Lusa – 13 de Agosto de 2007
Lisboa - O bispo de Baucau disse hoje à Lusa que "ainda não sabe o que se passou" este fim-de-semana num orfanato no leste de Timor-Leste, onde alegadamente menores terão sido violadas em consequência da onda de violência no país.
"Há informações desencontradas sobre o que se passou. Ainda ando à procura de informações.
As pessoas com quem falei falam-me de coisas diferentes. Um, disse-me que houve uma violação, outro, falou-me de mais de uma violação e outros ainda não confirmam nada", frisou Dom Basílio do Nascimento, contactado telefonicamente pela Lusa a partir de Lisboa.
"Nem consigo apanhar o padre" do orfanato, acrescentou.
A alegada violação de uma menor do orfanato salesiano de Baguia, no distrito de Baucau, foi denunciada sábado pelo padre Basílio Maria Ximenes, superior dos Salesianos, que em declarações à imprensa acusou cerca de uma centena de timorenses de terem participado no ataque, afirmando que algumas alunas teriam sido violadas.
Sobre a onda de violência que se voltou a abater sobre o país, Dom Basílio do Nascimento manifesta-se perplexo.
"Sinceramente, ando à procura de respostas, mas não as encontro. Que haja divergência e violência devido a uma questão de interpretação da Constituição não é racional", frisou.
Dom Basílio do Nascimento disse ainda à Lusa que não confirma rumores sobre actos de violência sobre religiosos.
"Mesmo as muitas casas que dizem ter sido queimadas, também não as vi", acrescentou.
Entretanto, a polícia da ONU anunciou hoje a detenção do presumível autor de uma violação de uma menor no orfanato de Baguia.
O alegado ataque foi um dos incidentes que marcaram os últimos dias no leste do país onde já foram detidas dezenas de pessoas, destruídas cerca de centena e meia de casas e várias infra-estruturas públicas e privadas.
Uma onda de violência que começou no início da semana na sequência do anúncio da nomeação do novo governo, liderado pelo primeiro-ministro Xanana Gusmão.
EL-Lusa/Fim
terça-feira, agosto 14, 2007
Timor-Leste: "Há informações desencontradas sobre o que se passou" - Bispo de Baucau
Por Malai Azul 2 à(s) 03:28
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
5 comentários:
Se as violações tivessem ocorrido não seria normal e prioritário que o padre do orfanato falasse com o seu superior hierárquico??
Anda por aqui gato escondido com rabo de fora!!!
Perguntem ao padre do orfanato e ao Agio Pereira pois eles sao a fonte da noticia...
Um padre lançou um boato que Agio Pereira, porta-voz do governo se apressou a espalhar.
Que tal um pedido de desculpas Sr. Agio?
Ou também esteve implicado na "fabricação" do boato?
Que estranho o Bispo de Baucau não conseguir falar com o Padre de Bagia (Baucau), quando este foi tão facilmente encontrado para dar entrevistas que correram o mundo com as acusações tão graves de que meninas de 8 anos teriam sido violadas num ataque por supostos membros da FRETILIN.
Não dá jeito desmentir taxativamente, não é Sr. Bispo?
Quanto a Agio Pereira, um especialista em lançar boatos, como os que levaram em plena crise de 2006 ao êxodo de milhares de pessoas de forma a criarem a queda das instituições, não se esperava outra coisa.
Enfim, os vigaristas do costume...
Há padres pedófilos por esse mundo fora...
Enviar um comentário