sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Timor-Leste: Ministro Vieira da Silva inaugura projecto da Cooperação Portuguesa no interior

8 de Fevereiro de 2008, 11:38

Díli, 08 Fev (Lusa) - O Ministro do Trabalho e Solidariedade Social português, José Vieira da Silva, inaugurou hoje um centro de desenvolvimento em Lacluta, numa área isolada de Timor-Leste.

O Centro de Desenvolvimento Comunitário Madre Trindade, em Dilor, subdistrito de Lacluta, no distrito de Viqueque (leste), foi até agora financiado pela Cooperação Portuguesa com 290 mil euros.

Este montante inclui o orçamento de funcionamento do centro de desenvolvimento para o ano de 2008, explicou no local a directora de Cooperação do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, Teresa Requejo, que integra a delegação ministerial portuguesa, que iniciou quinta-feira uma visita de quatro dias a Timor-Leste.

Depois da visita bilateral, Vieira da Silva participará na oitava reunião de ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais da CPLP, dias 11 e 12, em Díli.

Na inauguração do centro esteve também a ministra da Solidariedade Social timorense, Maria Domingues Alves "Micató", e o responsável pelas questões humanitárias da Missão Integrada das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT), Finn Reske-Nielsen.

O Centro de Desenvolvimento Comunitário de Lacluta, situado numa área isolada do distrito de Viqueque, é promovido e gerido pela Congregação das Irmãs Religiosas da Santíssima Eucaristia e da Mãe de Deus, que tem duas religiosas na sede do subdistrito.

As instalações estão preparadas para formação em informática e costura e para alfabetização de adultos, trabalhando com as escolas existentes nas montanhas de Lacluta, em conjunto com uma comissão de dirigentes locais.

Cerca de 200 crianças estão matriculadas este ano, metade para o ensino pré-escolar e metade para a ocupação de tempos livres, ocupando as instalações em dois turnos, explicou a madre Maria dos Prazeres.

A construção e o equipamento do centro comunitário de Lacluta foram apoiados pela Cooperação Portuguesa ao abrigo de um protocolo entre os ministérios do Trabalho e Segurança Social de Portugal e de Timor-Leste.

O centro insere-se num projecto de desenvolvimento sociocomunitário dos distritos de Baucau, Lautém, Manatuto e Viqueque, coordenado pela diocese de Baucau.

PRM.

Lusa/Fim

1 comentário:

Anónimo disse...

A RTP mostrou imagens da inauguração deste centro comunitário, que muito apreciei.

Afinal a RTP sempre mantém uma equipa de reportagem em Timor-Leste. E eu a pensar que se tinham ido embora, pois não disseram uma palavra sobre as acusações de Reinado a Xanana.

Porquê o voto de silêncio?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.