quinta-feira, agosto 17, 2006

O Japão visa acção do Conselho de Segurança da ONU sobre Timor-Leste pelo fim de semana

Tradução da Margarida.

The Japan Times
Quinta-feira, Agosto. 17, 2006

NEW YORK (Kyodo) O Japão tomará a liderança nas conversações sobre Timor-Leste para determinar o mandato de um sucessor para a existente missão política da ONU, com o objectivo de adoptar uma resolução do Conselho de Segurança pelo fim de semana, disse na Terça-feira o embaixador na ONU Kenzo Oshima.

O Japão é o país líder do chamado Grupo Líder que trata de Timor-Leste e que compreende a Austrália, Brasil, Japão, Nova Zelândia, Portugal e Grã-Bretanha.

Numa reunião aberta do Conselho de Segurança, Oshima disse que ao mesmo tempo que há um acordo alargado em montar-se uma missão multi-dimensional, largamente baseada em recomendações descritas num relatório de 8 de Agosto do Secretário-Geral Kofi Annan, há ainda uma "divergência significativa de opiniões em como gerir a sua componente militar."

Disse que "alguns argumentam que deve permanecer sob arranjos bilaterais, enquanto outros defendem que essa (componente) devia ser sob capacetes azuis da ONU."

O Japão acredita que "seria preferível utilizar, na mais completa extensão possível, as forças de segurança internacionais que foram providenciadas sob arranjos bilaterais," disse.

Entre as recomendações no relatório de Annan está uma proposta de acrescentar cerca de 2,000 pessoal da polícia e militar para observar as eleições de 2007 e para manter um "ambiente seguro e estável" como parte duma missão integrada da ONU.

O relatório também propõe um "compacto" entre Timor-Leste e a comunidade global para coordenar "o governo, ONU e outras multilaterais e bilaterais contribuições para programas prioritários."

2 comentários:

Anónimo disse...

O problema da inseguranca em Dili continua, desencorajando assim que os desalojados voltem a suas casas se e que ainda as tem.
As pedradas, as perseguicoes entre grupos de um lado e doutro, sao a meu ver uma conveniencia para que as tropas estrangeiras continuem em Timor, principalmente as da Australia.
No Iraque aonde estao cerca de 150 mil soldados norte Americanos, as bombas explodem diariamente! Dado que os Americanos e o Governo marionete do Iraque dizem controlar tudo, ja alguem perguntou de onde vem os explosivos para essas bombas que matam milhares e milhares de inocentes?
Nao sera que essas bombas estao sendo rebentadas por conveniencia?

Anónimo disse...

Teorias de conspiração... :)))

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.