segunda-feira, setembro 10, 2007

Cornélio Gama “L7”: “Não concordamos com alguns membros do Governo”

Jornal Nacional Semanário – 08 de Setembro de 2007

O ex-Comandante da Região III e deputado da bancada UNDERTIM no Parlamento Nacional (PN), Cornélio Gama “L7” (Eli Foho Rai Boot), afirma que, como ex-Veterano, não concorda com alguns membros do IV Governo Constitucional liderado pelo ex-Presidente da República, Alexandre Kay Rala Xanana Gusmão, pela razão de que alguns desses membros cometeram crimes, que não cumpriram o processo de justiça.

Cornélio Gama “L7” prestou estas declarações ao Jornal Nacional Diário no “Uma Fukun”, Parlamento Nacional, sexta-feira da semana passada, após ter participado no terceiro dia do seminário de orientação para membros do Parlamento Nacional.

«Não concordamos com alguns membros do Governo, porque numa Nação quando alguém comete um crime em primeiro lugar deve-se submeter ao processo de justiça no Tribunal para responder pelos actos cometidos. Esse processo ainda não decorreu e com o crime cometido vai sentar-se como membro do Governo. Isto significa que o mesmo não vai governar bem», afirma L7.

O chefe da bancada e fundador do partido UNDERTIM acrescentou que em relação aos líderes que assumem pastas de ministro no actual Governo, como ex-Veterano que lutou para a libertação do País, não teve conhecimento.

«Como veteranos que lutámos contra o inimigo, não tivemos conhecimento dos actuais membros do Governo que estão a assumir cargos de ministro. Se nos tivessem dado conhecimento, podíamos ter feito uma avaliação. Mas já foram todos colocados. Então, é difícil fazer uma avaliação», lamentou L7.

Segundo L7, apesar de Timor-Leste ter a sua Constituição e as suas leis, não as respeitamos.
«Servem apenas para pagar os seus erros, o que podemos dizer que há um erro na implementação da Lei, uma justiça e política injustas, o Governo e o Parlamento são injustos», lamenta L7.

O deputado do Parlamento Nacional e Presidente da UNDERTIM revelou ainda que como ex-Veterano continuará a procurar dados de líderes com um passado negativo para que ao criticá-los haja uma base forte.

«Costumamos dizer que quando a roupa está suja devemos lavá-la antes de a vestir novamente. Mas na realidade isso não acontece. Continuamos a juntar sujidade na governação. Então a governação não irá correr bem», lastima L7.

Segundo L7, como ex-Veterano continuará a falar do futuro dos ex-Veteranos para que qualquer partido no poder dê atenção à vida e ao futuro dos mesmos.

Ter boas ideias

Na oportunidade, o deputado L7 salientou que o seminário de orientação para os deputados da Segunda Legislatura do Parlamento Nacional, ao longo de três dias, resultou em ideias positivas dadas por três peritos internacionais, que contribuíram com as suas experiências nos seus países.

«As experiências dadas por peritos internacionais contribuirão para desenvolver o Parlamento no futuro. Como é do nosso conhecimento, no nosso Parlamento os deputados participam e ausentam-se dos serviços, segundo as suas vontades ou os seus desejos. Entramos e saímos do Parlamento como se fôssemos entrar e sair do bazar, mas o conselho dos peritos é que entrar no Parlamento deve ser acto de respeito, porque desejamos respeitar o povo que nos elegeu como deputados. Então devemos respeitar a voz do Povo e discutir para desenvolver a Nação no futuro», afirma L7.

Afirma ainda que na Primeira Legislatura aconteceram muitos erros, portanto na Segunda Legislatura devem ser corrigidos para que Timor-Leste possa alcançar os seus objectivos.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.