SIC – 13 de Agosto de 2007, 12:00
Forças internacionais controlaram a situação, mas há milhares de deslocados
Depois de vários dias de violência, a situação em Timor-Leste está mais calma. A ajuda dos capacetes azuis foi essencial para o controlar da violência nas ruas, provocada pelos apoiantes da Fretilin.
Ao redor de Viqueque há cerca de 10 mil deslocados, enquanto que outros milhares de pessoas fugiram das cidades. De acordo com as autoridades locais, morreram ao todo 37 pessoas, entre elas uma criança. Há também registo de uma série de violações a crianças numa escola de Baucau neste fim-de-semana.
A onda de violência começou na semana passada, quando na terça-feira a coligação liderada por Xanana Gusmão foi escolhida para formar governo. A nomeação de Xanana Gusmão veio pôr fim às pretensões da Fretilin (que venceu em Junho as eleições legislativas) de liderar os destinos do país. A escolha de Xanana foi feita pelo presidente timorense, Ramos-Horta, e veio desencadear uma reacção de forte violência por parte de grupos ligados à Fretilin, que levaram a cabo pilhagens, tiroteios e ataques às populações civis.
Coube às forças internacionais no terreno controlar a situação. Treze pessoas foram detidas, suspeitas de atacar uma coluna de viaturas das Nações Unidas. As autoridades policiais timorenses já garantiram que os responsáveis pela onda de violência foram identificados e presos. O recém-formado governo de Xanana Gusmão tem agora de lidar com os problemas de milhares de deslocados. Espera-se que hoje comece a ser enviada ajuda humanitária para Baucau e Viqueque.
terça-feira, agosto 14, 2007
Violência em Timor controlada
Por Malai Azul 2 à(s) 03:20
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
1 comentário:
"De acordo com as autoridades locais, morreram ao todo 37 pessoas, entre elas uma criança. Há também registo de uma série de violações a crianças numa escola de Baucau neste fim-de-semana."
Quem é a besta da autoridade local que deu tão MENTIROSAS informações? É que isto é uma BESTEIRA mesmo!
Enviar um comentário