sexta-feira, fevereiro 08, 2008

UNMIT Security Situation: 2 – 8 February 2008

This is a broadcast of the UN Police in Timor-Leste to provide you with information about the security situation around the country.

The security situation in Dili and across the country over the week has remained relatively calm with low level disturbances occurring at irregular intervals in Dili and the districts. The overall situation nationwide is expected to remain calm over the next seven days.

Over the past week, there have been a total of 32 incidents with an average of five incidents per day (period covering 30/01-05/02). This compares with 40 incidents last week and 67 incidents during this time last year. The majority of these incidents have been public disturbances, assault and low-level group fighting. There have been two homicides.

While there is relative stability across the country, the stability is fragile as evidenced by three events this week: two explosions in Dili; and gunshots fired in Ermera. The first explosion occurred on Wednesday (06/02) north of the Australian Embassy. The second explosion occurred the following day (07/02) inside the compound of the International Security Forces. No damages or injuries were sustained in either explosion. UNPol and the PNTL are urging members of the public who have information to come forward to assist with the investigations.

An encounter between the ISF and some members of Alfredo Reinado’s group also occurred on Wednesday (06/02) in Lauala village, Ermera District. The soldiers were on a routine patrol when they encountered the group. Reinado’s group fired shots into the air. The ISF did not return fire and immediately withdrew in an attempt to defuse the situation. No injuries were sustained during this incident. UNMIT reiterates that such incidents underscore the need and importance for Alfredo Reinado to submit peacefully to justice.

The Government’s policy to reduce food rations was introduced this week in IDP camps in Dili. While some IDPs are protesting the new policy, no security incidents have occurred. To date, five camps have refused the reduced food rations.

Approximately 90 petitioners arrived in Dili to commence discussions with the Government and the F-FDTL on Thursday (07/02) in Kampung Alor. The discussions are progressing peacefully.

The police advise to avoid travelling during the night to the most affected areas. Please report any suspicious activities. You can call 112 or 7230365 to contact the police 24 hours a day, seven days a week.

Tradução:

UNMIT – MONITORIZAÇÃO DOS MEDIA - Sexta-feira, 8 Fevereiro 2008

"A UNMIT não assume qualquer responsabilidade pela correcção dos artigos ou pela correcção das suas traduções. A selecção dos artigos e o conteúdo deles não indicam apoio ou endosso pela UNMIT expressa ou de qualquer modo implícita. A UNMIT não será responsável por qualquer consequência resultante da publicação ou da confiança em tais artigos e traduções."

Relatos dos Media Nacionais

TVTL cobertura de notícias

Grupos não identificados fazem explosão no encontro dos peticionários:

Grupos não identificados atiraram uma granada no local de encontro dos peticionários em Ai-Tarak Laran, Dili. Não houve feridos. Os suspeitos fugiram antes da chegada da Task Force da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL). O Comandante Operacional da PNTL, Henrique da Costa, disse que a situação estava sob controlo e que o caso está a ser presentemente investigado. A PNTL ficará no local até acabar o diálogo.


Governo vai atribuir subsídios extraordinários às F-FDTL e PNTL:

Os membros da F-FDTL e da PNTL vão receber subsídios extraordinários do Governo. Os subsídios vão aumentar os salários mensais em 60 por cento. O Secretário de Estado do Conselho de Ministros, Agio Pereira, disse que o Conselho de Ministros aprovou o decreto que estabelece os subsídios.

RTL cobertura de notícias

Populações dos distritos lutam pelas necessidades básicas:

Desde Janeiro deste ano, a população dos Distritos de Manufahi e Lautem Districts têm lutado pelas necessidades básicas. Arnaldo Soares, um aldeão da aldeia Rotuto do Sub-distrito de Same, Manufahi, disse que sendo uma pessoa vulnerável, não tem dinheiro para comprar arroz dado que o preço aumentou agora de USD14.00 para USD18.00. “Vendemos os nossos animais domésticos e continuamos a não poder comprar uma saca de arroz,” disse o Sr Soares na Sexta-feira (8/2).

FONGTIL apela ao MSS:

A Directora do Forum Nacional das ONG’s de Timor-Leste (FONGTIL), Angelina Sarmento, apelou ao Ministério da Solidariedade Social (MSS) para criar um mecanismo capaz de responder às necessidades dos estudantes que pediram bolsas de estudo conforme foi recomendado pelo Presidente José Ramos-Horta. A Srª Sarmento levantou a questão depois dos recentes protestos por milhares de estudantes a exigirem bolsas de estudo do MSS. “Por causa das promessas do Presidente inconstitucionais e ilegais, tem de ser criado um novo mecanismo para responder às exigências dos manifestantes” disse a Srª. Sarmento.

* * *

ONU pede a Alfredo para se submeter pacificamente à justiça:

A UNMIT insiste que Alfredo e o seu grupo se devem submeter eles próprios à justiça de maneira pacífica.

“Alfredo deve esforçar-se para se submeter ele próprio à justiça,” disse o Representante Especial do Secretário-Geral (SRSG) para Timor-Leste, Atul Khare. “Gostaria de apelar mais uma vez a Alfredo Reinado, se na verdade ele tem sentimentos para com o seu país e se tem os melhores interesses do país no coração, para se submeter ele próprio à justiça de maneira pacífica,” acrescentou o SRSG na conferência de imprensa regular da UNMIT em Obrigado Barracks Caicoli, Dili na Quinta-feira (7/2). (TP e DN)

71 Peticionários juntam-se em Dili:

Setenta e um do grupo dos peticionários juntaram-se em Ai-Tarak Laran, Kampung Alor, Dili. Os peticionários liderados pelos Major Tara e Major Marcos, vieram dos Distritos de Manatuto, Lautem e Maliana. As pessoas que residem perto do local de encontro dos peticionários em Ai-Tarak Laran expressaram os seus receios de terem o encontro em tal local tão próximo deles. “Estamos com medo e preocupados com as potenciais consequências de os peticionários estarem juntos aqui.” disse o chefe da Aldeia, Jacinto Tavares. (TP, STL, DN e TVTL)

Chefe Parlamentar do PD: Diálogo é inválido se o Salsinha não se envolver:

O Chefr do Partido Democrático (PD) no Parlamento Nacional (PN), Adriano Nascimento, disse que a não ser que o Governo aborde o porta-voz dos peticionários, Gastão Salsinha, todo o diálogo será inválido.

“São bons os esforços feitos pelo Governo, mas se Salsinha não estiver incluído, então isto mostra que o Governo quer dividir os peticionários em grupos. Isto será muito perigoso,” disse o Sr. Nascimento no PN, Dili na Quinta-feira (7/2). (TP, STL e DN)

Local de encontro dos peticionários atacado com uma granada:

Grupos não identificados atiraram uma granada no local de encontro dos peticionários em Ai-Tarak Laran, Dili. Não houve feridos. Os suspeitos fugiram antes da chegada da Task Force da PNTL. O comandante Operacional da PNTL, Henrique da Costa, disse que a situação estava sob controlo e que o caso está a ser presentemente investigado. A PNTL mantém-se no local até acabar o diálogo. (TP)

Dr Sadik: Governo tem de resolver HIV/AIDS:

O Dr Nafis Sadik, o Enviado do Secretário-Geral para o HIV/AIDS na Ásia Pacífico disse que o Governo de Timor-Leste deve dar prioridade às questões do HIV/AIDS mesmo apesar de serem baixas as taxas de infecção correntes. “Os líderes de Timor-Leste devem falar forte acerca do HIV/AIDS em todos os sectores,” disse o Dr. Sadik na conferência de imprensa regular da UNMIT realizada na Quinta-feira (7/2) em Obrigado Barracks Caicoli, Dili. Dr. Sadik disse também que todos os ministérios relacionados devem trabalhar para fazer um programa de prevenção do HIV/AIDS e que um dois seus principais grupos alvo deves ser os jovens. (TP e DN)

PM: Peticionários devem manter-se calmos:

O Primeiro-Ministro Xanana Gusmão fez um forte apelo aos peticionários para serem disciplinados e para não incitarem à violência doutros fazedores de problemas dado que trabalham juntamente com o Governo para resolver os seus problemas.

“Apelo a toda a gente que vive em Dili para vir aqui junto para resolver o problema dado que estas questões já se mantém por resolver há dois anos,” disse o PM Xanana em Ai-Tarak Laran, o local de encontro para os peticionários na Quinta-feira (7/2). O Primeiro-Ministro garantiu a segurança a todos os peticionários. (STL)

AMP-Fretilin e Horta procuram solução conjunta para o problema nacional:

A Aliança da Maioria no Parlamento e a Fretilin tiveram um encontro com o Presidente José Ramos-Horta na Quinta-feira (7/2) para formar uma Unidade Formada para resolver colectivamente os problemas apresentados por Alfredo Reinado, os peticionários e os deslocados.

“Nos próximos dias farei consultas com o PM Xanana Gusmão, Mari Alkatiri, Lu-Olo e outros líderes políticos para estabelecer um mecanismo de alto nível para resolver essas questões,” disse o Presidente. “A Fretilin está envolvida nesta Unidade Formada e participará no processo de tomada de decisões.” (DN)

Bano: triste com a política de redução de alimentos do Governo:

O antigo Ministro da Solidariedade Social e deputado do PN da Fretilin, Arsénio Bano, disse que está perturbado com a política de redução de alimentos do Governo. “Estou realmente triste quando considero o que significa para os deslocados a política de redução de alimentos. O Governo não tem arroz, reduziu o salário dos funcionários públicos e agora está a reduzir a alimentação aos deslocados.” disse o Sr. Bano no Parlamento Nacional na Quinta-feira (7/2). O Sr. Bano disse também que a antiga ração de 8 kg de arroz por pessoa/mês tinha por base padrões internacionais. (DN)

2 comentários:

Anónimo disse...

Tradução:
UNMIT – MONITORIZAÇÃO DOS MEDIA - Sexta-feira, 8 Fevereiro 2008
"A UNMIT não assume qualquer responsabilidade pela correcção dos artigos ou pela correcção das suas traduções. A selecção dos artigos e o conteúdo deles não indicam apoio ou endosso pela UNMIT expressa ou de qualquer modo implícita. A UNMIT não será responsável por qualquer consequência resultante da publicação ou da confiança em tais artigos e traduções."

Relatos dos Media Nacionais

TVTL cobertura de notícias

Grupos não identificados fazem explosão no encontro dos peticionários:

Grupos não identificados atiraram uma granada no local de encontro dos peticionários em Ai-Tarak Laran, Dili. Não houve feridos. Os suspeitos fugiram antes da chegada da Task Force da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL). O Comandante Operacional da PNTL, Henrique da Costa, disse que a situação estava sob controlo e que o caso está a ser presentemente investigado. A PNTL ficará no local até acabar o diálogo.

Governo vai atribuir subsídios extraordinários às F-FDTL e PNTL:

Os membros da F-FDTL e da PNTL vão receber subsídios extraordinários do Governo. Os subsídios vão aumentar os salários mensais em 60 por cento. O Secretário de Estado do Conselho de Ministros, Agio Pereira, disse que o Conselho de Ministros aprovou o decreto que estabelece os subsídios.

RTL cobertura de notícias

Populações dos distritos lutam pelas necessidades básicas:

Desde Janeiro deste ano, a população dos Distritos de Manufahi e Lautem Districts têm lutado pelas necessidades básicas. Arnaldo Soares, um aldeão da aldeia Rotuto do Sub-distrito de Same, Manufahi, disse que sendo uma pessoa vulnerável, não tem dinheiro para comprar arroz dado que o preço aumentou agora de USD14.00 para USD18.00. “Vendemos os nossos animais domésticos e continuamos a não poder comprar uma saca de arroz,” disse o Sr Soares na Sexta-feira (8/2).

FONGTIL apela ao MSS:

A Directora do Forum Nacional das ONG’s de Timor-Leste (FONGTIL), Angelina Sarmento, apelou ao Ministério da Solidariedade Social (MSS) para criar um mecanismo capaz de responder às necessidades dos estudantes que pediram bolsas de estudo conforme foi recomendado pelo Presidente José Ramos-Horta. A Srª Sarmento levantou a questão depois dos recentes protestos por milhares de estudantes a exigirem bolsas de estudo do MSS. “Por causa das promessas do Presidente inconstitucionais e ilegais, tem de ser criado um novo mecanismo para responder às exigências dos manifestantes” disse a Srª. Sarmento.

* * *

ONU pede a Alfredo para se submeter pacificamente à justiça:

A UNMIT insiste que Alfredo e o seu grupo se devem submeter eles próprios à justiça de maneira pacífica.

“Alfredo deve esforçar-se para se submeter ele próprio à justiça,” disse o Representante Especial do Secretário-Geral (SRSG) para Timor-Leste, Atul Khare. “Gostaria de apelar mais uma vez a Alfredo Reinado, se na verdade ele tem sentimentos para com o seu país e se tem os melhores interesses do país no coração, para se submeter ele próprio à justiça de maneira pacífica,” acrescentou o SRSG na conferência de imprensa regular da UNMIT em Obrigado Barracks Caicoli, Dili na Quinta-feira (7/2). (TP e DN)

71 Peticionários juntam-se em Dili:

Setenta e um do grupo dos peticionários juntaram-se em Ai-Tarak Laran, Kampung Alor, Dili. Os peticionários liderados pelos Major Tara e Major Marcos, vieram dos Distritos de Manatuto, Lautem e Maliana. As pessoas que residem perto do local de encontro dos peticionários em Ai-Tarak Laran expressaram os seus receios de terem o encontro em tal local tão próximo deles. “Estamos com medo e preocupados com as potenciais consequências de os peticionários estarem juntos aqui.” disse o chefe da Aldeia, Jacinto Tavares. (TP, STL, DN e TVTL)

Chefe Parlamentar do PD: Diálogo é inválido se o Salsinha não se envolver:

O Chefr do Partido Democrático (PD) no Parlamento Nacional (PN), Adriano Nascimento, disse que a não ser que o Governo aborde o porta-voz dos peticionários, Gastão Salsinha, todo o diálogo será inválido.

“São bons os esforços feitos pelo Governo, mas se Salsinha não estiver incluído, então isto mostra que o Governo quer dividir os peticionários em grupos. Isto será muito perigoso,” disse o Sr. Nascimento no PN, Dili na Quinta-feira (7/2). (TP, STL e DN)

Local de encontro dos peticionários atacado com uma granada:

Grupos não identificados atiraram uma granada no local de encontro dos peticionários em Ai-Tarak Laran, Dili. Não houve feridos. Os suspeitos fugiram antes da chegada da Task Force da PNTL. O comandante Operacional da PNTL, Henrique da Costa, disse que a situação estava sob controlo e que o caso está a ser presentemente investigado. A PNTL mantém-se no local até acabar o diálogo. (TP)

Dr Sadik: Governo tem de resolver HIV/AIDS:

O Dr Nafis Sadik, o Enviado do Secretário-Geral para o HIV/AIDS na Ásia Pacífico disse que o Governo de Timor-Leste deve dar prioridade às questões do HIV/AIDS mesmo apesar de serem baixas as taxas de infecção correntes. “Os líderes de Timor-Leste devem falar forte acerca do HIV/AIDS em todos os sectores,” disse o Dr. Sadik na conferência de imprensa regular da UNMIT realizada na Quinta-feira (7/2) em Obrigado Barracks Caicoli, Dili. Dr. Sadik disse também que todos os ministérios relacionados devem trabalhar para fazer um programa de prevenção do HIV/AIDS e que um dois seus principais grupos alvo deves ser os jovens. (TP e DN)

PM: Peticionários devem manter-se calmos:

O Primeiro-Ministro Xanana Gusmão fez um forte apelo aos peticionários para serem disciplinados e para não incitarem à violência doutros fazedores de problemas dado que trabalham juntamente com o Governo para resolver os seus problemas.

“Apelo a toda a gente que vive em Dili para vir aqui junto para resolver o problema dado que estas questões já se mantém por resolver há dois anos,” disse o PM Xanana em Ai-Tarak Laran, o local de encontro para os peticionários na Quinta-feira (7/2). O Primeiro-Ministro garantiu a segurança a todos os peticionários. (STL)

AMP-Fretilin e Horta procuram solução conjunta para o problema nacional:

A Aliança da Maioria no Parlamento e a Fretilin tiveram um encontro com o Presidente José Ramos-Horta na Quinta-feira (7/2) para formar uma Unidade Formada para resolver colectivamente os problemas apresentados por Alfredo Reinado, os peticionários e os deslocados.

“Nos próximos dias farei consultas com o PM Xanana Gusmão, Mari Alkatiri, Lu-Olo e outros líderes políticos para estabelecer um mecanismo de alto nível para resolver essas questões,” disse o Presidente. “A Fretilin está envolvida nesta Unidade Formada e participará no processo de tomada de decisões.” (DN)

Bano: triste com a política de redução de alimentos do Governo:

O antigo Ministro da Solidariedade Social e deputado do PN da Fretilin, Arsénio Bano, disse que está perturbado com a política de redução de alimentos do Governo. “Estou realmente triste quando considero o que significa para os deslocados a política de redução de alimentos. O Governo não tem arroz, reduziu o salário dos funcionários públicos e agora está a reduzir a alimentação aos deslocados.” disse o Sr. Bano no Parlamento Nacional na Quinta-feira (7/2). O Sr. Bano disse também que a antiga ração de 8 kg de arroz por pessoa/mês tinha por base padrões internacionais. (DN)

Anónimo disse...

Tradução:
UNMIT Situação da Segurança: 2 – 8 Fevereiro 2008
Esta é uma emissão da polícia da ONU em Timor-Leste para lhe dar informação acerca da situação da segurança pelo país.

A situação da segurança em Dili e pelo país tem-se mantido relativamente calma com baixo nível de distúrbios a ocorrerem em intervalos irregulares em Dili e nos distritos. Espera-se que a situação geral nacional se mantenha calma nos próximos sete dias.

Na semana passada, houve um total de 32 incidentes com uma média de cinco incidentes por dia (período coberto 30/01-05/02). Esto compara-se com 40 incidentes na semana passada e 67 incidentes no mesmo período do ano passado. A maioria desses incidentes foram distúrbios públicos, assaltos e lutas de grupo de nível baixo. Houve dois homicídios.

Conquanto haja relativa estabilidade no país, a estabilidade é frágil como é evidenciado por três eventos esta semana: duas explosões em Dili; e tiros em Ermera. A primeira explosão ocorreu na Quarta-feira (06/02) a norte da Embaixada Australiana. A segunda explosão ocorreu no dia seguinte (07/02) no interior do complexo das Forças Internacionais de Segurança. Não houve danos ou vítimas em qualquer das explosões. A UNPol e a PNTL estão a pedir à população que tenham informações para avançarem e assistir nas investigações.

Também ocorreu um encontro entre a ISF e alguns membros do grupo de Alfredo Reinado na Quarta-feira (06/02) na aldeia Lauala, Distrito de Ermera. Os soldados estavam numa patrulha de rotina quando encontraram o grupo. O grupo de Reinado disparou para o ar. A ISF não respondeu e retirou-se imediatamente numa tentativa de acalmar a situação. Não houve feridos neste incidente. A UNMIT reitera que tais incidente sublinham a importância de Alfredo Reinado se submeter pacificamente à justiça.

A política do Governo de reduzir as rações de alimentos foi introduzida esta semana nos campos de deslocados em Dili. Conquanto alguns deslocados estejam a protestar contra esta política, não ocorreu nenhum incidente de segurança. Até à data, cinco campos recusaram as rações reduzidas de comida.

Chegaram a Dili à volta de 90 peticionários para começarem as discussões com o Governo e as F-FDTL na Quinta-feira (07/02) em Kampung Alor. As discussões estão a progredir pacificamente.

A polícia aconselha a evitar viajar durante a noite para as áreas mais afectadas. Por favor relate qualquer actividade suspeita. Pode ligar o 112 ou 7230365 para contactar a polícia 24 horas por dia, sete dias por semana.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.