segunda-feira, setembro 10, 2007

David Dias Ximenes: “Actuação da PNTL contra ex-Veteranos em Venilale viola os direitos humanos”

Jornal Nacional Semanário – 08 de Setembro de 2007

Membro do Parlamento Nacional pela bancada FRETILIN, David Dias Ximenes condenou fortemente a actuação de membros da PNTL contra ex-Veteranos em Hariana, subdistrito de Venilale (Baucau), Sábado, da semana passada, considerando que essas actuações não foram justas e são violações de direitos humanos.

David referiu-se a esta questão após ter apresentado um relatório escrito à mesa do Parlamento Nacional sobre alegações de actuação de membros da PNTL que torturaram um ex-Veterano no subdistrito de Venilale, Baucau, sem qualquer razão.

«Um membro veterano foi maltratado com recurso a energia eléctrica por membros da PNTL. Foi uma atitude negativa, repito que foi uma atitude negativa, vou descer à base para tentar ter conhecimento do caso e apresentá-lo-ei ao Tribunal», declarou David Ximenes em alta voz.
O ex-Veterano e ex-Coordenador do CNRT nos tempos de resistência salientou que para acusar alguém a Polícia deve cumprir as normas legais e não deve actuar segundo as suas próprias vontades.

Na segunda sessão, ontem, os deputados da bancada FRETILIN questionaram a mesa plenária sobre a actuação contra a população por parte de membros da PNTL no referido subdistrito, solicitando a criação de uma comissão que investigue os membros da PNTL no terreno, para que o povo não se sinta traumatizado com as actuações dos mesmos.

Segundo os deputados, se a polícia deseja capturar alguém que cometa crimes, ela tem o dever de o fazer e de apresentar os suspeitos ao Tribunal, em vez de torturar ou de intimidar.

Os membros do Parlamento Nacional da bancada FRETILIN questionaram se o Governo do CNRT e seus aliados ordenaram actuações com o uso de força e manifestaram a sua preocupação no caso de assim ser, pois poderá surgir alguma ditadura.

Na mesma ocasião, questionado sobre o novo assessor australiano (ex-Governador de Vitória) do Primeiro-Ministro, Xanana Gusmão, David Ximenes não adiantou qualquer comentário, porque ainda não conhece a pessoa e não quer fazer avaliação a priori de alguém quando ainda não conhece alguma política desfavorável do assessor em causa.

«Xanana Gusmão tem-se manifestado como um patriota, se chama um assessor privado australiano, Xanana é que sabe, mas o Senhor Xanana precisa mesmo de um bom assessor para algumas áreas necessárias.

Só quero dizer que não posso adiantar comentários sobre se isto é positivo ou negativo, porque não conheço a pessoa, portanto não podemos ser bastante apriorísticos a avaliar os serviços de alguém», concluiu David Ximenes.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.