quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Onze testemunhas ouvidas, emitidos quatro mandados de captura

Díli, 14 Fev (Lusa) - O comandante interino da Polícia da ONU (UNPol) em Timor-Leste afirmou hoje que duas equipas de investigação aos ataques de segunda-feira interrogaram 11 testemunhas e que foram emitidos quatro mandados de captura relacionados com o duplo atentado.

As duas equipas de investigação, que integram elementos da polícia das Nações Unidas e da Polícia Nacional de Timor-Leste, recolheram também "vários documentos e apreenderam vários cartões SIM", declarou o comandante interino da UNPol, Hermanprit Singh.

Atul Khare, representante especial do secretário-geral das Nações Unidas em Timor-Leste, considerou, na mesma conferência de imprensa em Díli, que a chegada ao país de um contingente australiano que inclui elementos da polícia "vai contribuir decerto para o progresso da investigação".

Alfredo Reinado liderou segunda-feira um ataque contra a residência do Presidente da República, José Ramos-Horta, em que o major fugitivo acabou por morrer, juntamente com um dos seus homens.

Logo depois, um grupo alegadamente liderado pelo lugar-tenente de Alfredo Reinado, Gastão Salsinha, atacou a coluna de viaturas em que seguia o primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

Ferido a tiro no ataque, Ramos-Horta foi ainda operado no hospital militar australiano em Díli, tendo sido depois transferido para o Royal Hospital de Darwin, Norte da Austrália, onde hoje foi submetido a outra intervenção cirúrgica, a terceira desde o atentado.

Phil Carson, chefe da equipa de cirurgiões, disse que o presidente timorense está a recuperar "bastante bem" e que apesar de permanecer em estado grave, mas estável, poderá recuperar "sem problemas funcionais" no prazo de seis meses.

"Se tudo correr bem, em duas semanas começará a poder movimentar-se e antecipamos seis semanas para se sentir melhor e seis meses para ter ultrapassado totalmente o seu ferimento", sublinhou.

Na sequência da dupla tentativa de assassínio dos chefes de Estado e do Governo, o presidente interino, Vicente Guterres, decretou o estado de sítio por 48 horas, que hoje deverá ser prolongado por mais uma semana, a pedido do governo.



PRM/ASP

Lusa/Fim

2 comentários:

Anónimo disse...

"Atul Khare...considerou, ...que a chegada ao país de um contingente australiano que inclui elementos da polícia "vai contribuir decerto para o progresso da investigação"."

Ok! Ok! Se a contribuição for igual à que tem sido dada até agora, Não se percebe o que vieram cá fazer.... Este Atul é mesmo um “papagaio”

Anónimo disse...

4 MANDATOS DE CAPTURA! SIM SENHOR PALHACO! NAO CONSEGUIRAM RESPEITAR NEM EXECUTAR AQUELE QUE O JUIZ IVO ROSA ASSINOU E AGORA VENS COM QUATRO! PALHACO MESMO ESTE GAJO DO CIRCO!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.