segunda-feira, fevereiro 19, 2007

FRETILIN anuncia amanhã o seu Candidato às Eleições Presidenciais

Amanhã, terça-feira dia 20 de Fevereiro pelas 16:00, realiza-se uma conferência de imprensa na sede da FRETILIN onde será apresentado oficialmente o candidato a Presidente da República daquele partido.

As eleições presidenciais estão agendadas para dia 9 de Abril deste ano.

2 comentários:

Anónimo disse...

Militar da GNR em Timor-Leste sob investigação
Público, 19.02.2007

Por: Jorge Heitor

Um soldado da GNR destacado em Timor-Leste está a ser investigado por ter perdido a sua arma de serviço, num incidente considerado "muito grave" pelas instituições envolvidas, noticiou ontem a Lusa. Portugal poderá vir a reforçar o contingente da GNR em Timor-Leste "com mais 80 soldados", dissera há dois dias à mesma agência uma fonte militar portuguesa. O aumento do policiamento torna-se importante ao aproximarem-se as eleições presidenciais, com primeira volta a 9 de abril.

Entretanto, segundo o jornal australiano Sydney Morning Herald, está a começar "um processo destinado a abalar os fundamentos da política" timorense. O editor de assuntos internacionais, Hamish Mcdonald, escreveu que o presidente Xanana Gusmão coordenou com o primeiro-ministro José Ramos-Horta uma troca de posições. Este deverá candidatar-se à chefia do Estado e Xanana concorrer às legislativas, dentro de alguns meses, à frente de uma formação política que se designará conselho nacional da resistência timorense (cnrt).
http://jornal.publico.clix.pt/UL/

Anónimo disse...

Exército indonésio armou milícias, diz ex-comandante Aitarak

Um ex-comandante das antigas milícias que operaram em Timor-Leste admitiu hoje que o exército indonésio forneceu armas aos seus homens em 1999, durante a campanha que antecedeu o referendo sobre a independência.
Em declarações feitas na primeira sessão das audiências da Comissão de Verdade e Amizade (KPP), Mateus Carvalho, que admitiu ter tido 1.500 homens sob seu comando, sublinhou que as milícias Aitarak, chefiadas por Eurico Guterres, eram coordenadas à distância pelo exército indonésio.
Na sessão, que decorre em Bali, Indonésia, Mateus Carvalho justificou ter pedido armas ao exército indonésio dado que os seus homens necessitavam de garantir a sua segurança e a das suas famílias.
Por seu turno, o antigo chefe da a diplomacia indonésia Ali Alatas, que também depôs hoje perante a comissão, afirmou que a segurança do referendo em Timor-Leste foi garantida pela polícia e não pelo exército.
Mateus Carvalho reforçou as suas declarações sublinhando que, como antigo soldado do exército indonésio, era-lhe mais fácil obter armas através das Forças Armadas e não da polícia.
A KPP foi criada em Agosto de 2005 para apurar responsabilidades na violência em Timor-Leste nos meses que precederam o referendo sobre a independência e nas semanas que se seguiram ao anúncio da vitória do «sim».
Perante a KPP, Ali Alatas afirmou também que foi uma carta do primeiro-ministro australiano, John Howard, que esteve na origem do referendo de Agosto de 1999.
O antigo chefe da diplomacia indonésia explicou que a missiva de John Howard enfureceu o então Presidente da Indonésia, Bacharuddin Jusuf Habibie, levando-o a decidir pela realização imediata do referendo em Timor-Leste, em vez de uma transição progressiva sob controlo de Jacarta.
A comissão ouviu também hoje um antigo chefe de um grupo de aldeias (suco) que foi comandante da Companhia D da milícia Aitarak («espinho»), acusado de atacar a residência do Bispo D. Ximenes Belo, a 06 de Setembro de 1999, e uma das vítimas do ataque à igreja de Liquiçá, a 06 de Abril do mesmo ano.
O comandante das milícias disse que em 1999 tinham armas emprestadas por um órgão do Exército indonésio, o CODIM do distrito de Díli.
Terça-feira, a comissão ouvirá o embaixador da Indonésia em Lisboa, Francisco Lopes da Cruz.
O presidente timorense, Xanana Gusmão, e o ex-chefe de Estado indonésio, BJ Habibie, indicaram já que não tencionam comparecer nas audiências.
A KPP espera poder ouvir os testemunhos de cerca de 70 pessoas, incluindo o antigo comandante das Forças Armadas Indonésias (TNI), general Wiranto, e o líder das milícias integracionistas timorenses, Eurico Guterres.
Diário Digital / Lusa
19-02-2007 17:42:00
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=263688

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.