Díli, 16 Ago (Lusa) - O Governo timorense anunciou hoje que terão início em Setembro as obras da Casa da Cultura em Díli, um projecto que será suportado pelo Banco Nacional Ultramarino e está avaliado em 600.000 dólares (470.000 euros).
Num comunicado da reunião do Conselho de Ministro refere-se que as obras na "Uma Fukun" ou Casa da Cultura em Tétum, arrancam em Setembro, estarão concluídas em quatro meses o que permitirá abrir o espaço ao público até Maio de 2007.
O edifício a recuperar data do século XIX, foi usado durante a Administração portuguesa de Timor-Leste como instalação militar e como comando militar do distrito de Díli durante a ocupação indonésia, encontrando-se abandonado.
Depois de concluídas as obras e de acordo com o projecto apresentado hoje ao Governo por Correia Pinto, gerente do BNU em Timor- Leste, será instalada uma biblioteca com mais de 4.000 livros, uma videoteca e um espaço de acesso á Internet, além da componente cultural com um auditório, sala de exposições e zona de lazer.
A recuperação do edifício pelo BNU é uma consequência do protocolo entre o Governo de Timor-Leste e o banco que prevê a gestão do espaço cultural e de informação por um período de 20 anos.
Na reunião ministerial foram também discutidas sugestões de agilização da execução do Orçamento do país que prevê despesas superiores a 315 milhões de dólares até meados de 2007, a criação de uma comissão permanente de eventos nacionais.
Foram ainda marcadas para segunda-feira duas reuniões específicas do Conselho de Ministros, uma para apresentação do programa das políticas fiscal e descentralização, da parte da manhã, e outra sobre questões de segurança, a partir das 14:30 locais.
JCS.
quinta-feira, agosto 17, 2006
BNU recupera Casa da Cultura - Conselho de Ministros
Por Malai Azul 2 à(s) 03:12
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário