sábado, novembro 03, 2007

Comunicado do comando ISF opta pela mentira

Blog Timor Lorosae Nação - Quinta-feira, 1 de Novembro de 2007
Alfredo Ximenes

Quem não deve não teme nem precisa de ISFs

A presença dos militares australianos em Timor-Leste há muito que passou de presença amiga a presença incomodativa, indesejada, excessivamente “nervosa ou medricas” que por dá cá aquela palha dispararam e matam.

Há quem diga que eles procedem assim porque é esse o tipo de instrução que lhes dão para enfrentarem teatro de guerra. Compreende-se.

Compreende-se que os militares reajam assim porque assim foram treinados, não se compreende que estejam presentes em Timor-Leste. Aqui não há teatro de guerra!

Defendem as mais altas individualidades de Timor, Horta e Xanana, que a presença das ISF é útil. Pois, em tempos também os timorenses assim julgaram…

Presentemente chega-se há triste conclusão de que só nos estão a matar e ferir aos pouquinhos, para além de, compreensivelmente, nos fazerem sentir que são uma força de ocupação, repressora que nem kopassus!

A arrogância do comandante australiano, Hutcheson, deixa perceber que este não é o nosso país.

As atitudes dos militares que operam sobre as suas ordens ainda o deixam perceber muito mais.

Verdade é que os timorenses já há muito que não vêem a presença dos militares australianos com bons olhos. Hoje, isso, está uma vez mais agravado, devido aos incidentes de ontem em Comoro.

A versão que o comando australiano divulgou também não ajuda a melhorar a situação. Em todos os casos verifica-se uma desculpabilização pretensamente justificativa das suas acções violentas e desproporcionada. Em todos os casos têm cultivado a inverdade, deturpando os acontecimentos como mais e melhor lhes convém.

Testemunhas oculares afirmam que houve mais de um disparo e mais do que um ferido, assim como salientam que ninguém ameaçou com rama ambon, como eles alegam.

Esta é uma situação que urge ser tomada em consideração pelas mais altas instâncias timorenses.

Se temos um PM que anda a fiscalizar geradores em vez de responsabilizar o ministro da tutela na resolução do assunto, torna-se estranho que esse mesmo PM não exija explicações pormenorizadas, inquirindo ambas as partes, e não torne pública a sua censura e repreensão pelos actos injustificáveis e selváticos até agora cometidos pelos australianos das ISF contra os timorenses.

Diz-se que eles estão cá para guardar as costas do PM e do PR… Pois, quem não deve não teme, não precisando que lhe guardem as costas.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.