segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Ramos-Horta defende adesão em cinco anos à ASEAN

Díli, 19 Fev (Lusa) À O primeiro-ministro timorense José Ramos-Horta defendeu hoje a integração do país na ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) dentro de cinco anos.

"A meta de adesão a cinco anos é uma meta artificial", explicou o chefe de governo timorense. "É uma meta não porque pensemos que vamos entrar mas para impormos pressão e para que, muito à maneira timorense, não passemos os próximos quatro anos no 'deixa andar'".

"Daqui a quatro anos, a ASEAN olhará para nós e dirá se devemos entrar", adiantou José Ramos-Horta durante um seminário de dois dias dedicado aos problemas e condições de adesão à associação regional.

"Como está hoje, Timor-Leste não entraria na ASEAN, não teria qualquer hipótese", sublinhou o primeiro-ministro. "Se eu fosse um líder da ASEAN, não iria querer mais um fardo. A ASEAN já teve muitos problemas com a adesão de Mianmar, por exemplo".

José Ramos-Horta afirmou que Timor-Leste tem que regressar a uma situação de paz e de estabilidade, além de necessitar de um "arranque económico", como condições prévias ao processo de adesão.

Interrogado sobre como conciliar a adesão à ASEAN com o facto de Timor-Leste ser o único país do Sudeste Asiático membro do espaço ACP (África, Caraíbas e Pacífico), através do Acordo de Cotonou com a União Europeia, José Ramos-Horta manifestou-se favorável a uma conciliação política dos dois espaços.

"Cotonou vigora até 2013. Timor-Leste, em princípio, entra na ASEAN em 2012. Eu iria tentar assegurar os benefícios dos dois lados, pelo menos garantindo o acesso ao mercado europeu", defendeu. "Seria a forma da União Europeia apoiar a entrada de Timor-Leste na ASEAN e é politicamente possível", concluiu o primeiro-ministro.

José Ramos-Horta teve a seu lado na abertura do seminário o ex-primeiro-ministro da Nova Zelândia, Mike Moore, que considerou essencial a integração de Timor-Leste na economia global.

"O processo é tão importante como o resultado", segundo Mike Moore, "porque impõe em si uma disciplina de reforma".

PRM Lusa/Fim.

NOTA:

Outro... Até pode ser Senhor Primeiro-Ministro. Mas upsss, não se diz...

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.