segunda-feira, setembro 10, 2007

“FSI não serão envolvidas no diálogo do Alfredo com o Governo”

Jornal Nacional Semanário – 08 de Setembro de 2007

O comandante das Forças de Estabilização Internacionais (FSI), Brigadeiro John Chutchosen, afirma que as FSI não serão envolvidas no diálogo entre o Governo e o grupo do Alfredo Reinado.

O Brigadeiro prestou estas declarações aos jornalistas, recentemente, no Obrigado Barracks , Caicoli, Díli.

Afirmou que neste momento as FSI não estarão em contacto directo com o grupo, e que tudo se procederá através do Governo. O Governo de Timor-Leste deseja realizar um diálogo com o grupo, pelo que então pediu que as FSI não estivessem no local.

«Não podemos estar lá presentes, porque é um problema do Governo de Timor-Leste com o Alfredo», explicou o comandante das FSI.

O Brigadeiro Jhon Chutcheson explicou que em relação ao problema do Alfredo, por sua parte, tem esperança de que o Governo de Timor-Leste resolverá o problema segundo as regras em vigor. Portanto, vai haver uma solução através de diálogo.

Jhon Chutcheson explicou ainda que o acordo efectuado prevê que as FSI devam estar distanciadas 20 Km do local do diálogo que o Alfredo propôs ao Governo de Timor-Leste, e realçou que o Governo de Timor-Leste é que fará o diálogo com o Alfredo, não serão as FSI.

Questionado sobre se as FSI receberam algum pedido do Governo de Timor-Leste acerca deste assunto, o comandante das FSI respondeu que realmente não receberam nenhum pedido, tendo em conta que toda a competência está nas mãos do Governo de Timor-Leste.

«Ainda não recebemos nenhum pedido, mas o Governo de Timor-Leste formou um grupo denominado “Task Force” para realizar o diálogo entre Alfredo e o Governo de Timor-Leste», concluiu o comandante das FSI.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.