sábado, dezembro 09, 2006

Xanana Gusmão vai efectuar visitas à Austrália e Indonésia

Díli, 07 Dez (Lusa) - O Presidente Xanana Gusmão inicia segunda-feira uma visita de trabalho de uma semana que o levará à Austrália e Indonésia, anunci ou hoje em comunicado a Presidência da República timorense.

Os motivos das deslocações à Austrália e à Indonésia são a promoção da economia timorense junto de investidores australianos e a estreia mundial, em Jacarta, de um documentário sobre o perdão e a reconciliação em Timor-Leste, lê-se num comunicado enviado à Lusa.

O documentário "O Dia de Um Herói", narrado por Xanana Gusmão e que foi realizado por Grace Phan, de Singapura, integra o programa oficial do Festival Internacional de Cinema de Jacarta (JIFFEST).

Segundo a imprensa indonésia, o governo de Jacarta decidiu censurar a exibição de quatro filmes, um sobre a província de Aceh e três sobre Timor-Leste, sob a alegação de que "poderiam criar instabilidade".

Entre os filmes retirados do programa figura "Timor LoroSae: O Massacre que o Mundo não viu", de 2000, realizado pela actriz brasileira Lucélia Santos, e que denuncia os massacres perpetrados na sequência da saída das forças ocupantes indonésias, em 1999.

Os outros dois filmes censurados pelo governo indonésio são "Histórias de Crocodilos", da Holanda, e "Passabe", de Singapura.


O JIFFEST foi hoje inaugurado e termina no próximo dia 17.

Durante a estada em Sydney, além de participar num seminário de promoção de Timor-Leste, Xanana Gusmão manterá contactos políticos, com o objectivo de apagar a má imagem criada com a crise político-militar de Abril passado.

"Esta viagem é importante porque a crise que atingiu o nosso país criou uma imagem negativa perante a comunidade internacional, especialmente junto dos nossos vizinhos, pelo que necessitamos de falar com eles e explicar-lhes como e stamos a lidar com a crise e quais as perspectivas futuras", refere o comunicado , citando Xanana Gusmão.

Ainda em Jacarta, Xanana manterá vários encontros, designadamente com o seu homólogo Susilo Bambang Yudhoyono e o vice-presidente indonésio Yusuf Kalla.

EL-Lusa/Fim
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Dificilmente os australianos virao investir aqui em Timor, se nao houver o minimo de seguranca. Que o nosso Presidente da Republica tenha isto bem em vista.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.