Díli, 21 Mar (Lusa) - Leandro Isaac, deputado independente, presente em Same quando do cerco ao major Alfredo Reinado, disse hoje à Lusa que continua "no interior", não regressando enquanto continuar a ser perseguido pelos militares australianos, das Forças de Estabilização Internacionais.
"Continuo no interior a fugir dos australianos que me querem prender. Fazem buscas nos mercados de Same e perguntam pelo meu nome.
Não volto para Díli enquanto estiver a ser perseguido", disse Leandro Isaac durante um breve contacto telefónico com a agência Lusa em Timor.
O deputado independente, encontrava-se em Same no sul do país, a 26 de Fevereiro, dia em que as tropas australianas das Forças de Estabilização Internacionais cercaram o major Alfredo Reinado, militar fugido à Justiça e que se evadiu de uma prisão de Díli em 2006.
Leandro Isaac, durante o contacto telefónico, disse que não se encontra na companhia do major Alfredo Reinado.
"Ele está noutro sítio, longe de mim", afirmou.
O presidente da Assembleia Nacional, Francisco Guterres "Lu Olo", disse à Lusa que Leandro Isaac vai ter de enfrentar a Justiça e que a imunidade parlamentar não o protege neste caso.
"Devo dizer que os deputados têm as suas próprias competências, têm as suas funções. Têm imunidade, mas a imunidade é aqui no Parlamento Nacional. Ele aliou-se ao grupo de Alfredo Reinado e terá de, naturalmente, enfrentar a Justiça".
Francisco Guterres afastou a hipótese de criação de uma comissão parlamentar sobre o assunto apesar de condenar os actos do deputado.
"Naturalmente o parlamento não poderá admitir uma pessoa que se alia a um grupo rebelde" e acrescentou, "a situação dele está claríssima e compete agora aos órgãos judiciais investigar.
O procurador-Geral da República, Longuinhos Monteiro, afirmou à Lusa no dia 16 de Março que até aquela data não existia qualquer mandado contra Leandro Isaac.
PSP-Lusa/Fim
sexta-feira, março 23, 2007
Timor-Leste: "Não volto para Díli enquanto estiver perseguido" - Leandro Isaac
Por Malai Azul 2 à(s) 01:04
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
1 comentário:
Perseguido na realidade ou com a consciencia a roer!...
Enviar um comentário