terça-feira, outubro 23, 2007

PORQUÊ O PACTO DE SILÊNCIO SOBRE TIMOR-LESTE?

Blog Portugal Diário - Domingo, 21 de Outubro de 2007
TIMOR-LESTE? MAS ONDE FICA ISSO?

Um estranho pacto de silêncio está a ocorrer, sobre Timor-Leste, entre os jornalistas portugueses que são responsáveis pela articulação das notícias que nos chegam aos olhos e ouvidos e que nos permitem andar informados, desinformados ou deformados.

A profissão é nobre, como imensas que existem, mas muito propensa à devassa de situações estranhas - chamemos-lhe assim - que para os comuns mortais não é entendivel.

Têm ocorrido em Timor-Leste algumas cenas, declarações, revelações dignas de serem reportadas e trabalhadas pelos profissionais da informação portuguesa, mas nada. Parece que nada tem acontecido e se assim continuar lá teremos de ouvir um ignorante produzido pelos nossos jornalistas observar: - Timor-Leste? Mas onde fica isso?
.
O buzilis da questão esbarra na eventual desculpa de que por lá nada acontece que mereça a atenção dos media portugueses. Desculpem, mas isso é uma desculpa esfarrapada!

Tanto quanto dá para perceber através da Internet registou-se há dias uma explosão que está por explicar. O estrondo foi enorme e toda a cidade de Dìli ouviu. A explosão ocorreu junto à embaixada australiana, num edifício contíguo que serve para os militares e a "secreta" elaborarem os "planos da pólvora" - como dizia Raul Solnado.

Também há dois ou três dias foi divulgada uma conversa telefónica muito comprometedora para o Procurador-Geral, Longuinhos Monteiro, para o ex-deputado Leandro Isaac, para um actual governante xananista chamado Ápio, para Alfredo Reinado, para Xanana Gusmão... e parece que sobrará alguma coisa para Ramos Horta, se bem vasculharem a "crise de 2006".
.
Tudo indica que só estas duas ocorrências dão pano para mangas se um jornalista pegar com gana nas laudas que se vão somando aos créditos que lhe preenchem o vencimento.

Mari Alkatiri, secretário-geral da Fretilin, na qualidade de deputado, exigiu no Parlamento Nacional que o PR Horta demita o PGR Longuinhos por participação no golpe de estado que derrubou o governo em 2006.

E mais, muito mais aconteceu e vai acontecendo, mas na comunicação social portuguesa N-A-D-A!
Lá veio hoje, a medo uma notícia sobre futebol. Na Bola, claro está. Timor-Leste perdeu com Hong-Kong para o Mundial de 2010. Teve de ir jogar à Indonésia, a Bali, porque não tem um estádio que preencha as condições impostas pela FIFA.

Bem podíamos oferecer a Timor o Estádio Algarve - aquele Elefante Branco que deve ter dado umas "luvas" de jeito a uns quantos do Euro e correlativos.

O estádio Algarve não nos serve, não é preciso, quase nunca é usado, sai caríssima a sua manutenção e o "Zé Pagante" lá vai sustentando Elefantes Brancos, políticos e outros que tais.
Foi um desabafo, merecido.
.
Em, abono da verdade importa referir que o profissional da Lusa, Pedro Rosa Mendes, decidiu despachar por atacado umas quantas notícias sobre Timor-Leste. Isto depois de um razoável período de silêncio.

Até deu para pensar que também ele se tinha vindo embora, por ordens superiores. Como os juízes, como os GNRs, como muitos outros portugueses que vão "entregando" Timor-Leste à Austrália - talvez conforme acordado com João Gomes Cravinho e o ministro Downner.
Coisas... que lá mais adiante certamente virão ao desabafo.

Por agora talvez já chegue.

Postado por Mário Motta at 22:00

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.