segunda-feira, agosto 07, 2006

Comunicado à Imprensa - PM

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO

INFORMAÇÃO À IMPRENSA


Restantes membros do Governo empossados

Em cerimónia prevista para as 16h00 desta terça-feira, 8 de Agosto, no Palácio de Lahane, em Díli, será conferida posse pelo Presidente da República, Xanana Gusmão, aos seguintes membros do Governo:

- ministra da Administração Estatal, Ana Pessoa;
- vice-ministro da Educação para o Ensino Técnico e Superior, Vítor Conceição Soares; - vice-ministra da Justiça, Isabel Ferreira;
- secretário de Estado para a Coordenação da Região I (Lautém, Viqueque e Baucau), José Reis;
- secretário de Estado para a Coordenação da Região II (Manatuto, Manufahi e Ainaro), Adriano Corte-Real;
- secretário de Estado para a Coordenação da Região III (Díli, Aileu e Ermera), Carlos da Conceição de Deus;
- secretário de Estado para a Coordenação da Região IV (Liquiçá, Bobonaro e Cova-Lima), Lino Torrezão;
- secretário de Estado residente em Oe-Cusse, Albano Salem.

Da estrutura orgânica do II Governo Constitucional, ficam ainda por ser preenchidos os cargos de vice-ministro dos Transportes e das Comunicações e de secretário de Estado da Cultura.

Inspector-geral toma posse

O primeiro-ministro, José Ramos-Horta, confere posse esta terça-feira, 8 de Agosto, ao novo inspector-geral de Timor-Leste, Manuel Coutinho Bucar.

Licenciado em Economia pela Universidade de Udayana (Bali, Indonésia), Manuel Coutinho Bucar tem 38 anos, é desde 2001 decano da Faculdade de Economia da Universidade Nacional Timor Lorosa’e e já desempenhou funções de comissário na Comissão Nacional de Eleições.

O novo inspector-geral sucede no cargo a Mariano Lopes da Cruz, que faleceu a 5 de Maio.

A tomada de posse está marcada para o Palácio de Lahane, em Díli, devendo ocorrer a seguir à tomada de posse dos restantes membros do II Governo Constitucional de Timor-Leste.


Díli, 7 de Agosto de 2006

16 comentários:

Anónimo disse...

Para que serve um Inspector-Geral num país em que a Procuradoria-Geral não funciona?!

Não seria mais útil e mais honesto preocuparem-se em nomear um Procurador-Geral honesto?!

A isto se chama tapar o sol com a peneira.

Anónimo disse...

Os processos enviados pelo novo Inspector-Geral para o Procurador-Geral terão o mesmo destino que os enviados pelo anterior Inspector - aguardarão na prateleira...

Anónimo disse...

"No caso de Mari Alkatiri avançar com a demissão, Ana Pessoa disse que a "consequência lógica e natural" é a queda de todo o governo, reiterando que não fará parte de qualquer solução de executivos de transição ou de iniciativa presidencial.

"Eu não admito de forma nenhuma pactuar com golpes constitucionais. Isso não é solução e compromete o futuro do nosso país enquanto democracia", afirmou.

"Integrar um governo que violenta esses princípios não faz parte de mim ", sublinhou a ministra timorense, que regressa quinta-feira a Díli."

Anónimo disse...

É o que se chama coerência e honestidade política. Também, vindo de onde vem, Ana Pessoa afinal até é coerente. Coerente com o contorcionismo político de quem não quer ver-se arredado da manjedoura.

A Vice-Ministra da Justiça indigitada é quem eu estou a pensar?

Anónimo disse...

E a antiga assesora para os direitos humanos do antigo PM e esposa do Taur Matan Ruak.

Anónimo disse...

Sem querer por em causa a Senhora, que qualificações a recomendam para o cargo em causa?

Anónimo disse...

Para informacao do comentarista das 2:25:21 AM, a sra em causa e licenciada em Direito e e uma das pessoas mais integras e estudiosas que o pais tem. Tem consciencia das suas limitacoes, mas e coerente com os valores de melhor servir o povo. Tem uma nocao de estado muito clara e defende com muita clareza e conviccao a separacao de poderes das intituicoes do Estado. Acima de tudo, defende intransigentemente a independencia da justica dos poderes politicos.

Tem qualidades proprias e nada tem a ver com o facto de ser esposa do General Taur Matan Ruak que e tambem uma pessoa de uma integridade invejavel e de elevado sentido de estado.

Anónimo disse...

Os quadros e militantes da Fretilin que fazem parte do chamado II Governo Constitucional (?), obedecem a decisao da Comissao Politica Nacional (CPN) da Fretilin. Eh uma questao de disciplina partidaria. Portanto, a Dra Ana Pessoa integra o governo nestas condicoes.

Anónimo disse...

Duvido a competencia da nova Vice-Ministra. O que tem feito quando era assesora de Direitos Humanos? O que ira fazer no MJ, enquanto todos os documentos feitos em Portugues?

Anónimo disse...

Sera que e capaz um pessoa de educacao lidar com assuntos de Inspector Geral? Muito mais ainda essa posicao esta sob a posicao do PM? Duvido a objetividade das inspeccoes... Seria melhor transformar a uma instituicao autonoma/independente e colocar uma pessoa independente,adulto, formado em direito e apto a tomar decisoes pelo menos com experiencia na administracao publica.

Anónimo disse...

Fiquei esclarecido sobre as qualificações da Vice-ministra para a Justiça. Só perguntei, mais nada.

Mas o comnetário do anónimo das 12:48:32 PM só revela o seguidismo que transforma as pessoas em seres invertebrados.

É que até na política, e principalmente na política, exige-se honestidade intelectual e coerência política, antes de qualquer disciplina partidária.

Pôr o partido acima da honestidade pessoal só mostra a natureza da pessoa e do partido.

Anónimo disse...

A escolha de nova vice-ministra de justiça é uma óptima escolha, não por ser casada com quem é, mas por ser pessoa como é.
Foi uma das pessoas responsáveis pela instituição do Provedor, e empenhada, ainda como estudante, durante a ocupação indonésia na defesa dos direitos humanos. Domina Português quase na perfeição.
É uma pessoa integra e completamente devota à justiça no seu sentido mais lato.
Tem qualificações e tem personalidade para o cargo!!!
O Estado de Timor-Leste só pode beneficiar com pessoas das suas qualidades!

Anónimo disse...

Eu ca nomeava o Malai Azul ou a Margarida.
E o ministerio seria conhecido como ministerio da linguica.

Anónimo disse...

Anónimo das 6:57:32 PM.

Domina o português quase na perfeição desde quando?

Ainda não há muito tempo só falava tétum e bahasa indonésio.

Anónimo disse...

decano da universidade - decano???

Anónimo disse...

Essa de decano da universidade da para rir.
Tantas universidades em Timor!!
Ate ha um professor que na australia era condutor de autocarros e agora e professor catedratico em Timor!!
Faz-me lembrar que ate o Horta ja teve o titulo de Professor Emeritus duma universidade de Dili. Portanto um professor que passou a reforma mas sem ter nunca ter sido professor!!
Ate o 5o. ano do Liceu nao conseguiu tirar!!!!
Ai minha terra que tantos ilustres filhos produziste!!!!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.