segunda-feira, setembro 10, 2007

Fernando Dias Gusmão: “O Estado é que convidou as FSI”

Jornal Nacional Semanário – 08 de Setembro de 2007

O chefe da bancada Social-Democrata (PSD), Fernando Dias Gusmão, declara que a presença das Forças de Estabilização Internacionais (FSI) em Timor-Leste foi a convite do Estado de Timor-Leste, portanto é legal.

«Na altura, o então Presidente da República e actual Primeiro-Ministro, Kay Rala Xanana Gusmão, o então Primeiro-Ministro, Mari Alkatiri, e o então Presidente do Parlamento Nacional, Francisco Guterres “Lú-Olo”, assinaram um acordo de pedido de Forças Internacionais para Timor-Leste», declarou Fernando Dias Gusmão ao Jornal Nacional Diário, no “Uma Fukun”, Parlamento Nacional.

Salientou que como deputado da Primeira Legislatura, reeleito na segunda legislatura, não tem conhecimento dos termos de referência das forças internacionais em Timor-Leste:
«Como deputado da Primeira Legislatura não tínhamos conhecimento dos termos de referência da presença das Forças Internacionais em Timor-Leste, as suas funções e quando seria o fim do seu mandato. Caso terminasse o mandato, poder-se-ia ou não prolongar. Nunca houve explicações, portanto não temos conhecimento sobre isto», afirma Fernando.

Assim, Fernando pede explicações ao Estado, para que os deputados não questionem a presença das forças internacionais no País e para que o povo não tenha dúvidas sobre o estatuto ou a presença das mesmas.

Além do estatuto das FSI, acontece que actuações de membros das FSI no terreno não agradam às populações, pois algumas populações não se sentem satisfeitas com as actuações das FSI no terreno.

Salientou que, apesar disso, a presença das FSI contribui para a estabilidade e redução das ondas de violência no País.

«Muitas vezes ouvimos dizer que batem às pessoas, capturam e matam. Estas, são actuações injustas. Portanto, devemos ter conhecimento das funções que o Estado atribuiu às FSI em Timor-Leste. Vieram para ajudar as instituições F-FDTL e PNTL ou para interferir noutros assuntos do poder, como substituir funções da nossa própria Polícia e F-FDTL? É necessário termos conhecimento de tudo isto», argumenta Fernando.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.