quinta-feira, julho 20, 2006

Missão da GNR permanece no terreno, diz MNE

RR

O ministro dos Negócios Estrangeiros português adiantou hoje que a missão da GNR deverá permanecer em Timor-Leste pelo menos até ao final do ano.

19/07/2006

(22:42) Comentando o apelo do Bloco de Esquerda (BE) para que o Governo português pusesse um ponto final na missão da GNR, por esta estar "esgotada", Luís Amado referiu que o Governo não tem esse entendimento.

"Achamos que a GNR tem ainda um papel a desempenhar em Timor-Leste. Enquanto as autoridades legítimas de Timor-Leste nos solicitarem o apoio dessa força, tendo em vista as condições de segurança e de ordem pública em Díli, manteremos esse apoio", sublinhou o ministro.

"Temos de aguardar as decisões ao nível das Nações Unidas, o relatório do enviado-especial, Ian Martin, foi apresentando ao secretário-geral" e, agora, aguarda-se a posição de Kofi Annan "sobre a presença das Nações Unidas" no território "para avaliar o futuro da nossa presença", adiantou Amado.

"Veremos que características terá a força das Nações Unidas decidida para o território e, em função disso, avaliaremos a nossa participação ao nível da presença da GNR", acrescentou.

Questionado sobre se isso quer dizer que a força da GNR continuará em Timor-Leste até ao final do ano, respondeu Luís Amado: "É natural que sim, que se mantenha até ao final do ano".

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.