terça-feira, agosto 28, 2007

Presidente Ramos Horta: “Alfredo demonstra honestidade para resolver problemas”

Jornal Nacional Semanário – 25 de Agosto de 2007 (colocado online a 27 de Agosto de 2007)

O Presidente da República, Dr. José Ramos Horta, afirma que Alfredo Reinado demonstra honestidade para resolver problemas. O Presidente da República continua a dar atenção ao problema do Alfredo Reinado e dos peticionários.

«Ontem fiz uma visita ao distrito de Ermera, no cume da montanha, muitas pessoas continuam a viver pobres. Lá encontrei o Alfredo Reinado. Tenho a esperança de que neste momento o mesmo demonstra a sua honestidade e sinceridade para resolver a situação do país. Não pode haver grupos armados fora das Forças Armadas». O Chefe de Estado falou sobre esta questão na sua mensagem à nação, segunda-feira (20/8), relacionada com as comemorações do 32º Aniversário das FALINTIL.

«Como Presidente da República, compreendo as circunstâncias do dia 28 de Abril de 2006 que provocaram que o Alfredo Reinado e alguns dos seus elementos dentro das F-FDTL e PNTL abandonassem os quartéis em Díli.

É tempo de guardarmos as armas e contribuirmos para a justiça e estabilidade do nosso país», explicou o Presidente Ramos Horta.

Na ocasião, o Presidente da República convidou o MUNJ, que deu a sua colaboração positiva, a facilitar contactos com o Grupo de Diálogo Humanitário, ajudando o Presidente da República, o Governo e o Parlamento a resolver esta questão.

O laureado Nobel da Paz afirmou ainda que «os peticionários são filhos do povo, filhos dos pobres, porque o nosso país é novo, as nossas instituições são novas, a PNTL e as F-FDTL são novas instituições, novas na independência para fazer gestão, organizar logística, infra-estruturas, o que deve levar tempo. Vários problemas aconteceram, não é tempo de acusar ou criticar o 1.º Governo Constitucional, não esqueçamos que iniciámos uma nova instituição e um Estado novo. Portanto há muita coisa dentro das instituições PNTL e F-FDTL que não decorreram bem, não devido à incapacidade do Primeiro Governo Constitucional. Não se deve esquecer que a nossa Nação obteve a independência há cinco anos. Devemos reconhecer os nossos erros, realizar diálogos com o Alfredo Reinado e com os peticionários para resolver o problema e acelerar o processo de reorganização da PNTL e das F-FDTL, para que as duas Forças possam ganhar a confiança do povo».

NOTA DE RODAPÉ:

Deve estar doido varrido...

4 comentários:

Anónimo disse...

É com tristeza mas sem surpresa que reparo que Ramos Horta passou a usar a expressão "pobre" para mais uma ofensiva manipuladora.

Nos anteriores Governos, sobretudo no 1º do qual sempre fez parte até o destruir, Ramos Horta foi um dos que usou e abusou de ser-se rico em terra de pobres.

Hoje, apresenta-se como o "presidente dos pobres" para continuar uma malévola e mal intencionada forma de direccionar os sentimentos das pessoas humildes, de forma a alcançar o pleno ditatorial.

É necessário ter cuidado, é necessário que os líderes timorenses, os de boa-fé, consigam mostrar ao Povo que quem hoje lhes chama pobres só pretende mantê-los na pobreza. Ramos Horta não nasceu para dividir, nasceu para reinar a seu bel prazer e em nome da sua estabilidade financeira,do seu status internacional, apenas e só.

Ramos Horta tem o ego do tamanho das suas mentiras astrais.

Anónimo disse...

Eu diria mais: ele deve estar doido, varrido e encerado!
Mas segundo o meu amigo aqui ao lado que é médico: o homem está é senil ! Ele e o amigo dele...
São opiniões do médico... não posso contestar!

Anónimo disse...

E então?
O respeito pelas decisões do Tribunal?
É só quando é conveniente Senhor Presidente?
O que vai fazer quanto ao mandado de captura emitido pelo Tribunal contra o Alfredo?
Também vai emitir um "salvo conduto" em parceria com o Senhor Primweiro Ministro?

Anónimo disse...

E então?
O respeito pelas decisões do Tribunal?
É só quando é conveniente Senhor Presidente?
O que vai fazer quanto ao mandado de captura emitido pelo Tribunal contra o Alfredo?
Também vai emitir um "salvo conduto" em parceria com o Senhor Primweiro Ministro?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.