidade!Talvez queria dizer CIVISMO! Voce tem lata! Diz que pertenco a um rebanho, que sou camarada, e vem agora com conversas!
A rebanhos nao pertenco porque nao sou carneiro como voce e guardado por aqueles caes especiais, que respondem a assobios! Voce quando ve esse tal cao, caga-se todo e quando esse cao ouve o assobio do seu dono, e que ljhe da ordens para voce se cagar todo.
Quanto a camaradas sos os tinha quando andava na escola e Liceu ja ha muitos anos!
Fote Make Riba

Anónimo disse...

O Fote Make Riba seu brutamontis, burro velho. Va la ao dicionario ver o significado de "civilidade" e diga me la como e que estou errado. O seu problema e que so sabe dizer as coisas de uma so maneira. Ou seja, voce e muito limitado na sua expressao. Para a proxima vez quando pensar em armar-se em professor de portugues recorra a mais materiais de apoio antes de fazer figura de asno.

"civilidade"
substantivo feminino

1. conjunto de formalidades observadas num grupo social;

2. observação de regras de urbanidade em sociedade; cortesia; polidez;

(Do lat. civilitáte-, «qualidade de cidadão»)

© 2004 Porto Editora, Lda.
------------------------------------------
"civismo"
substantivo masculino

1. dedicação pelo interesse público;

2. comportamento demonstrativo de respeito pelos valores da sociedade e pelas suas instituições;

(Do fr. civisme, «id.»)

© 2004 Porto Editora, Lda.

-------------------------------------------

Anónimo disse...

Burro velho nao! Cavalo velho com cinco patas e a 5a. e para ti. So sou limitado na minha expressao quando me dirijo a individuos com limitada capacidade de visao como voce.
Adios amigo
Fote Make Riba

Anónimo disse...

Ah pois. Em alturas destas o melhor e mesmo recorrer a javardice e bater a retirada. nao e?
Voce e a prova viva que a velhice nem sempre iguala a sabedoria. Nem vale a pena perder tempo consigo.

Anónimo disse...

Nao, nao me retirei nem nunca o farei. Recorro a javardice para lidar com javardos. E o que disse acima mantenho. Nao sabia que voce agora, alem de ser um lacaio dos javardos que estao destruindo Timor, e tambem perito em medicoes de sabedoria. Qual a Universidade que frequentou?
Fote Make Riba

Anónimo disse...

Nao interessa a universidade que frequentei mas somente que frequentei uma universidade. E voce? Nao foi voce que disse ter sido colega do Ramos Horta em Timor e que nem sequer fez a quarta classe?
Hahaha...
Tenha mais cuidado com o que escreve porque revela muito sobre si.

Anónimo disse...

Uma Universidade da Indonesia, era isso que queria dizer?
Quanto a ser colega do Ramos Horta fui sim senhor, e acabei o segundo ciclo Liceal.
Quanto a cuidado com o que escrevo escrevo o que sinto. Se revela muito sobre mim que assim o seja, qual o problema?
Posso revelar uma coisa, amigo/a, fui semi-professional de boxe, e actor em filmes pornograficos! Quer saltar para o ring ou para a cama?
Fote Make Riba

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.