sexta-feira, março 23, 2007

Fretilin não quer voltar para 1975 - "Lu-Olo"

Díli, 22 Mar (Lusa) - Francisco Guterres "Lu-Olo" afirmou, em entrevista à Lusa, que o seu partido, a Fretilin, "não vai voltar para trás" e pretende "olhar para a frente" e "abrir-se um pouco ao mundo".

"Lu-Olo", presidente do Parlamento Nacional, é o candidato número um nos boletins de voto para as eleições presidenciais de 09 de Abril, a que concorre com o apoio da Fretilin.

"Não voltamos para 1975. Queremos olhar um pouco para o mundo, um mundo globalizado", declarou à Lusa o candidato presidencial do partido maioritário timorense.

"Lu-Olo" faz um balanço positivo da primeira legislatura sob liderança da Fretilin, no parlamento e no Governo.

"Serei Presidente de todos e para todos" é o mote da candidatura do presidente da Fretilin à chefia do Estado.

"Vou continuar a ser presidente da Fretilin, mas não é por isso que vou ser um Presidente da Fretilin" se for eleito, declarou "Lu-Olo" quando lançou a sua candidatura.

Francisco Guterres nasceu em 1954 em Ossú, distrito de Viqueque, no sul do país.

Quando a Indonésia invadiu Timor-Leste, a 7 de Dezembro 1975, Francisco Guterres "decidiu fugir para o mato, onde viria a juntar-se ao pelotão comandado por Lino Olokassa, no Monte Perdido - Ossú", segundo a nota biográfica oficial do candidato presidencial.

Em Julho de 1976, Francisco Guterres foi nomeado vice-secretário da zona costeira Leste, em Matebian.

Nas duas décadas seguintes, ocupou diferentes cargos na resistência armada timorense.

Em 1997, "Lu-Olo" assumiu o cargo de secretário da Comissão Directiva da Fretilin, após a morte de Konis Santana.

No mesmo ano, foi criado o Conselho Nacional da Resistência Timorense, na qual "Lu-Olo" ocupou vários cargos.

Francisco Guterres foi eleito presidente da Fretilin no primeiro congresso do partido, em Julho de 2001, e reeleito em Maio de 2006.

Foi presidente da Assembleia Constituinte em 2001 e 2002.

"Como candidato da Fretilin, regresso às origens e revejo o passado de sofrimento por que passámos", declara "Lu-Olo" no manifesto de candidatura, em que também afirma ir buscar inspiração aos heróis de Timor-Leste "desde Nicolau Lobato a Nino Konis Santana".

"Ao longo dos vinte e quatro anos da ocupação, tive sempre o privilégio de estar ao pé do nosso Povo, para sentir a sua determinação em vencer", refere ainda no manifesto, acrescentando: "Vivi e sofri com eles".

"Tenho consciência plena que venho de gente humilde, a quem aprendi a servir nos momentos mais difíceis, com a mesma alegria e coragem que eles próprios me transmitiram", explicou Franciso Guterres quando anunciou a sua candidatura ao lado do secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri.

"Lu-Olo" afirma-se como "católico convicto" e rejeita a "acusação" de comunista para si e para o seu partido.

"Lu-Olo" tem um blog no endereço http://luolo.blogspot.com.

PRM-Lusa/Fim

1 comentário:

FRETILIN disse...

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILIN


Comunicado de Imprensa

Sexta-Feira, 23 de Março de 2007

Ex-guerrilheiro Lu Olo inicia a sua campanha eleitoral


Francisco Guterres “Lu Olo”, um guerrilheiro que se tornou Presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste, iniciou hoje a sua campanha para tornar-se Presidente da República, num comício com mais de 10,000 apoiantes que juntaram-se apesar da grande chuva na cidade de Ossu, a sudeste de Dili.



Ossu é a terra-natal de Lu Olo e a região onde serviu o seu povo pela primeira vez, como um jovem guerrilheiro ao retirar-se para as montanhas com as forces da FRETILIN, após a invasão indonésia em 1975. Lu Olo lutou nas montanhas durante todos os 24 anos de ocupação e era o official da FRETILIN mais senior em Timor-Leste, quando as tropas indonésias sairam em 1999.


Lu Olo, que é tamb’em agora Presidente da FRETILIN, disse que se for eleito Presidente da República, no dia 9 de Abril, ele sera “Presidente de todos e para todos”.



Lu Olo relfectiu na crise política e constitucional que tem engolido esta pequena nação durante o último ano, e prometeu que se ele tornar-se Presidente ele irá “trabalhar jutamente com todas as instituições de Estado e da Sociedade para explorer todas os possíveis caminhos para alcançar o consenso, de acordo com princípios e práticas directivas do Estado, para intensificar a cultura da democracia e paz [e] para construer e consolidar uma sociedade mais justa, equilibrada e equitativa”.


Lu Olo declarou que ele não irá permitir que a constituição e as leis sejam manipuladas a seu favour ou a favor de outros, e prometeu que ele próprio nunca se tornará uma fonte de conflito.
Ele adiciounou: “Eu nunca irei confundir o meu papel como Presidente da FRETILIN com o de Presidente da República” e garantiu à multidão ter conhecimento total sobre as competências que a constituição e as leis atribuem ao cargo de Presidente.


Lu Olo prometeu que irá trabalhar para libertar Timor-Leste da pobreza e analfabetismo, para promover a igualdade entre homens e mulheres, para defender a democracia e encorajar um clima onde a paz tornar-se-á a cultura de todos os Timorenses.


Lu Olo disse que irá trabalhar para desenvolver um sistema de educação gratis para todos, um sistema de saúde gratis e uma vida decente aos veteranos de Guerra e idosos.


Falando em Dili, José Manuel Fernandes, Representante Oficial de Lu Olo na CNE e também Secretário Geral Adjunto, disse que a FRETILIN sente orgulho em apoiar Lu Olo, que tem todos as credenciais para tornar-se Presidente da República.


“Ele é um ex-guerrilheiro, um líder politico, um home de família, um Católico devoto, o Presidente do Parlamento Nacional e, acima de tudo, um homem do povo, e do povo de origens humildes,” disse Fernandes.


Fernandes disse que “Lu Olo ganhou experiência de valor inestimável com o seu papel de Presidente do Parlamento Nacional, que servirá também caso seja eleito Presidente. O Parlamento Nacional, sob lideran,ca de Lu Olo, continuou a funcionar durante a crise recente, apesar dos esforços combiados de alguns partidos da oposição para que fosse dissolvido.”



Para mais informações, contacte:
Filomeno Aleixo: (+670) 723 0089 (Dili)
Arsenio Bano: (+670) 723 0023 (Dili)
Jose Manuel Fernandes: (+670) 723 0049 (Dili)
Alex Tilman: (+61) 419 281 175 (Melbourne, Australia)


Caso queira fotos do lançamento da Campanha em Ossu, por favor escreva para fretilin_media@gmail.com

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.