terça-feira, agosto 28, 2007

Presidente Ramos Horta: “Parabéns pelo aniversário de independência da Indonésia”

Jornal Nacional Semanário – 25 de Agosto de 2007 (colocado online a 27 de Agosto de 2007)

O Presidente da República, Dr. José Ramos Horta, felicitou o Governo e o povo indonésios, através do seu representante em Díli, pelo 62.º aniversário da proclamação da independência do seu país (17/8/1945 - 17/8/2007).

José Ramos afirmou que Timor-Leste fará os máximos esforços para reforçar as boas relações com o Governo Indonésio, mantidas desde o Primeiro Governo Constitucional.

O Chefe de Estado realçou que a comunidade, através do Estado, enviou uma carta ao Presidente da República indonésio, Susilo Bambang Yudhoyuwono, como uma prova de amizade no âmbito da comemoração do referido aniversário, na sexta-feira (17/8).

Por outro lado, o proclamador da independência da RDTL, Francisco Xavier do Amaral, afirmou que é necessária a cooperação com a Indonésia, no seu papel de país vizinho. Segundo Xavier, a relação entre Indonésia e Timor-Leste é importante, porque através de uma boa relação os dois países poderão cooperar melhor, quer no aspecto diplomático quer no económico.

O presidente do ASDT sublinhou que a sua presença na comemoração do aniversário da proclamação de independência da Indonésia teve como objectivo agradecer ao Governo Indonésio o tratamento dado quando ele (Francisco Xavier do Amaral) foi prisioneiro político na Indonésia, nos tempos da resistência.

Além disso, o Embaixador da Indonésia em Timor-Leste, Ahmed Bey Sofwan, afirmou que a presença do ex-prisioneiro político e proclamador da independência da RDTL, Francisco Xavier do Amaral, na cerimónia do aniversário é uma indicação positiva para a Indonésia, por o mesmo não ter guardado ódio em relação à Indonésia.

Ahmed espera que o povo de Timor-Leste possa olhar o passado como um momento errado e olhar para um futuro melhor dos dois países.

A cerimónia foi realizada na Embaixada da Indonésia, em Farol, Díli.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.